fbpx

Chegamos na metade do ano e na edição 25 do BeeRewind, bora conferir o que foi assunto no mundão cervejeiro? Começando com…

Oktoberfest em Curitiba

Foto: Divulgação

Demorou, mas vai acontecer em grande estilo. O próximo mês de outubro será marcado pela estreia de um novo evento no calendário oficial da capital paranaense. A prefeitura de Curitiba acaba de anunciar, em parceria com as produtoras Planeta Brasil, SevenX e GDO Produções, a realização da primeira Oktober Curitiba, tradicional festival germânico, focado em cultura e gastronomia, que será realizado nos dias 13, 14 e 15 de outubro, no pavilhão de eventos do Parque Barigui.

“Vamos transformar o centro de exposições do Parque Barigui em uma tradicional festa alemã, resgatando esse folclore tão valorizado em todo o mundo, passando pelas mais variadas vertentes culturais e simbologias, em uma cidade tão multicultural, como Curitiba”, destaca Gian Zambon, diretor da SevenX.

Com uma estrutura que vai ocupar uma área de 10 mil m² em um dos principais pontos turísticos da cidade, a Oktober Curitiba contará com bares temáticos, tendas gastronômicas, espaço kids, praça de alimentação e palco para apresentações musicais e de danças típicas, além de concursos criativos e divertidos. Brincadeiras tradicionais também farão parte da programação do evento, com destaque para a competição do “chope em metro”, eleição do casal Fritz e Frida, corrida do chope e prova do serrador de tora. Para deixar a cidade no clima da Oktoberfest, será realizado previamente um concurso para escolha da realeza da Oktober Curitiba.

“Curitiba sempre flertou com a Oktoberfest, mas nunca tivemos algo que realmente representasse toda a importância do evento que se transformou em uma das principais bandeiras alemãs ao redor do mundo. Após muito trabalho e reunindo algumas das principais empresas do mercado paranaense do entretenimento, conseguimos chegar a um modelo de festa que cairá no gosto dos curitibanos e turistas. Temos certeza disso”, comenta Patrik Cornelsen, diretor da Planeta Brasil.

O evento curitibano tem a chancela da segunda maior Oktoberfest do Brasil, realizada na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), que no ano de 2022 reuniu quase 700 mil pessoas. Outro grande destaque da Oktober Curitiba ficará por conta da participação da Associação das Microcervejarias do Estado do Paraná (Procerva), que será responsável pela curadoria das mais de 15 cervejarias artesanais participantes.

“Um grande evento se faz com grandes parceiros. Além de grandes nomes do mercado do entretenimento e da parceria com a Prefeitura, a Oktober Curitiba contará com a participação de grandes nomes da gastronomia, como o Bar do Alemão, e do setor de cervejas especiais, tudo para que possamos oferecer um evento inesquecível, com altíssimo nível de excelência e que realmente traga para a capital paranaense um pedacinho da Alemanha”, completa Eduardo Phillips, diretor da GDO Produções.

Por falar em festival…

Foto: Divulgação

O público que vai prestigiar a 28ª Festitália poderá harmonizar os pratos da nova gastronomia do evento com muitos estilos de cerveja. Uma parceria entre a organização e o Vale da Cerveja vai levar 15 marcas produzidas no Vale Europeu para o evento, com mais de 20 estilos diferentes. O número de receitas diferentes ultrapassa 50 rótulos de considerados estilos disponíveis em mais de uma cervejaria. A programação vai até o dia 2 de julho, sempre de quarta-feira a domingo, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC).

A estreia da associação no evento, de acordo com a presidente do Vale da Cerveja, Larissa Schmitt, é motivo de celebração. “Muitas pessoas conectam a bebida às festas de cultura alemãs e ao verão, mas a cerveja é muito mais plural e democrática do que isso. Estarmos na Festitália, com mais de 20 rótulos de diferentes colorações, teores alcoólicos e perfis sensoriais, todas produzidas com qualidade na nossa região, é uma excelente oportunidade de mostrarmos isso ao público”, comenta.

O evento será realizado no setor 2 do Parque Vila Germânica e todas as cervejas estarão disponíveis em bar único. As marcas participantes são Alles Blau, Balbúrdia Cervejeira, Belgard, Berghain, Bierland, Borck, Cerveja Blumenau, Container, Das Bier, Holzbier, Omas Haus, Schornstein, Scholer’s Bier, Segredos do Malte e Zehn Bier. Os estilos tiveram a curadoria da Escola Superior de Cerveja e Malte.

O Vale da Cerveja é formado por 14 municípios. Juntas as cervejarias associadas produzem mais de 1,2 milhão de litros ao mês da bebida, um volume 10 vezes maior per capita do que a média nacional. Mais informações estão em www.valedacervejasc.com.br.

Cerveja oficial

Foto: Marcos Credie

A Eisenbahn, cerveja com vasto portfólio artesanal e que pertence ao Grupo Heineken, oficializa o patrocínio ao Smorgasburg Brasil novamente. A marca retorna ao maior evento de gastronomia criativa do mundo marcado para os dias 22 e 23 de julho, em São Paulo.

O espaço escolhido não poderia ser mais emblemático para a cidade: o Smorgasburg vai tomar a praça e as ruas ao redor do Parque do Ibirapuera, mais precisamente no Obelisco.

Para a Eisenbahn, o patrocínio tem o objetivo de mostrar a sinergia da sua diversidade de rótulos com muitos segmentos gastronômicos. A marca como cerveja oficial do evento montará um beer garden que exaltará a cultura artesanal e valorizará o respeito ao processo dos preparos e das tradições.

“O Smorgasburg traz muito do estilo artesanal, por ser focado na gastronomia criativa e na gastronomia de rua do mundo, o que mostra a cultura dos locais de forma visceral. A Eisenbahn pretende demonstrar como a cultura craft vai muito além da cerveja. Ela extrapola para os territórios da culinária e até no dia a dia das pessoas. Quem frequenta um festival como o Smorgas está aproveitando o momento com dedicação aos sabores locais, feitos com respeito aos detalhes e é por isso que queremos estar lá”, comenta Karina Pugliesi, gerente de marketing da Eisenbahn.

Criado em Nova York e já realizado em cidades como Miami, Los Angeles, Tóquio e Toronto, o evento foi trazido ao país pela plataforma de impacto cultural Pipoca e está em sua terceira edição. Durante toda a sua programação, além de muita gastronomia, o público poderá apreciar atrações musicais que vão desde o folk e jazz até o reggae. “Procuramos marcas parceiras que entendam a essência do que é o Festival, que tenham sinergia com a sua natureza craft, criativa e também com seu lifestyle urbano, jovem e easy going. A Eisenbahn é um exemplo perfeito do que buscamos para construir experiências neste território para as 100 mil pessoas que lá estarão”, afirma Rogério Oliveira, fundador da Pipoca.

Chegou a braba!

Foto: Divulgação

O momento mais aguardado do ano pelos que amam uma boa bebida vai chegar mais cedo. Objeto de desejo entre os cervejeiros, a Bourbon County, linha especial da Goose Island, que, nos últimos anos, lançou as novas safras no fim do terceiro trimestre, terá sua edição de 2022 por aqui já este mês. O lançamento acontece na primeira semana do inverno, período que combina perfeitamente com todo o aroma e sabor dessa Imperial Stout maturada em barris de whisky, com notas de bourbon.

Desenvolvida por meio de um longo e minucioso processo artesanal de produção, cada safra de Bourbon County é disponibilizada para venda apenas uma vez por ano. E, em 2023, o Bourbon Day aconteceu no dia 24 de junho, com o início das vendas físicas na casa da marca em São Paulo, o Goose Island Brewhouse, no Largo da Batata, em Pinheiros.

Nesse dia, Goose Island vai apresentar ao público a oportunidade de se aprofundar no processo repleto de paciência e cuidado que dá origem a uma cerveja única – tal qual uma obra de arte -, levando para o espaço diversas atrações, como música ao vivo e gravação de taças e garrafas. A partir do dia 26, a nova edição também estará disponível no site Empório da Cerveja.

Essa safra é ainda mais especial porque marca os 30 anos de Bourbon County e coincide com os 35 anos de Goose Island. Por isso, a marca promete iniciativas especiais para celebrar. “A cada ano, buscamos aprimorar a experiência Bourbon County, especialmente porque sabemos que há tantos apaixonados que aguardam por esse momento. A Bourbon County é a cerveja em seu estado da arte e, como toda arte, demanda tempo e respeito aos processos. Nosso cuidado é sempre garantir que essa qualidade seja mantida até o momento de chegar às mãos do consumidor e possa ser apreciada da melhor forma possível”, afirma a Head de Marketing da Goose Island, Fernanda Federico.

Criada pelo filho do fundador da Goose Island, Greg Hall, a Bourbon County é uma das mais especiais cervejas do mundo. A safra de 2022 foi envelhecida e misturada a partir de barris de bourbon recém esvaziados das destilarias Heaven Hill, Four Roses, Wild Turkey e Buffalo Trace, apresentando sabores de baunilha, chocolate amargo, caramelo, melaço, amêndoas e frutas secas. Possui 14,3% de teor alcoólico. É possível conhecer um pouco mais sobre o desenvolvimento dessa bebida única no documentário “Grit & Grain”, disponível no canal da marca no YouTube.

Parceira

Foto: Divulgação

Com certeza você já escutou o termo NFT, certo? Mas você já provou uma cerveja de domínio público?
A VKBRMalts (@vkbrmalts), empresa responsável pela importação dos maltes finlandeses da Viking Malt no Brasil, em parceria com a cervejaria Narcose, de Capão da Canoa – RS, e outros parceiros como a Buidler, Voidge, Cryotoadz e NFT Brasil, lançaram a 1º cerveja no Brasil inspirada nos projetos de NFT.

Batizada de Public Good, se trata de uma West Coast IPA, que apresenta 6% de teor alcoólico e 60 IBU’s (unidade de amargor). Os maltes utilizados na receita foram Viking Pilsner Malt, Viking Wheat Malt e Viking Munich Malt.
O rótulo também pode ser adquirido pelo site da cervejaria Narcose www.cervejarianarcose.com.br/public-good

É possível identificar na arte do rótulo da Public Good, diversas referências do universo NFT, que inclusive ajudaram a financiar parte da divulgação desse lançamento.

Esse projeto permite que a comunidade tenha liberdade total para criar em cima dos elementos originais, inclusive a receita e o rótulo estão disponíveis para download no site www.publicgood.wtf

Por falar em lançamento…

Chegamos no mês de junho e a cervejaria Pineal, de Sorocaba – SP, não para de explorar novas ideias e receitas e já coloca duas novas cervejas no mercado, a E.Nygma #12 (com microbiota única e exclusiva da cervejaria) e a Saison do Amaral 2023, colaborativa com a cervejaria americana Ripland Brewing.

Pineal Saison do Amaral 2023 | 5,8 % abv: A Saison do Amaral é muito mais do que uma collab entre Pineal e Ripland. Para essa cerveja, a Pineal não se manifestou e nenhum palpite ou sugestão foi apresentado. O que a cervejaria fez aqui foi apresentar para o mercado o que para Pineal representa ser a essência de um cervejeiro e de uma marca. Se faltam palavras para apresentar a @riplandbrew e dizer do que eles são feitos, a única alternativa foi, humildemente, deixar o palco para que eles brilhassem com esse rótulo que existe bem antes da Pineal pensar em nascer.

E.Nygma #12 – Tomate & Pimenta | 7 % abv: Essa é uma daquelas cervejas que a cervejaria sabia como começava, mas não sabia como terminaria. Fermentada diretamente no barril de carvalho americano, por mais de 12 meses pela microbiota única e exclusiva da cervejaria, e que ao final desse tempo retornou ao tanque de inox para receber adição de tomate caqui e pimenta habanero.

Lançada oficialmente no Festival ISO 2023 de Belo Horizonte, essa Gose Barrel Aged se apresenta numa coloração dourada, com espuma fugaz de baixa formação. No aroma notas dominantes de tomate, seguida por notas salinas intensas, leve acético e levíssima nota de barril. Na boca o primeiro impacto sensorial é de tomate cuidadosamente envolvido pelo salgado característico do estilo gose e pela acidez assertiva das sours da Pineal. O final do gole é seco, com leve acidez e residual apimentado moderado e persistente, deixando o palato pronto pra receber o próximo gole.

Novo EP

Já está disponível o novo episódio de #AquelaPausa do Hora do Gole que conversou com Yumi Shimada, co-fundadora da Japas Cervejaria. Vem ouvir!

Prontinho, atualizados! Semana que vem tem mais resumão cervejeiro! Cheers!

#BEEREWINDSemana25

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.