Bora conferir o que foi assunto no mundão cervejeiro na edição 24 do BeeRewind? Começando o resumão com…
Casamento no São João
Foi dada a largada para a programação junina brasileira e a Itaipava, marca de cerveja pertencente ao Grupo Petrópolis, maior cervejaria do país com capital 100% nacional, patrocina uma das principais festas do Brasil: o São João de Petrolina – que acontece entre os dias 16 e 25 de junho na terceira maior cidade de Pernambuco. O evento deve receber mais de 700 mil pessoas em nove dias de festa com mais de 105 atrações. Além desta, a marca também esteve no São João de São Paulo (SP), e estará em São João de Santa Cruz (PE) e em São João de Bonito (PE).
Pensando em reforçar ainda mais a sua conexão com o público nordestino, a Itaipava preparou uma série de ativações especiais para o São João de Petrolina, com destaque para um casamento de verdade que será celebrado pela rainha no assunto, a cantora e atriz Gretchen, no dia 24 de junho, no palco do evento.
“A Itaipava é a cerveja que exalta as tradições e festas culturais e combina muito com São João, uma festa popular, feita para todos. E sabendo que casamento e cerveja têm tudo a ver com essa celebração, já que a própria quadrilha conta a história de um casório (de mentira, é claro), tivemos a ideia de fazer um casamento de verdade no meio da festa”, explica Danielle Bibas, vice-presidente de Marketing do Grupo Petrópolis.
O São João deve receber até 90 mil pessoas por dia, portanto, a ação “Ita No Casório” tem tudo para promover “o maior casamento do Brasil”. Após a cerimônia, a cantora e o casal devem subir no “Ita Nas Alturas” bar suspenso de Itaipava e jogar o buquê de lúpulo e cevada para o público. Por último, Gretchen deve puxar uma quadrilha para os noivos. A campanha, 100% digital, foi criada pela WMcCann.
O Ita Nas Alturas é mais uma das ações exclusivas preparadas para a festa! Ele vai proporcionar uma experiência ainda mais completa e os visitantes poderão acompanhar aos shows do São João com uma vista privilegiada. Além dele, haverá um espaço exclusivo para que todos os presentes possam enviar cartões-postais personalizados, com mensagens de amor e carinho a amigos e familiares queridos que não puderam estar no festejo, mas poderão sentir o “gostinho” de quem passou por lá.
Também haverá “Bares de Itaipava” espalhados pelo pátio de eventos, copos personalizados, espaços instagramáveis, games de quermesse que podem render brindes da marca e um coreto para fazer fotos 360ª. No palco “Arraiá”, a Itaipava também preparou uma surpresa especial. Um trio de forrozeiros irá animar o público do São João com quadrilhas juninas ao longo dos nove dias de festa.
“O Nordeste é uma região superimportante para o Grupo Petrópolis, em especial para a marca Itaipava, e estamos muito felizes de participar ativamente de uma das principais e mais aguardadas festas de São João do Brasil. Além de gerar ainda mais conexão com o público nordestino”, comenta Danielle Bibas. “Os presentes poderão aproveitar cada ativação pensada especialmente para eles e ainda degustar uma cerveja de extrema qualidade”.
A marca traz para celebração a Itaipava 100% Malte. Uma típica cerveja American Lager que possui notas suaves de malte, lúpulo e um aroma frutal delicado proveniente da fermentação. Uma cerveja encorpada, muito refrescante, com amargor equilibrado, que combina com comidas de boteco, frios, carnes vermelhas. Ótima combinação com momentos de descontração.
“O público pode esperar muita animação, música, além de todo o sabor e a qualidade da cerveja Itaipava. Vale acompanhar o São João de perto!”, conclui Danielle Bibas.
150 anos
Haikenen, Aineken, Haignen, Heineken ou Verdinha: saber escrever o nome certo não necessariamente garante bons momentos, mas a cerveja mais internacional do mundo e mais amada do Brasil* sabe o que pode. Para celebrar o seu 150º aniversário, a Heineken, uma das marcas de cerveja mais reconhecidas, realizou uma ação inédita na final da Liga dos Campeões da UEFA. Durante a transmissão ao vivo da partida, que aconteceu no último sábado (10), às 16 horas, o narrador André Henning, juntamente com os demais comentaristas da TNT Sports, Alex e Vitor Sérgio, iniciou um diálogo em que Heineken é pronunciada de forma diferente e, com isso, acabaram falando um dos nomes “errados” da marca que geralmente são usados por consumidores no dia a dia de forma informal, criando um ecossistema para a marca repercutido nas redes sociais e na imprensa.
A iniciativa deu start a campanha de celebração de aniversário da Heineken que destaca muitas das maneiras pelas quais foi apelidada, erroneamente escrita ou servida de maneiras diferenciadas ao longo dos anos. Tudo isso é para mostrar como os bons momentos e as conexões verdadeiras que surgem tomando uma Heineken são, no fim das contas, o que realmente importa.
De acordo com a pesquisa em que a Heineken colaborou com o cientista comportamental Dr. Chris Brauer, da Goldsmiths, Universidade de Londres, para criar o Good Times Index, 87% dos consumidores da marca veem o social como um momento importante para se divertir. Pesquisas adicionais com consumidores da marca mostram que 82% acham mais importante estar com os amigos até mesmo se a noite não saiu como planejada. Surpreendentemente, 75% dos entrevistados acreditam que as pessoas com quem você assiste a um jogo são mais importantes do que a vitória de seu time. A defesa da liberdade de ser, de ter mente aberta, é prioridade entre as formas como a Heineken busca a socialização. A pesquisa também indicou que para 78% das pessoas é importante estar bem com os outros, até com quem tem várias opiniões não compartilhadas. Dado curioso: esse sentimento demonstrou ser mais forte no Brasil (84%) e no Reino Unido (81%).
Para ajudar a dar vida a este compromisso nestes bons momentos, a campanha leva os consumidores em uma jornada ao redor do mundo para abraçar todas as diferentes maneiras pelas quais as pessoas se reúnem e desfrutam de ocasiões sociais e memórias com a Heineken.
O vídeo, descontraído, traz a marca celebrando os bons momentos que ela oferece, mesmo se a maneira como os consumidores a escrevem ou apreciam não seja 100% como o originalmente pretendido. Nele, a cervejaria substitui seu logotipo com várias ortografias alternativas que notou ao longo dos anos, aparecendo em todas as contas de redes sociais e páginas do site da Heineken®, bem como em vários novos caminhões elétricos. O filme completo, desenvolvido pela agência criativa Le Pub Milan, está disponível para assistir online.
“Estamos muito contentes em celebrar os 150 anos de Heineken® com uma campanha global que abraça todos os nossos consumidores. Um dos nossos principais objetivos é oferecer bons momentos, independente da forma que pronunciam, apreciam ou leem nossa marca e produto. Queremos continuar com essa missão no próximo um século e meio, reforçando os nossos valores e principais pilares de sustentabilidade, negócios, campanhas e cultura, por meio de ativações, patrocínios e eventos daquela forma criativa que apenas a Heineken sabe fazer”, conta Eduardo Picarelli, Diretor da Unidade de Negócios da Heineken no Brasil.
Pesquisa
No primeiro trimestre deste ano, o Instituto Datafolha e a Eisenbahn realizaram, em parceria, uma pesquisa quantitativa para entender mais sobre a relação do brasileiro com o tempo e sobre o ritmo de vida das pessoas. A falta de tempo livre e o excesso de informação absorvida pela população foram temas centrais do estudo que pode ser acessado na plataforma do projeto. O conteúdo apresentado tem o objetivo de saber como a população lida com a aceleração do ritmo de vida e reflete com possibilidades de reverter essa situação, para aproveitar melhor cada momento, sem atenções fragmentadas. Ao todo 1.500 pessoas acima de 18 anos, de todas as regiões do Brasil e com acesso à internet, foram entrevistadas.
A problemática central desta análise é confirmada por um terço das respondentes, que declaram viver no automático. O ponto é que esta questão não está relacionada a momentos de lazer – já que 19% dos indivíduos manifestaram não terem hábitos para relaxar sem se preocupar com o tempo –, mas sim com uma mentalidade de aumentar a produtividade e inserir mais tarefas no cotidiano. Os dados geram o insight de que o cenário ideal para sair do modo automático é prestar atenção nos detalhes e aproveitar o presente em todos os momentos do dia a dia.
Um aspecto interessante no mundo contemporâneo é também a tendência de acelerar processos naturais da vida real e que antes só eram possíveis em ambientes digitais. Com isso, Eisenbahn e Datafolha alertam sobre a importância de retornar ao ritmo 1x, enquanto a maioria está fundamentalmente em 2x, fazendo uma analogia ao consumo de conteúdos digitais. Esta referência principal é embasada pelo dado de que mais de um quarto (26%) dos brasileiros adultos assiste vídeos ou ouve áudios em alta velocidade para supostamente conseguir tempo para resolver outras tarefas. Mas, para além das ferramentas tecnológicas que podem ser aceleradas, a investigação mostra que o público está externalizando isso e realizando funções sem prestar 100% de atenção no que desempenha.
Ainda sobre este tema, comprova-se que a tecnologia é um recurso importantíssimo na vida do ser humano moderno: na comunicação, na busca por conhecimento, nos relacionamentos e no consumo. A partir disso, a pesquisa mostra, também, recortes geracionais e de gênero, de como é prejudicial estar conectado o tempo todo, e como isso afeta o emocional da população e as suas relações. Pode-se duvidar, a partir daí, se as pessoas vivem inteiramente o contato com família e amigos, os almoços de domingo, as leituras, os momentos de lazer ou somente vivem no automático – como respondeu um terço dos interrogados –, dizendo ainda que realizam tarefas sem prestar a devida atenção ao que estão fazendo. Dentro deste tópico, somente 23% dos indivíduos disseram conseguir se dedicar completamente às atividades preferidas sem precisar dividir atenções.
De fato, a humanidade consome muito mais conteúdos de áudio, vídeos e até filmes no modo mais rápido, o que resulta em um alerta: a sociedade moderna, como um todo, está sem tempo livre para lazer ou coexiste apenas para cumprir deveres e obrigações, deixando de lado importantes necessidades prazerosas? Abrir mão de aproveitar o processo das atividades, de enxergar beleza nos detalhes mais rotineiros, para se preocupar apenas com o próximo to do da lista de compromissos é bastante sintomático. Esse tema é confirmado amplamente por 50% dos entrevistados que sentem ansiedade quando pensam nas tarefas habituais, por exemplo.
Por meio do levantamento, a saúde, o autocuidado e hobbies revelam-se temas para os quais a sociedade parece não dedicar muita atenção. No grupo de 25 a 34 anos, 44% destes afirmam faltar-lhes tempo para cuidar da saúde e ainda mais entrevistados de outras faixas etárias disseram não ter o tempo desejado para sair com amigos e aproveitar a vida, por exemplo. Esses recortes mostram ser urgente repensar maneiras de como sair do looping da vida em velocidade rápida para considerar mais hábitos de lazer ou incluir a saúde em primeiro lugar.
Dados refletem ainda que 48% da população dedica menos tempo do que gostariam para ler livros, no mesmo patamar dos que condicionam menos tempo do que gostariam para praticar um hobby (47%). A grande maioria, quase a totalidade – 90% – diz concordar totalmente ou em parte que os dias hoje passam mais rápido do que em seu período de infância.
As informações que compõem a dissertação são muitas e as hipóteses vão longe, mas, no estudo, delineia-se um cenário preocupante em que a comunidade está presa em círculos viciosos de distração, ansiedade e estresse, tentando concluir inúmeras tarefas e obrigações, e que acaba não conseguindo concentrar-se em nada, ou quase nada. E por isso se faz urgente estimular um estilo de vida desacelerado em 1x, com atenção aos detalhes, respeitando os processos. Esta é uma das metas almejadas do Instituto Datafolha e da Eisenbahn, depois do entendimento intelectual de todos esses dados sintomáticos, o cenário delineado é que a maioria da civilização está vivendo ‘com a cabeça em outros lugares’, sem compreender grandes parcelas do momento presente.
E de modo geral, uma das reflexões que este conhecimento oferece é: o que dá forma ao futuro é a qualidade de nossa percepção no presente. Sendo assim, de certo modo, ter esse entendimento pode ser um dos mais importantes ensinamentos para se ter uma vida plena, absolutamente livre de distrações, e passível de transformar momentos cotidianos em boas e inesquecíveis memórias no futuro.
Para acessar o conteúdo integral clique aqui.
Por falar em Eisenbahn…
Depois de patrocinar a maior competição de comidas de boteco do país em 2023, Eisenbahn, cerveja com portfólio de estilo artesanal pertencente ao Grupo HEINEKEN, levou a culinária popular para a décima temporada do MasterChef Brasil, mais importante talent show de gastronomia do país apresentado na Band em coprodução com a Endemol Shine Brasil. A coxa creme foi a escolhida para protagonizar a segunda prova temática oferecida pela cerveja Eisenbahn, já que dentre as comidas de boteco ela ainda não tinha sido feita no programa e por harmonizar perfeitamente com a cerveja Eisenbahn Unfiltered de 600ml. A prova foi a de caráter eliminatório e nela os participantes tiveram que disputar por um espaço no mezanino e continuar no programa.
O bar é um lugar em que todos costumam passar um tempo descontraído e de qualidade. Foi por isso que a Eisenbahn lançou a embalagem retornável de 600ml da Unfiltered, que é uma cerveja Pilsen, mas com todo o toque artesanal, com atenção aos detalhes e ao processo de preparo do líquido. E para acompanhar este rótulo, os participantes tiveram que apresentar uma autêntica comida de boteco de qualidade de modo a tornar esse momento memorável.
Dentro do episódio de número 7 da temporada os participantes se depararam com mesas de bar contendo porções de comidas de boteco e cervejas Unfiltered em frente ao palco dos jurados. Helena Rizzo, Erick Jacquin e Rodrigo Oliveira falaram sobre as diversas porções da categoria que já passaram pelo programa, como as icônicas provas da coxinha e do bolovo. Foi aí que os jurados comentaram que entre as comidas de boteco de sucesso o que faltava no MasterChef Brasil era a coxa creme.
A cerveja Eisenbahn sendo uma das principais marcas com qualidade artesanal do Brasil usa o patrocínio master ao programa para reforçar a sinergia gastronômica de sua cerveja com inúmeras possibilidades de combinação com seus rótulos. A Eisenbahn Unfiltered de 600ml, lançada neste ano, é destaque no programa, harmonizando com pratos como o Hambúrguer da primeira prova oferecida por Eisenbahn e também com comidas de boteco como a coxa creme do episódio mais recente, por ser uma cerveja mais leve.
Ana Carolina, a body piercer que vem do Grajaú, periferia de São Paulo, fez a tradicional coxa creme ‘com um toque da quebrada’, como ela mesma costuma dizer. Para a receita refogou o frango com cebola e cenoura, adicionando alho poró, salsão e louro para o caldo. Na massa, entraram alho refogado, leite, o caldo do frango preparado por ela mesma, farinha de trigo, manteiga e farinha de rosca. Para acompanhar, Ana Carolina optou por fazer uma geleia de pimenta com pimentas dedo-de-moça e biquinho, vinagre, óleo, açúcar e cheiro verde.
Destacaram-se na prova a pecuarista mineira Dielen e a cantora fluminense Gizele. O diferencial de suas receitas foi o uso de cerveja Eisenbahn Unfiltered, mais catupiry e molho com pimenta cambuci no preparo de Coxas Cremosas da Dielen, e também cerveja Eisenbahn, bacon e pimenta caiena no molho que acompanhou a Encoxada da Gizele.
O eliminado dessa semana foi o militar carioca Diego. Agora o programa segue com 14 competidores que continuam na disputa pelos prêmios dos patrocinadores e pelo principal e tão desejado troféu MasterChef Brasil 2023.
Fispal 2023
Como não poderia ser diferente, o Grupo Petrópolis esteve presente em um dos encontros mais importantes do setor food service da América Latina, a Fispal 2023. A participação, na 38ª. edição do evento, foi realizada em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP), cujo estande esteve localizado na Rua J do Expo Center Norte, em São Paulo (SP).
Na última quarta-feira, dia 14 de junho, Leonardo Penna, engenheiro de alimentos e mestre cervejeiro da companhia, e Bruna Nunes de Oliveira, engenheira química e sommelière do Grupo, esteve presentes no evento com demonstrações de produtos focados na questão da qualidade. Os profissionais ainda apresentaram dicas de harmonização das cervejas, tais como Black Princess, Petra, Itaipava e outras, com os cardápios de parceiros. Atualmente o Grupo conta com mais de 130 produtos no portifólio em mais de 10 categorias diferentes.
A Fispal, considerada uma das maiores feiras do setor, foi realizada até o dia 16 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo.
A PATROA
Mais um motivo para brindar: A Ambev foi eleita a empresa com melhor percepção ESG do Brasil, segundo o Anuário Integridade ESG 2023. O levantamento foi desenvolvido pela Insight Comunicação, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O relatório analisou dados referentes a ações e projetos das 100 maiores empresas do Brasil voltados às áreas ambiental, social e de governança. A companhia, que possui uma sólida agenda de ESG, ficou em 1º lugar no ranking divulgado ontem.
Lancamentos
Hocus Poucus
A cervejaria traz o rótulo Imperatriz, sua nova Hazy IPA de 7% ABV que dá sequência à série de cervejas que criam um baralho de Tarot. Disponível no site da marca e nos bares parceiros e o próprio da cervejaria em São Paulo.
Bodebrown
Arte, cultura nordestina, frutas brasileiras, gastronomia, tradições cervejeiras da Bélgica. Estes são os principais ingredientes da mais nova criação da Bodebrown, a Anna Guerra Saison – Safra 2023 – Gastronomia Além do Infinito, que a Bodebrown lançou neste outono. Será apresentada em garrafa de 750ml, fechada com rolha. Custa R$ 89. Disponível no site da marca e na cervejaria em Curitiba/PR.
Prontinho, atualizados! Semana que vem tem mais resumão cervejeiro da semana! Cheers!
#BEEREWINDSemana24