fbpx

A semana 26 do BeeRewind separou o que foi assunto na última semana de Junho e começo de Julho no mundão cervejeiro, bora começar?

Duvel 150 Anos

Para celebrar os 150 anos de sucesso, a tradicional cerveja belga Duvel, importada no Brasil pela Interfood, realiza uma campanha nas redes sociais chamada “Duvel Lovers”. Nela, recebem convidados amantes de cerveja para uma entrevista virtual cheia de descontração e conteúdo. O participante deste mês foi André Clemente, diretor de Arte da revista Prazeres da Mesa e sócio-fundador da Bitter&Co, primeira empresa 100% Brasileira dedicada na elaboração de coquetéis engarrafados premium.

No vídeo, que pode ser conferido no Instagram da marca (@duvel.br ), o especialista conta como se apaixonou pela Duvel. André também relembra a história de quando montou uma equipe de aproximadamente 15 pessoas para correr a São Silvestre: o Duvel Team. Sem preparo ou experiência, os amigos percorreram os 14 quilômetros da corrida em 2011, com direito a parada para uma Duvel no caminho.

A cervejaria Moortgat foi fundada em 1871 por Jan-Léonard Moortgat, na cidade de Breendon (Bélgica), e hoje é dirigida pela quarta geração da família Moortgat. A primeira guerra mundial colocou a Bélgica em contato com a Inglaterra, país produtor das tradicionais “Ales”, cervejas que serviram de inspiração aos Moortgat para a produção da Duvel.

Para acompanhar o trabalho do editor, basta acompanhar o portal e instagram da bitter&co (https://www.bitterco.com.br) e ( @bitterandco ) ou o Instagram pessoal ( @clementeandre ).

Campanha

Foto: Divulgação

O inverno deste ano parece mais intenso. BH tem registrado temperaturas baixas, com sensação térmica que pode ser fatal. E o Mr. Hoppy está trocando chope por agasalhos. A ideia é arrecadar roupas de frio e doar para instituições que realizem a distribuição. Do dia 9 ao dia 16 de julho, o Mr. Hoppy da Praça Tiradentes vai receber as doações e para agradecer oferecerá um chope Pilsen 300 ml ao cliente que fizer a boa ação. Mil litros é uma meta, mas não há limite ou quantidade de chope para esse movimento de solidariedade. Quanto mais donativos recebidos mais chope será oferecido.

1 ano de chope grátis!

Foto: Divulgação

Porks vai sortear mais um ano de chope grátis na unidade da Praça Tiradentes. Serão três ganhadores e as regras são as clássicas, sem complicação. Basta curtir o post oficial que está postado na página oficial do Porks Praça Tiradentes, seguir a página @porks_pcatiradentesbh e marcar três amigos. Não vale marcar empresas, famosos ou de fãs clubes, fakes e não vale repetir os marcados. O trio de felizardos vão poder passar todos os dias em que o Porks Praça Tiradentes estiver aberto, passar na casa e pegar seu chope. * Chope Pilsen 300ml limitado a uma unidade por dia nos dias de funcionamento da casa. O sorteio será no , no Instagram oficial.

Porks Tiradentes – Praça Tiradentes. 51 / Horário de funcionamento: 17h às 22h

3 anos de Catharina Sour

Foto: Daniel Zimmermann

Há três anos, o Beer Judge Cerfication Program (BJCP) atestou o movimento criativo dos cervejeiros brasileiros. A Catharina Sour, estilo criado em 2016, entrou oficialmente para um dos guias mais importantes do mundo da bebida no dia 4 de julho de 2018. A inclusão aconteceu apenas três anos depois das primeiras produções, nas panelas dos cervejeiros caseiros.

A Catharina Sour é uma cerveja refrescante, com baixo amargor, corpo leve e boa carbonatação. A graduação alcoólica vai de 4% a 5,5% e o índice de IBUs varia de 2 a 8. Entre as obrigatoriedades do estilo está a inclusão de uma fruta, de origem brasileira ou não.

Carlo Bressiani, diretor da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), diz que o ingresso no BJCP é, por si só, um marco. No entanto, o grande destaque da Catharina Sour é refletir a brasilidade e, exatamente por isso, ter se tornado um símbolo da relação do país com a bebida. “É um estilo refrescante, tropical, que abre uma variedade infinita de variações regionais. Ela mostra que os cervejeiros daqui podem criar cervejas diferentes, através de capacidade técnica e insumos para isso”, explica. “Fazer boas cervejas criadas em outros locais é uma tarefa difícil, que já conseguimos cumprir. Já construir um estilo mostra o quanto podemos ser competentes na inovação em relação ao mercado cervejeiro global”, ressalta.

A evolução na percepção dos brasileiros sobre o que é cerveja passa pela popularização de estilos como a Catharina Sour, de acordo com o especialista no mercado cervejeiro. “Até pouco tempo atrás, cerveja tinha uma cor e temperatura para o público. Quando desconstruímos isso, trazemos para o consumidor uma amplitude sensorial que conecta definitivamente a cerveja a cultura, a história e a gastronomia”, destaca Bressiani.

A história da Catharina Sour é recente e o estilo se popularizou rápido. A ideia surgiu através dos cervejeiros caseiros de Santa Catarina em 2015. Em 2016, um workshop levou o conceito para as fábricas artesanais e, já no mesmo ano, a Cerveja Blumenau lançou a primeira edição em garrafas registrada no país. Desde 2017, a Catharina Sour é um dos estilos disputados no Concurso Brasileiro da Cerveja. Em 2021, foi o segundo mais concorrido, com mais de 115 cervejas inscritas.

No Untappd, rede social dedicada à cerveja, mais de 570 rótulos estão cadastrados. Eles são produzidos não só no Brasil, mas também em países como a Polônia, Argentina e os Estados Unidos.

Tomorrowland digital

Com o conceito “Unlock today, define tomorrow”, o filme da campanha, criado pela AKQA Casa e produzido pela Stink Films, dá o unlock no festival ao mostrar como a dança é uma linguagem universal poderosa, capaz de conectar pessoas de diferentes espaços e culturas, mesmo que separadas. Em um momento tão desafiador quanto esse, Beck’s se associa à Tomorrowland para ressignificar o conceito de multidão. Dessa forma, o vídeo mistura movimentos de dançarinas reais com holografias, destacando a melhor forma de aproveitar o mundo atual em uma ode à dança. Toda a coreografia tem o desenvolvimento das Turmalinas Negras – projeto de artistas negras com o foco na dança. Confira o filme:

Dados

Exatos seis meses após o lançamento da plataforma de conhecimento e cultura cervejeira da Ambev, a Academia da Cerveja encerra seu primeiro semestre com motivos para brindar. Em 180 dias no ar, funcionando de forma totalmente online, a iniciativa colaborativa já treinou mais de 1800 pessoas, de todo Brasil, interessadas em conhecer mais sobre o universo cervejeiro, do nível básico ao avançado.

Entre janeiro e junho, foram realizados 29 eventos, sendo 22 deles cursos cervejeiros e outros sete no formato webinar, 100% gratuito. Entre os assuntos trazidos pela Academia da Cerveja estão o Programa Cicerone, ministrado por Sol Cravello; a importância da espuma para qualidade da Cerveja, com Charles Bamforth; a diversidade cervejeira ao redor do mundo, com Charles Nouwen; e a produção de lúpulo nacional, com Mariana Mendes Fagherazzi – todos eles gravados e disponibilizados para serem consumidos on demand pelos usuários.

Para este mês, já estão abertas as inscrições para o curso de Introdução ao Mundo da Cerveja pelo site da Academia da Cerveja , com carga horária de duas horas, certificação e um kit de harmonização exclusivo para os alunos iniciantes. Estados como Acre, Amapá, Paraíba, Piauí, Maranhão e Alagoas, além do Distrito Federal, estão na rota da Academia da Cerveja, e outros estados devem ser contemplados em breve.

Inscrições: https://www.academiadacerveja.com/landing

Qual eu Bebo?

A degustação da semana é com os rótulos da peruana Cusqueña. (clique aqui)

Lançamentos

Vocifer & Krahö

A lenda de Boiuna, que inspirou o álbum de estreia da banda tocantinense Vocifer, agora também virou cerveja. “Boiuna” é uma Cerveja Pilsen Puro Malte produzida artesanalmente pela Cervejaria Krahö, de Palmas, Tocantins, e carrega consigo todo o poder das lendas e mitos da cultura amazônica.

Demonho

Reprodução: Instagram

A cervejaria traz mais dois novos rótulos, ABISMO MENTAL é uma clássica Juicy IPA de aspecto bastante hazy e notas tropicais MUITO intensas. E a CAMINHO SEM VOLTA é uma Double Juicy IPA dissonante, um desafio para oferecer um estilo que é tendência do mercado sem trazer mais do mesmo. Disponível a partir do dia 5/7 nos bares parceiros e e-commerce.

 

Atualizados? Semana que vem voltamos com mais resumão! Cheers!

#BeeRewindSemana26

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.