fbpx

Bora conferir o que assunto no mundão cervejeiro na edição 22 do BeeRewind? Começando o nosso resumão com…

Premiada

Em maio ocorreu a 2ª edição da Copa Brasileira de Lúpulos, realizada na Unicamp, em Campinas (SP), premiando os melhores lúpulos do país deste ano. O Grupo Petrópolis, referência na produção do lúpulo no Brasil, foi uma das cervejarias mais premiadas dentre as maiores do mercado; a única levando duas medalhas de ouro na categoria Triumph e Chinook e bronze na categoria Triple Pearl.

A competição permitiu que produtores nacionais apresentassem seus produtos, valorizando e incentivando o uso do lúpulo brasileiro nas cervejas produzidas no país. No total, o evento reuniu 34 produtores de oito estados e do Distrito Federal. Foram analisadas 87 amostras de 16 variedades distintas de lúpulo, a partir de critérios técnicos e sensoriais na disputa por medalhas.

“Ficamos muito honrados e felizes com essa premiação. São mais de 20 mil funcionários que merecem esse reconhecimento e estão no dia a dia fazendo acontecer. Principalmente os colaboradores que ficam na fazenda, no campo, prezando a produção e o cuidado com o todo o processo. Mais do que ganhar prêmios, prezamos a qualidade excepcional de nossas cervejas para mantermos sempre os nossos consumidores conosco”, comenta Diego Gomes, diretor Industrial do Grupo Petrópolis.

“O lúpulo que levou ouro na variedade Triumph possui um aroma frutado e complexo, com notas de frutas vermelhas, como o morango e de frutas como pêssego e o cajá. Foi o mais comentado entre os premiados. Já da variedade Chinook, o lúpulo possui notas cítricas e florais e também notas de pinho. Por último, a Triple Pear tem um aroma condimentado de pimenta-preta balanceado com floral”, ressalta Diego.

O Grupo Petrópolis tem sido referência a cultivar lúpulo em território nacional e a obter o termo de conformidade emitido com o aval do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O programa de plantio começou em 2018, com 316 plantas cultivadas na fazenda do grupo, em Teresópolis, no Rio de Janeiro. Na ocasião, foram plantadas dez espécies do insumo para testar a adaptabilidade. Hoje, a plantação já conta com mais de 13 mil mudas, em mais de 5,9 hectares, com 15 cultivares diferentes

Inscrições abertas!

Estão abertas as inscrições para o Fermenta, edital que vai apoiar projetos e iniciativas para disseminação e impulsionamento da cultura cervejeira. Serão selecionados até 5 projetos em três faixas de valor, sendo eles: dois projetos de até 15 mil reais, dois projetos de até 25 mil reais e um projeto de até 50 mil reais, divididos em dois eixos temáticos: crescimento compartilhado e capacitação, no qual serão contempladas iniciativas que visem a aceleração e crescimento contínuo do ecossistema cervejeiro; e disseminação da cultura cervejeira, no qual o foco é fomentar festivais, shows, encontros, competições, palestras, produção de conteúdo em diferentes formatos, produtos para plataformas de streaming (como podcasts, vídeocasts, etc.), dentre outros tipos de projetos, inéditos ou não inéditos, que visem o reconhecimento da cultura cervejeira.

Dentro do processo seletivo serão priorizadas iniciativas que promovam diversidade e ações afirmativas, com foco especialmente em públicos minorizados, como mulheres, população negra, comunidade LGBTQIAP+, pessoas com deficiência, pessoas em situação de refúgio e pessoas com baixa renda, ou que incentivem a inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social no mundo do trabalho, seja via emprego formal ou via empreendedorismo, de modo que sejam capazes de gerar sua própria renda.

“Entendemos que profissionalização, democratização de conhecimento e fomento à cultura cervejeira são as chaves para o crescimento e destaque do mercado brasileiro. E para a gente, só vale crescer se for para crescer junto, o Fermenta é justamente sobre isso”, afirma Laura Aguiar, Diretora de Conhecimento e Cultura Cervejeira, sommelière e mestre-cervejeira da Ambev.

As inscrições estão abertas e seguem disponíveis até às 18h do dia 16 de junho de 2023. Os interessados podem conferir o edital completo e cadastrar seus trabalhos, exclusivamente, pelo site do Prosas.

Por falar em Ambev…

Seguindo sua trajetória como uma plataforma de inovação em bebidas e debatendo o consumo moderado com o crescente interesse por drinks não alcoólicos, a Ambev entra em cena com seus drinks prontos e Tônica Antarctica na 3ª edição do BCB – Bar Convent São Paulo, principal evento da comunidade da coquetelaria e mixologia no Brasil, de 5 a 6 de junho, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera.

Com um estande proprietário, a ideia é mostrar aos visitantes seu mix de inovações, hoje uma área da companhia é especializada em antecipar tendências, sempre a partir das demandas dos consumidores, cada vez mais abertos a experimentarem novos sabores e bebidas. Por isso, toda a diversidade do portfólio de drinks prontos, com Beats, Mike’s Ice e Isla, será apresentada na feira.

Tônica Antarctica, a primeira água tônica do Brasil, entra em cena para mostrar todas as possibilidades de novas receitas para encantar o público. Pioneira ao trazer para o Brasil um campeonato de drinks não alcoólicos, o “Brinde com Moderação” e presente no universo da coquetelaria desde 1914, a marca convida as pessoas a debaterem sobre o consumo moderado e todas as possibilidades dos drinks não alcoólicos, uma tendência crescente em todo o mundo e que tem ganhado relevância no país, com Tônica Antarctica liderando as conversas e trazendo iniciativas disruptivas em torno do tema, algo que somente quem esteve sempre presente no universo da coquetelaria poderia fazer.

“Temos um portfólio variado, produzido no Centro de Inovação e Tecnologia da Ambev em parceria com mixologistas. Queremos descomplicar a vida das pessoas, sem deixar a qualidade de lado. E como o BCB é o encontro perfeito para inspirar a turma da coquetelaria e mixologia, chegamos para contribuir com produtos e debates sintonizados com as demandas e pautas atuais do setor, como a praticidade e saudabilidade”, explica Annelise Alves, Diretora de Marketing de Beyond Beer na Ambev.

Na Arena de Conteúdo, espaço do Bar Convent São Paulo para compartilhamento de experiências, a Ambev participa com duas sessões:

Inovação é o mote da apresentação de Daniela Cachich. A palestra “Uma Ambev para cada consumidor” irá compartilhar insights sobre como oferecer opções para os consumidores, com um mix de bebidas, no dia 5, às 14h.

Já Tônica Antarctica irá apresentar “Papo de responsa: como o consumo responsável de álcool pode ser um aliado para o seu negócio”. Conversam com o público Lucas Lima, gerente de Institucional na Ambev, Bettina Grajcer, médica e sócia fundadora da AUÍRI, e a mixologista Néli Pereira, no dia 6, às 15h.

Esquenta Champions

No “esquenta” para a final do principal torneio de clubes do mundo, a Champions League, a loja AmPm “Carioca da Gema”, no bairro de Vila Olímpia, em São Paulo, recebeu uma ativação especial. Em parceria com a Heineken, nos dias 3 e 4 de junho os consumidores poderiam se transportar ao estádio do jogo.

Por meio de um óculos de realidade virtual, os consumidores foram convidados a realizar um tour virtual no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia, local da final da Champions.

Para celebrar o encerramento do campeonato, no dia 10 de junho, a loja da AmPm também será palco de mais uma ação com a Heineken. Haverá exibição do jogo em um telão com sistema de som e ofertas especiais da Heineken aos consumidores, além de uma decoração exclusiva para o local.

Por falar em Champions…

A Heineken, patrocinadora oficial das competições UEFA Women’s Champions League pelo 17° ano consecutivo, anunciou uma ação inédita com a Eletromidia, empresa brasileira de mídia OOH, para a transmissão final da competição em shoppings de São Paulo, Porto Alegre e Curitiba. Pela primeira vez, o jogo foi transmitido em telas grandes de Out-Of-Home para garantir uma experiência especial da grande final da liga das campeãs da UEFA feminina entre Barcelona e Woldsburg, realizada com a DAZN, broadcast oficial global da competição.

A ação faz parte da campanha global “Um brinde a todos os fãs. Inclusive homens”, criada pela Publicis Italy | Le Pub, que luta pela igualdade de gênero e maior inclusão das torcedoras no esporte, e tem como objetivo mostrar a força da torcida feminina e proporcionar mais visibilidade para os jogos da UEFA Women’s Champions League.

Durante a final, os shoppings Pátio Batel em Curitiba, Eldorado em São Paulo e Iguatemi em Porto Alegre, contaram com dinâmicas interativas durante o intervalo e ação da marca durante todo o jogo, com apresentação da campanha oficial da Heineken e quizzes especiais sobre futebol. As questões foram respondidas por todas as pessoas que estiverem no local e pelos seguidores da marca nas redes sociais. A transmissão foi aberta ao público e aconteceu dentro dos shoppings. Além dos consumidores do espaço, também houve participação de influenciadores parceiros da marca.

“Levar a final da UEFA Women’s Champions League para locais públicos é um passo muito importante para nós. Como patrocinadores da competição, temos o compromisso de dar visibilidade ao futebol feminino e apoiar a quebra do estereótipo de gênero no esporte. Com a ação nos shoppings, abrimos a possibilidade de um público ainda maior ser impactado pelo jogo, ampliando o acesso e a informação sobre o futebol feminino”, afirma Beatrice Jordão, gerente sênior de marketing da Heineken no Brasil.

“Estamos muito felizes em fazer parte dessa ação inédita, em parceria com a Heineken, e inspirar nosso público a se conectar com o futebol feminino. A Eletromidia está engajada em participar de conversas relevantes da nossa sociedade e nosso objetivo é reforçar essa importância através do nosso alcance. Queremos proporcionar uma interação diferenciada e positiva no ambiente urbano que faça nosso público vivenciar e apoiar a equidade de gênero, também no futebol”, comenta Lucio Schneider, CMO da Eletromidia.

Lançamento 1

As cervejarias Bohemia, Hocus Pocus, Colorado, Wäls, Goose Island e a Fazenda de Lúpulo de Santa Catarina da Ambev se uniram para produzir uma cerveja com um frescor diferenciado: a 27 horas Fresh Hop Lager, que utiliza lúpulo fresco em flor na receita, retém mais óleo essencial por não ter sido processado, o que resulta em um maior impacto do aroma e sabor da cerveja. Ela possui aroma de notas cítricas e herbais, remetendo a casca de limão, corpo médio-baixo, médio amargor, sabor cítrico e um bom drinkability, ou seja, é uma cerveja marcante, mas ao mesmo tempo que agrada a maioria dos paladares.

A nova cerveja ganhou o nome de 27 horas Fresh Hop Lager porque esse foi o tempo entre a colheita e o momento do uso do lúpulo fresco na receita. Esta matéria prima viajou de Santa Catarina, onde a Ambev mantém a produção do ingrediente, até a cervejaria Goose Island, na região de Pinheiros em São Paulo, onde a cerveja foi produzida.

“Nós estamos muito animados com esse lançamento. Produzir uma cerveja utilizando lúpulo fresco é algo pouco frequente no Brasil e nós cervejeiros amamos testar novas receitas e brincar com as possibilidades que as diferentes formas de preparo nos permitem. Os consumidores vão perceber ao provar a 27 horas que o uso do lúpulo em flor e fresco garante um sabor e aroma bem diferenciado a bebida”, afirma Marina Pascholati, cervejeira da Ambev na Goose Island.

Sobre o processo de fabricação da cerveja, Marina explica que após a etapa de fervura do mosto, eles transferiram o mosto cervejeiro de volta para a tina de clarificação, que possui um fundo falso com uma peneira. “Fizemos uma cama de lúpulo em flor por cima da peneira e recirculamos o mosto para que ele tivesse contato com o lúpulo fresco. Depois disso, voltamos o líquido para a tina de fervura e fervemos por mais alguns minutos. Depois, na etapa do whirlpool – processo que realiza uma filtragem na cerveja -, colocamos em imersão alguns bags com o lúpulo em flor e deixamos em contato por alguns minutos. Utilizamos o lúpulo fresco nessas várias etapas do processo de produção, garantindo o sabor especial da cerveja”.

A 27 Horas Fresh Hop Lager será comercializada na Goose Island Brewhouse e na Hocus Pocus em São Paulo. A cerveja é uma edição limitada e estará disponível em Chopp enquanto durarem os estoques.

Lançamento 2

Uma criação inspirada no romantismo e na arte, a Cerveja do Amor Safra 2023 ganhou uma premiére no último sábado (3/6), na fábrica da Bodebrown, no Hauer. Ela foi apresentada em primeira-mão no evento Growler Day.

O pré-lançamento faz parte do projeto Bodebrown Safra 2023 – Gastronomia Além do Infinito, que vai lançar um total de 25 cervejas até o final do inverno. Esta série destaca cervejas gastronômicas, safradas e com potencial de guarda que variam de cinco a 25 anos.

A Cerveja do Amor é o terceiro rótulo desta jornada. Chega ao mercado nacional disponível em latas de 473 ml, ao preço de R$ 25. A partir do sábado, também poderá ser comprada pela loja virtual – www.loja.bodebrown.com.br – com entrega em todo o Brasil. No evento, além das latas, estará disponível como chope (copos de 300 ml a R$ 25).

 

Prontinho, atualizados! Semana que vem voltamos com mais um resumão cervejeiro! Cheers!

#BEEREWINDSemana22

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.