fbpx

Bora conferir o que separamos de assunto no mundão cervejeiro aqui no beerewind? O assunto desse mundão começamos com…

Medalhas!

Foto: Divulgação

O rol de medalhas da Cerveja Blumenau, que já conta com mais de 70 premiações – 30 só nos últimos sete meses – ganhou um reforço neste sábado (11). Três novos títulos foram anunciados na cerimônia de premiação de Aro Rojo, concurso internacional realizado no México que contou com juízes de 20 países.

Foram premiadas a Mestres do Tempo Lambic #2 com a prata e a Frida Blond Ale e a Macuca Pé-de-Moleque com o bronze. Os três rótulos já foram reconhecidos antes em concurso nacionais.

A Frida Blond Ale, por exemplo, é o rótulo mais premiado da Cerveja Blumenau. Desde que foi lançada, em 2016, a receita já foi premiada sete vezes.

Cerveja oficial

Após um intervalo de dois anos, o São João de Petrolina, consolidado como um dos melhores eventos do Brasil, confirmou a sua edição de 2022. A cerveja Itaipava 100% Malte será a patrocinadora do evento, que ocorrerá este ano entre os dias 17 e 26 de junho, com novidades, surpresas e muita animação para o público. Em um novo local, a festa está organizada no Pátio de Eventos que foi construído no antigo Ceape, na Avenida Sete de Setembro, tendo como estrutura o camarote PNZ Lounge em todos os dias de festa.

E por falar em São João de Petrolina…

Foto: Divulgação

O ícone do jornalismo brasileiro Marcio Canuto, que é alagoano de Maceió, foi o escolhido da cerveja Itaipava a ser o “Correspondente 100%” na festa, a partir do dia 17 de junho.

Durante os nove dias de festejos, o repórter, que ficou famoso por seu estilo irreverente, entrevistará os artistas que irão se apresentar no palco, interagir com o público da pista e do camarote, e contar curiosidades e bastidores de todos os shows. O conteúdo produzido pelo repórter vai abastecer as redes sociais da Itaipava durante os dias de festa.

“Que diversão fazer a cobertura deste São João tão importante no calendário das festas juninas do Brasil! Vou brincar muito com o público, desvendarei os segredos dos artistas e contarei tudo nas redes sociais da melhor cerveja do São João: a Itaipava 100% Malte!”, conta Canuto.

Copa Cervezas de América

Foto: Divulgação

O segredo está nos detalhes. Levando essa máxima ao pé da letra, a organização da Copa Cervezas de América está preparando as etapas nacionais com o cuidado que a maior competição cervejeira da América Latina merece. A etapa brasileira, que será realizada entre os dias 5 e 7 de agosto, em Porto Alegre, terá o sommelier de cervejas e mestre em estilos, Guto Procópio, como cellar master, ou seja, responsável pela gestão das cervejas participantes da competição e por sua preparação para o serviço no salão para os jurados.

Formado há mais de 10 anos como sommelier de cervejas pelo Instituto da Cerveja e à frente do Let´s Beer, bar cervejeiro paulistano na Vila Mariana, desde dezembro de 2012, Guto Procópio tem vasta experiência como jurado de concursos e vai estrear na função de cellar master. “Depois de tanto tempo como jurado, eu queria estar mais do lado da produção de eventos. Foi quando surgiu este convite. É uma operação muito parecida com o dia a dia de quem organiza um bar. Você tem que ter não só o controle da equipe e daquilo que você tem à disposição do estoque, mas a organização, o ritmo e a disciplina para que as cervejas sejam servidas corretamente aos juízes, respeitando a peculiaridade de cada estilo”, explica Guto, que também é professor do ICB.

Para Daniel Trivelli, presidente da Copa Cervezas de América, esse investimento é mais um dos diferenciais que reforçam a excelência da competição. “Teremos a figura do cellar master em todas as etapas da Copa, isso nos garante que as amostras enviadas serão organizadas, guardadas e servidas da melhor maneira possível. O Guto tem vasta experiência tanto como sommelier e mestre de estilos quanto na gestão de um ótimo bar de cervejas artesanais de São Paulo. Com certeza fará um trabalho exemplar na Etapa da Copa no Brasil “, ressalta Daniel.

As inscrições para a etapa nacional da Copa estão no 2º lote e pode ser feita pelo site www.copacervezasdeamerica.com/pt .

Inscrições – Etapas, datas e taxas

Inscrição de rótulo para a Etapa Nacional: Brasil

10 até 30 de junho: 60 dólares

1º até 22 de julho: 70 dólares

Inscrição dos rótulos classificados para a final da Copa Cervezas de América:

12 de agosto até 9 de setembro: 90 dólares

SERVIÇO
Copa Cervezas de América 2022 – Etapa Nacional: Brasil
Data: 05, 06 e 07 de agosto
Local: Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Inscrições: https://www.copacervezasdeamerica.com/pt/concurso/inscri%C3%A7%C3%B5es
Valor da taxa por rótulo e prazos:
10 até 30 de junho: 60 dólares
1º até 22 de julho: 70 dólares

Etapa Internacional e Grande Final Copa Cervezas de América 2022
Data: 24 até 30 de outubro
Local: Valdivia, Região de Los Rios, Chile
Informações: https://www.copacervezasdeamerica.com/pt

Aquela Pausa

Tem novo EP no ar do podcast do Hora do Gole que nesta edição conversa com a rapper Nega Gizza. Vem ouvir!

Terroir brasileiro

Foto: Divulgação

A Abracerva – Associação Brasileira de Cervejas Artesanais, está empenhada na mais ampla busca pelo terroir das cervejas brasileiras. Para isso, a entidade abraçou o Projeto Manipueira, que incentiva cervejarias locais a utilizarem a microflora presente na mandioca para criar cervejas únicas, fermentadas por leveduras e micro-organismos selvagens. Vinte e duas fábricas de dez estados brasileiros já aceitaram o desafio.

O projeto nasceu de uma parceria entre as cervejarias Cozalinda (Florianópolis – SC) e Zalaz (Paraisópolis – MG), especialistas em fermentação selvagem e uso de barris de madeira, e chegou à Abracerva pelas mãos do Sommelier Jayro P. Neto, conselheiro da entidade e vencedor do 5º Concurso Brasileiro de Sommelier, em 2019.

“O objetivo da Abracerva é dar espaço para toda a comunidade cervejeira participar, dando mais visibilidade ao projeto, ampliando a troca de experiências e gerando novas oportunidades de negócios”, explica Neto.

Tendo como inspiração o cauim, fermentado produzido pelos povos originários, a busca pelo terroir brasileiro terá como base a manipueira, liquido extraído da mandioca no processo de fabricação da farinha. Tóxica quando in natura, a água de manipueira após fermentada é um dos ingredientes do tucupi, iguaria típica da Amazônia marcante por sua acidez.

“Esta será a primeira e a maior exploração sobre cervejas com terroir no Brasil até agora. Cada cervejaria irá cultivar sua própria microflora que irá resultar em cervejas únicas e absolutamente locais,” explica Diego Rzatki, da cervejaria Cozalinda. “A mandioca foi escolhida justamente por ser uma fonte comum de microrganismos, encontrada em todo o Brasil,” detalha.

Para que as características da fermentação por microrganismos se expressem ao máximo em cada cerveja, a receita seguirá parâmetros e insumos fixos, como maltes simples e lúpulos de baixo amargor. A ideia é que as cervejas sejam produzidas ao mesmo tempo, no início da primavera, em cada uma das fábricas e passem pelo processo de fermentação lento, em barris de madeira, que é típico das cervejas selvagens. A meta é que as produções estejam no mercado após 12 meses.

A primeira reunião técnica do projeto está agendada para 6 de junho, quando será realizado um encontro virtual para troca de informações sobre os aspectos técnicos iniciais como sanitização e preparação dos barris e a coleta de micro-organismos.

Os organizadores do Manipueira também planejam envolver a comunidade homebrewer, apoiando na disseminação do conhecimento entre os cervejeiros caseiros para a produção não comercial.

Já aderiram ao projeto as cervejarias Alem Bier (Flores da Cunha – RS), Amazon Beer (Manaus – AM), Caatinga Rocks (Maceió – AL), Cerveja Blumenau/Mestres do Tempo (Blumenau – SC), Cervejaria Cabôca (Belém – PA), Cervejaria Kairós (Florianópolis – SC), Cervejaria Narcose (Capão da Canoa – RS), Cervejaria Prisma (Campo Limpo Paulista – SP), Cervejaria Tarantino (São Paulo – SP), Cozalinda Cervejaria (Florianópolis – SC), Devaneio do Velhaco (Porto Alegre – RS), Donner (Caxias do Sul – RS), Fermentaria Local (Janiru – SP) Hop Mundi (Natal – RN), Infected Brewing Co (Santos – SP), Japas Cervejaria (São Paulo – SP), Proa Cervejaria (Salvador – BA), Quinta do Belasca (Pinhalzinho – SC), Suricato (Porto Alegre – RS), Trilha Cervejaria (São Paulo – SP), Waybeer (São José dos Pinhais – PR) e Zalaz (Paraisópolis – MG).

tFORMA

Com o objetivo de formar e incluir mais pessoas trans ao mercado de trabalho, a Academia da Cerveja, escola de conhecimento e cultura cervejeira da Ambev, se uniu à Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) e ao Instituto Ceres para oferecer 120 vagas de um curso gratuito de iniciação e capacitação no mercado de serviço de bares e universo cervejeiro.

O Programa tFORMA, como foi batizado, é mais um passo do setor cervejeiro pela democratização do conhecimento sobre a bebida e pela ampliação da diversidade nos espaços de trabalho. “Neste ano, fizemos novas ações voltadas para a jornada de inclusão. Sabemos dos desafios encontrados pelas pessoas trans ao buscarem uma vaga de emprego e, por isso, acreditamos que essa capacitação é mais um caminho para que elas possam ampliar o horizonte de oportunidades no mercado de trabalho. Além de conhecimento, iremos promover um espaço de acolhimento e oportunidade”, afirma Marília Kleber, analista da Academia da Cerveja e uma das organizadoras da iniciativa.

O curso, que será realizado entre 27 de junho e 6 de julho, terá encontros online, presenciais e uma experiência prática em bares parceiros nas cidades de São Paulo (SP) na Gooseisland e na Hoegardeen, Ribeirão Preto (SP) na Toca do Urso, Rio de Janeiro (RJ) no Bar DNA da Hocus Pocus, Porto Alegre (RS) no Venezianos bar, Petrópolis (RJ) na Bohemia, Goiânia (GO) na Colombina e Maceió (AL) na Caatinga Rocks. Para essa experiência, será disponibilizado um vale transporte para os participantes. Durante as aulas, os inscritos irão aprender sobre estilos, princípios básicos de harmonização e serviço de cervejas especiais, além de contarem com conteúdo exclusivo sobre comunicação, marketing digital, redes sociais e currículo. Serão 14 horas de capacitação e, ao final, os alunos receberão um certificado de conclusão de curso.

As inscrições para o Programa tFORMA já estão abertas no site da Academia da Cerveja (https://www.academiadacerveja.com/landing). Podem participar pessoas maiores de 18 anos que residam em Goiânia (GO), Maceió (AL), Petrópolis (RJ), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Ribeirão Preto (SP) e São Paulo (SP).

A Ambev acredita no poder da união e do diálogo para transformar a vida e a realidade de pessoas trans para que elas se sintam mais incluídas e respeitadas na sociedade e o tFORMA faz parte de uma série de ações realizadas pela companhia partindo dessa perspectiva. As vagas do curso são preferencialmente para pessoas trans e podem ser disponibilizadas para outros grupos da comunidade LGBTQIA+, caso não sejam preenchidas em sua totalidade.

#TemCanecaTemSpaten

Canecas são itens essenciais nas casas dos brasileiros; com vários formatos, cores e frases diferentes, elas refletem a personalidade de quem bebe nelas. Canecas também são indispensáveis para os alemães, e tornam um brinde de cerveja ainda mais especial. Foi pensando nisso que Spaten, que cerveja inventou o estilo Munich Helles, comemora o aniversário de Munique, sua cidade de origem, lançando a promoção “Tem Caneca, Tem Spaten”, válida até o dia 20 de junho.

Para participar, os consumidores devem postar fotos de suas canecas mais curiosas e divertidas durante a semana vigente da promoção, usando a #TemCanecaTemSpaten. Um time de personalidades, que conta com nomes como o ator Thiago Martins e de influenciadores digitais como Carol Novaes, Dan Viega e o perfil Rolê Aleatório, vai ajudar a escolher as 50 melhores fotos do dia, e seus autores serão presenteados com uma caneca de Spaten. Destas 50 fotos escolhidas todos os dias, a melhor receberá um cupom do Zé Delivery, garantindo até um ano de Spaten de graça.

A promoção é válida em todo o país e os consumidores presenteados serão anunciados nos perfis da marca. “Com essa iniciativa, Spaten reforça sua conexão profunda com a tradição germânica e sua expertise cervejeira de uma maneira contemporânea, convocando seus consumidores a engajarem com uma ação simples e divertida, que comemora o aniversário de Munique de um jeito proprietário e atual”, afirma Isabela Fraga, gerentes de Estratégia de Spaten.

“Não é necessário comprar para participar. Participação válida para maiores de 18 anos, domiciliados no Brasil, entre os dias 14/06 e o dia 20/06/2022 (horário de Brasília), exclusivamente pelo Instagram® ou Twitter®. Antes de participar, leia o regulamento nos perfis nas redes sociais @spaten_br e @spatenbr. Certificado de Autorização SEAE/ME Nº 03.020446/2022.

Expansão

A cervejaria Lagunitas anuncia sua primeira expansão nacional de produto e distribuição, com nova embalagem e chegada a três novas regiões do país. Agora a IPA da Califórnia está disponível em estados das regiões sul, centro-oeste e nordeste do Brasil. Outra novidade é que, além da sua tradicional e apreciada long neck de 355 ml, a cerveja agora também estará disponível na versão em latas de 350 ml nos pontos de venda parceiros da marca.

“Lagunitas é a principal cerveja do estilo IPA nos Estados Unidos e, por isso, o Grupo HEINEKEN aposta em seu sucesso global e, no Brasil, não é diferente. Entendemos que essa expansão é algo natural para a marca, já que, desde sua chegada ao Brasil em 2019, a IPA sempre foi muito bem aceita e querida pelos brasileiros, conquistando um público fiel por meio de suas ações e irreverência. Ao mesmo tempo, o mercado de cervejas artesanais em lata tem ganhado relevância e decidimos proporcionar mais poder de escolha para os nossos consumidores, dando a eles a opção da IPA mais amada em uma nova embalagem”, afirma Lucas Pires Barbosa, gerente de marketing da Lagunitas no Brasil.

Para destacar esta fase, a Lagunitas — que tem como um de seus pilares o apoio à causa cachorreira — lançou uma campanha com seu “cãodidato”, que promete levar a IPA da Califórnia para mais regiões brasileiras e a lançar a versão em latas, se os consumidores votarem nele por meio das redes sociais. A brincadeira tem como referência uma comunidade chamada Idyllwild, na Califórnia, famosa por eleger cachorros como prefeitos desde 2012.

“Lagunitas é uma marca irreverente, conhecida por utilizar da criatividade para transmitir seus valores, apoiar os doguinhos e reforçar sua origem californiana. A cãodidatura é parte deste racional, já que é uma forma diferente e divertida de anunciar as novidades da marca para os consumidores brasileiros”, conclui Lucas.

A ação, criada pela agência Lema e executada pela agência Suno, já pode ser vista nas redes sociais da marca.

Semana da Tecnologia Cervejeira

Desde que iniciou a programação da Semana da Tecnologia Cervejeira, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) já disponibilizou conteúdo técnico e gratuito para milhares de profissionais, entusiastas e investidores deste mercado. Na próxima edição, que acontece de 20 a 23 de junho, a instituição propõe que os participantes interajam com temas que são paralelos a produção cervejeira.

A qualidade, por exemplo, será representada na palestra de abertura, já na segunda-feira (20), quando a mestre em microbiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carolina Leal de Castilho, fala sobre como iniciar o controle microbiológico em uma fábrica de cervejas.

Já na terça-feira (21), Ronaldo Adai Junior, vai despertar o olhar para um mercado que está em ascensão e aproveita muito conhecimento do mestre cervejeiro: a Kombucha. Ele vai falar sobre tecnologias para conservação da bebida.

Na quarta-feira (22), o mestre cervejeiro da Leopoldina, Rodrigo Veronese, vai falar sobre um estilo no qual a marca é especialista: a Italian Grape Ale. Na apresentação, ele vai apontar sobre o processo de desenvolvimento de receitas do estilo.

Para fechar a programação, na quinta-feira (22), o professor da ESCM, Duan Ceola, vai falar sobre a relação cada vez mais importante entre a sustentabilidade e a produção cervejeira.

Todas as palestras são gratuitas e acontecem online, a partir das 19h. Para participar, é necessário fazer a inscrição no link www.cervejaemalte.com.br/semana-da-tecnologia-cervejeira.

Com mais de 13 mil alunos formados em oito anos de atuação, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) é a primeira e única instituição de ensino superior especializada na cerveja, da América Latina. Além do Brasil, atua também em Portugal, no Paraguai, na Argentina e Uruguai. Mais informações estão em www.cervejaemalte.com.br.

União

Agora a Startup Brewing faz parte do grupo CBCA e o grupo agora contará com três fábricas para produção de diversos rótulos da união. Schornstein (Pomerode-SC), Leuven (Piracicaba-SP) e agora Unicorn (Itupeva-SP).

 

Atualizados? Semana que vem tem mais resumão cervejeiro! Cheers!

#beerewindSemana24

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.