fbpx

Bora conferir o que foi assunto da semana no mundão cervejeiro e que aparece na semana 23 do BeeRewind? Começando o resumão com…

Semana do Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Por trás dos refrigeradores que garantem que a cerveja chegue gelada às mesas de bares restaurantes, há um alto consumo de energia elétrica e emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Para combater esse problema, a Ambev tem buscado soluções para ajudar o seu ecossistema e o meio ambiente. Uma delas é a transformação das tradicionais geladeiras em equipamentos mais ecológicos.

A fábrica foi inaugurada em fevereiro de 2022 e, até agora, já reformou mais de 23 mil geladeiras, o que representa uma redução de mais de 3.752 toneladas de emissões de CO2 pelo reaproveitamento de materiais. Nesse período, mais de 46 mil bares e restaurantes foram contemplados, uma vez que além dos equipamentos disponibilizados, outras máquinas foram oferecidas a esses estabelecimentos. Esse é um dos projetos da companhia voltado à redução de 25% das emissões de carbono em toda cadeia até 2025 e se tornar NetZero até 2040 – ou seja, zerar as emissões líquidas de carbono dos escopos 1, 2 e 3.

“Acreditamos muito na importância do crescimento compartilhado e do desenvolvimento sustentável para alcançar resultados mais significativos. Por isso, estamos constantemente buscando soluções que colaborem com o avanço da nossa agenda de sustentabilidade beneficiem também o nosso ecossistema”, afirma Caio Miranda, Diretor de Sustentabilidade da Ambev.

Com foco em suas metas para os próximos anos, a companhia tem apostado em parcerias com negócios sustentáveis, como com a startup Lemon Energia, que integra o ecossistema da Ambev desde 2020. Além disso, com o Programa 100+Labs Brasil (novo nome da Aceleradora 100+), de inovação aberta, a companhia segue avançando em suas metas de sustentabilidade e estimulado empreendedores que desenvolvem soluções e projetos de impacto positivo.

A Lemon Energia, startup que conecta energia renovável de miniprodutores a bares e restaurantes, sem necessidade de obras ou recursos externos, tem ajudado a reduzir a conta de eletricidade dos estabelecimentos, com descontos que podem chegar a 20%, e as emissões de CO2, com mais de 2,3 toneladas de CO2 que não são lançadas no meio ambiente. Em 2022, essa iniciativa foi ampliada globalmente com a ABInbev e Budweiser. A ambição do projeto para o Brasil é que 250 mil estabelecimentos façam a transição até 2025.

A Atmos, startup participante da quarta edição do Programa 100+Labs Brasil, chegou à final do programa com a sua tecnologia aplicada para reduzir o desperdício de energia. O projeto piloto buscou aperfeiçoar a automação de câmaras frias, geladeiras, freezers e chopeiras a partir do monitoramento do consumo de energia em tempo real, por meio de uma plataforma desenvolvida pela startup.

Ainda sobre o meio ambiente…

Foto: Divulgação

Na Semana do Meio Ambiente, a Ambev chama atenção para o hábito de consumo consciente: as garrafas retornáveis. Mais sustentáveis, os vasilhames se tornaram a aposta da companhia para incentivar a redução de resíduos e promover uma mudança de hábito do consumidor. Ao escolher pelos modelos, o consumidor paga apenas pelo líquido, economizando até 10%, e ainda ajuda o meio ambiente, porque a garrafa vai e volta diversas vezes.

“Além das nossas ações durante o ano inteiro, aproveitamos essa data tão importante para convidar os consumidores para o hábito de consumo e incentivar a adesão pelas garrafas retornáveis. Nossa intenção é mostrar que existem formas de cuidar do meio ambiente até mesmo com pequenos atos, ajudando a reduzir o lixo e apostando em alternativas no dia a dia”, explica Caio Miranda, Diretor de Sustentabilidade da Ambev.

Com o objetivo de ter 100% dos seus produtos em garrafas retornáveis ou que sejam feitas, em sua maioria, de conteúdo reciclado, até 2025, a companhia aposta nos benefícios dessa escolha. Além disso, a empresa vem aumentando a disponibilidade de vasilhame no mercado, visando atender a uma demanda de consumo cada vez mais atenta aos cuidados com o meio ambiente.

As garrafas podem ser adquiridas em mercados ou pontos de vendas parceiros presentes em todo Brasil. E para quem prefere não sair de casa, é possível pedir as retornáveis pelo Zé Delivery, aplicativo de entrega de bebidas da Ambev, que também se encarrega da logística reversa, levando de volta o vasilhame vazio.

Relatório de Sustentabilidade

Foto: Divulgação

A Ambev tem mais motivos para brindar nesta Semana do Meio Ambiente! O Relatório de Sustentabilidade recém-divulgado pela companhia mostra que as iniciativas e projetos de 2022 liderados pela empresa surtiram o efeito esperado: as embalagens retornáveis, por exemplo, grandes aliadas do meio ambiente, ganharam espaço nos bares e nas casas dos consumidores.

A companhia tem se dedicado cada vez mais a oferecer soluções que vão ao encontro da demanda do consumidor, que, por sua vez, busca atrelar seu perfil de consumo a práticas mais sustentáveis e conscientes, de acordo com pesquisa realizada pela Provokers. No último ano, a Ambev investiu em estratégias para expandir o mercado das garrafas retornáveis, com foco em aumentar a oferta para esse público.

“Nossa principal missão é mostrar, na prática, os benefícios do uso das garrafas retornáveis da Ambev. Além de ser uma opção muito mais econômica para os nossos consumidores, os ganhos são ainda maiores para o meio ambiente e para o planeta, já que reduzimos a geração de resíduos e diminuímos a emissão de gases de efeito estufa lançados na atmosfera todos os anos. Nós queremos continuar entregando cervejas de qualidade, mas com um ingrediente que faz toda diferença: a sustentabilidade do campo ao copo”, explica Caio Miranda, Diretor de Sustentabilidade da Ambev.

A estratégia faz parte do compromisso firmado pela companhia de ter 100% dos seus produtos em garrafas retornáveis ou que sejam feitas, em sua maioria, de conteúdo reciclado nos próximos dois anos. Brahma, Spaten, Corona, Antarctica e Skol são algumas das marcas do portfólio da companhia oferecidas nas embalagens retornáveis, que podem ser reutilizadas por até 20 vezes e encontradas em mercados, bares, restaurantes ou no aplicativo Zé Delivery, garantindo comodidade e conveniência para o consumidor devolver seu vasilhame.

O Relatório de Sustentabilidade da Ambev mostra ganhos em outras frentes de atuação da companhia. Na área de agricultura, a empresa lidera as iniciativas regenerativas, chegando cada vez mais perto da meta de ter todos os agricultores do seu ecossistema capacitados, conectados por meio de tecnologia e inovação (97%), e financeiramente empoderados (95%). A empresa está comprometida em ajudar a impulsionar a transformação sustentável na agricultura, melhorando os meios de subsistência dos pequenos agricultores locais e fortalecendo os ecossistemas naturais.

Os planos voltados à gestão climática contam com a ambição de ter 100% da eletricidade comprada de fontes renováveis, e uma redução de 25% na intensidade de emissões de carbono na cadeia de valor. Hoje, a Ambev já atingiu 100% de seu compromisso no Brasil e caminha para expandir seus planos para o seu ecossistema de parceiros.

Olhando para a gestão hídrica, a empresa foca no compromisso de melhorar de forma mensurável a disponibilidade e a qualidade da água para 100% das comunidades em áreas de alto estresse hídrico. Um objetivo já alcançado, atingindo sua totalidade com projetos em fase de implementação e somando mais de 5,8 mil hectares de florestas conservadas e mais de 1,9 milhão de árvores nativas plantadas (biomas Mata Atlântica e Cerrado).

“Aproveitamos a Semana do Meio Ambiente para lançar luz sobre questões muito importantes para todos, sobretudo o papel das empresas com o cuidado com o ecossistema. Nosso Relatório de Sustentabilidade mostra avanços animadores da nossa agenda. A cada passo, mais e mais pessoas são impactadas com processos e inovações aplicadas por todo o nosso processo de produção, e ficamos felizes de estar caminhando por um futuro em que todos tenham mais razões para brindar”, comenta o executivo.

Pesquisa

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado na segunda-feira (5). A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente. A agenda de crescimento e desenvolvimento ambiental do Brasil é um compromisso prioritário da indústria da cerveja.

Para alcançar uma economia de baixo carbono, as associadas do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja- SINDICERV já adotam o uso de tecnologias limpas, como a geração de energia fotovoltaica e eólica e processos produtivos mais eficientes, implementados na produção, distribuição e engajamento da cadeia de valor da cerveja por redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

“O setor avança na implementação de iniciativas voltadas à preservação dos recursos naturais e transição para energia renovável. Até o fim do ano todo o processo de produção da cerveja nas fábricas das associadas será 100% abastecido com energia limpa. Além disso, temos o compromisso de zerar as emissões de carbono, em toda cadeia de valor até 2040”, explica, o presidente executivo do SINDICERV, Márcio Maciel.

O setor tem trabalhado na diversificação das fontes de energia elétrica, tais como por solar, eólica e térmica e na substituição de combustíveis fósseis, como gás natural e óleo BPF, e de energia elétrica não renovável, por eletricidade de fontes renováveis, como biomassa, óleo vegetal e biogás.

Na geração de energia eólica, as associadas têm em funcionamento um parque no Ceará com 14 turbinas, e a construção de outro na Bahia, que juntos devem atingir 202 mil MWh por ano para produção e fornecimento de energia. A medida deixará de emitir 32 mil toneladas de CO2 por ano, o equivalente à retirada de mais de 50 mil veículos de circulação das ruas do país.

Na distribuição, mais de 200 caminhões elétricos já estão em operação no país com veículos abastecidos por energia renovável gerada por suas indústrias ou por compra de energia renovável certificada. Até 2025, a frota será de 2600 caminhões.

Em bares e restaurantes, a indústria investe em programas para conectar e levar aos estabelecimentos fontes de energia renovável de maneira acessível e descomplicada. Já são mais de 6.500 parceiros cadastrados. A medida ajuda a reduzir as faturas de energia dos estabelecimentos parceiros em no mínimo 10%.

Nos pontos de vendas onde estão presentes produtos das empresas associadas ao Sindicerv, 100% dos refrigeradores já seguem os padrões globais de eficiência, o que trouxe uma redução de 50% no consumo de energia e emissão de carbono na ponta.

Lançamento

Bar em Pinheiros que leva o nome da premiada cervejaria carioca, o Hocus Pocus apresenta em junho sua nova hazy IPA. “A Imperatriz”, terceiro rótulo da marca inspirado nas cartas de tarô, tem lançamento marcado para o dia 14/06, às 17h, em uma noite que conta com a presença da esotérica Yasmin Hagopian, realizando leituras do oráculo para quem gosta da arte.

A Imperatriz combina os lúpulos Talus, Eclipse e HBC 1019, que juntos resultam em uma cerveja com aromas cítricos e herbais. Com 7% de teor alcoólico, tem corpo turvo e macio, clássico das hazy IPAs, e equilibra dulçor e amargor. A novidade pode ser degustada em copos de 300ml (R$22,90), 450ml (R$33,90) e no growler de 1 litro (R$79,90). Para acompanhar, fica disponível o completo cardápio com petiscos como as Croquetas de carne cozida na cerveja (R$ 35) e os hambúrgueres da casa, entre eles o Magic Smash (R$22), pão selado com hambúrguer ultrasmash com uma crosta crocante, american cheese derretido, picles, cebolinha picada, ketchup e mostarda.

Visitação

Foto: Divulgação

Junho começou e um assunto que já está no radar e no calendário de todos os brasileiros são as comemorações do São João. As famosas festas juninas agradam brasileiros do norte ao sul do país com muita comida típica, decoração, quadrilhas e cultura.

Para entrar na onda de celebrações, a Ambev promove beer tour temáticas em todas unidades do seu programa de visitação. Além do roteiro tradicional, que inclui conhecer de perto como a cerveja é feita, seus ingredientes e etapas do processo de produção, desde a brassagem, fermentação, maturação até a filtração – fase em que os visitantes podem provar a cerveja segundos depois de pronta, direto do tanque, os visitantes terão um momento de harmonização das cervejas com comidas típicas da festa junina, como canjica, amendoim, paçoca e bolo de laranja.

As visitas são gratuitas, guiadas e contam com uma programação exclusiva em cada unidade. Para participar é preciso ter mais de 18 anos e se inscrever no site. As visitas temáticas de Festa Junina acontecerão nos dias 24 de junho e 1 de julho nas unidades de Agudos (SP), Jaguariúna (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Ponta Grossa (PR). Já na unidade Itapissuma (PE), o tour temático acontecerá nos dias 10 e 17 de junho.

#AquelaPausa

Tem novo EP do Hora do Gole no ar! O entrevistado da vez é o Eduardo Freitas, o Preá, especialista em butiquins. Confira:

 

Prontinho, atualizados! Semana que vem tem mais resumão cervejeiro! Cheers!

#BEEREWINDSemana23

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.