fbpx

Bora conferir o que foi assunto no mundão cervejeiro na edição 17 do BeeRewind? A gente começa o resumão com…

Heineken & Games

Foto: Divulgação

Quem é gamer já enfrentou essa situação: chegou o momento de jogar e nenhum amigo está disponível, seja por terem interesses diferentes ou horários desencontrados. A solução é recorrer ao matchmaker do jogo, correndo o risco de acabar com alguém que esteja em um nível muito diferente e, consequentemente, não conseguir jogar uma partida emocionante.

Pensando nisso, Heineken lança a Beer Matchmaking (clique aqui), uma plataforma que mapeia o perfil dos consumidores que se cadastrarem na página e faz uma seleção baseada em detalhes como jogos preferidos, consoles, horários disponíveis e nível dos jogadores que estão em busca de uma partida, promovendo o match ideal.

A novidade faz parte da campanha global da marca, intitulada “Nem toda a rodada é lá fora”, desenvolvida pela agência Le Pub Brasil, que tem como objetivo mostrar que os gamers não são antissociais, e o jogo é também um ambiente de socialização e celebração. O Beer Matchmaking é mais uma ferramenta para conectar pessoas adultas que jogam, tomam cerveja e compartilham interesses em comum e, assim, apoiar a relação entre jogos eletrônicos e socialização.

Igor de Castro Oliveira, gerente sênior de marketing da marca Heineken 0.0 no Brasil, fala sobre a conexão que a marca promove. “A nossa novidade chega para solucionar um problema dos gamers de um jeito simples e interessante. Mais uma vez, a Heineken cumpre o seu propósito de conectar pessoas, inclusive em diferentes plataformas. O Beer Matchmaking é parte de um movimento ainda maior, que mostra que as amizades e boas relações se constroem também no online e por meio dos jogos”, diz.

A plataforma é totalmente gratuita e pode ser acessada em qualquer dispositivo, oferecendo match para vários jogos diferentes de uma só vez, como por exemplo Fortnite, Valorant, FIFA 23, LOL e Destiny 2.

Para celebrar este lançamento, a Heineken criou edições especiais e colecionáveis de sua embalagem, personalizadas com quatro diferentes modos de jogos: Moba (Multiplayer Online Battle Arena ou arena de batalha online para vários jogadores), FPS (First Person Shooter ou jogos de tiro em primeira pessoa), Esportes e RPG. As embalagens contêm QR Codes que direcionam os gamers para a plataforma Beer Matchmaking.

A embalagem especial com as categorias dos jogos pode ser adquirida no supermercado Mambo, unidade Morumbi, em São Paulo, ou pelo delivery, e estará disponível enquanto durarem os estoques.

Também nesta semana, está sendo lançado o filme Friends, que homenageia os streamers e suas comunidades de streams. O protagonismo fica a cargo do Gaules, maior streamer de games do mundo e parceiro da Heineken 0.0. A peça, veiculada no Brasil através de canais digitais, foi produzida pela Tropical Filmes e dirigida por Rog Souza.

Confira:

Por falar em Heineken…

A Heineken, patrocinadora oficial das competições UEFA, incluindo a UEFA Champions League, pelo 17° ano consecutivo, segue fortalecendo o movimento pela inclusão de gênero no futebol. Neste ano, a marca retoma a campanha “Um brinde a todos os fãs. Inclusive homens”, em canais digitais e TV. Criada pela Publicis Itália, a campanha exalta a paixão das torcedoras.

Como parte da estratégia, a marca vai continuar alimentando o site Fresher Football, lançado em 2022 em parceria com a Footballco através da GOAL.com, com dados atualizados das competições UEFA, incluindo números importantes do futebol feminino, o que reforça a importância e o protagonismo das mulheres e de suas equipes na história do esporte.

Neste ano, a marca ampliou o acordo firmado em 2022 com a Footballco e DAZN, broadcast oficial global da competição, e vai patrocinar a transmissão exclusiva no Brasil de todos os jogos em português, desde as eliminatórias até as finais da UEFA Women’s Champions League. Na próxima temporada, o patrocínio será estendido também para a transmissão da fase de grupos.

A Heineken® é parceira da UEFA Women’s Champions League desde 2021, quando tomou a decisão de espelhar seus patrocínios masculinos e femininos no futebol e no automobilismo. “Nosso compromisso com a inclusão de gênero no esporte não é pontual. Esse é um tema que não pode ser esquecido. Muitas mudanças já aconteceram, mas ainda temos uma jornada a percorrer com relação à quebra de estereótipos de gênero no futebol. Como marca, a função da Heineken® é contribuir para um mundo mais inclusivo, o que envolve diretamente essa causa. Os jogos da liga feminina da UEFA tiveram recorde de público no ano passado, o que mostra a importância de todas as mulheres envolvidas nesse processo, das torcedoras às jogadoras e equipes técnicas”, afirma Beatrice Jordão, gerente sênior de marketing da Heineken no Brasil.

Para a Footballco, o apoio da Heineken ao fomentar o futebol feminino é essencial, e ajuda a criar cada vez mais espaços para as mulheres no esporte. “A Footballco vem ampliando a cobertura do futebol feminino para dar a visibilidade que o esporte merece. Ter uma marca como a Heineken, que já está consolidada no futebol masculino, engajada em um projeto como o Fresher Football e nas transmissões da UWCL, no DAZN, é fundamental para o crescimento do esporte feminino”, afirma Vanessa Monteiro, Diretora de Vendas e Parcerias da Footballco no Brasil

70+

O que as pessoas com mais de 70 anos têm em comum? Mais maturidade, mais experiência de vida e a perda da sensibilidade ao amargor… Não faltam respostas para tal pergunta, mas uma coisa é certa: o paladar, com certeza, é outro. E quando falamos sobre amargor, a percepção a partir de certa idade já não é a mesma, até mesmo para beber uma boa cerveja! Por isso, Beck’s entra em cena com uma versão ideal para os paladares mais exigentes. Conhecida por seu amargor característico, a marca preparou uma edição ainda mais amarga: a Beck`s 70+. A ideia é levar para essas pessoas todas as características da cerveja, promovendo uma experiência de degustação completa para todas as idades.

Saborear uma boa cerveja com os amigos, iniciar um curso na universidade, explorar um novo destino turístico ou realizar um sonho não exigem limite de idade. É nisso que a Beck’s acredita, e a edição especial da cerveja está alinhada ao momento atual em que o tema etarismo ganha força. Até por isso, a novidade pode ser encontrada nas áreas VIPs para maiores de 70 anos de diversos eventos – e não será comercializada. Se a ideia é criar momentos especiais para todas as idades, Beck’s tem o caminho perfeito. Os convidados, conhecidos do público, poderão comprovar que o sabor mais intenso da cerveja abre portas para uma jornada de novas experiências e sensações no mundo do amargor.

A quantidade de botões gustativos — quimiorreceptores encontrados predominantemente na língua — passa por alterações ao longo do tempo [Oxford Academics e National Library of Medicine]. Com isso, as pessoas com mais de 70 anos podem vivenciar a percepção do intenso amargor de Beck’s 70+ como uma experiência realmente nova.

“Beck’s 70+ é um diálogo ao movimento de cultura pró aging que entende que a idade não limita os desejos e aspirações das pessoas. Estamos vivendo o retorno do Y2K e, pela primeira vez, vemos a GenZ construir esse movimento estético junto à terceira idade. Beck’s 70+ representa o que já vemos nas ruas: Jovens de 70+ anos ressignificando o que é ter mais de 70 anos”, afirma Lara Azevedo, head de Marketing da Beck’s.

“Diante disso, quando entendemos que a idade pode estar alterando a percepção do amargor do nosso produto, decidimos criar uma versão para garantir que a experiência de sabor de Beck’s entre as idades seja a mesma. Beck’s 70+ tem IBU maior, um produto feito para paladares que são super exigentes, para quem não deixa a idade limitar suas experiências”, completa Lara.

Cerveja 0 em alta

A categoria de cerveja sem teor alcoólico foi a mais bem-sucedida, em termos de crescimento. Saiu de um patamar de 140 milhões de litros vendidos em 2019, para 198 milhões em 2020. Em 2021, o salto foi de 284 milhões de litros, segundo levantamento da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International.

A projeção para 2022 é crescer 37,6% com desempenho na casa de 400 milhões de litros nas vendas em comparação com 2021 (284 milhões/litro). Entre os fatores que impulsionaram a categoria, a crescente busca do consumidor por um estilo de vida mais leve, saboroso e equilibrado e os investimentos do setor em inovação.

PretaHub

Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o Fundo Bora Cultura Preta, que vai apoiar projetos de entretenimento e cultura e gerar mais oportunidades a produtores, artistas e empreendedores negros. A iniciativa da Ambev em parceria com a PretaHub, aceleradora do empreendedorismo negro no Brasil, faz parte do programa de inclusão produtiva da companhia que busca gerar oportunidades de capacitação, emprego e renda.

Realizado pela primeira vez, o Fundo vai destinar 7 milhões de reais para apoiar o trabalho de empreendedores culturais de todo o País, fruto da combinação de recursos próprios e investimentos via leis de incentivo. O objetivo é contemplar projetos de diversos setores da economia criativa que sejam liderados por pessoas negras, e puxar outras empresas para a pauta – mostrando que estimular a cadeia produtiva também é uma oportunidade para a área de marketing de experiência e de negócios.

“Reconhecemos a participação do mercado do entretenimento na economia do País e o potencial de consumo da população negra. Como um dos patrocinadores da cultura brasileira, queremos continuar movimentando o mercado e fomentar iniciativas que vão além de impacto social com recorte racial, mas que estejam focadas na inclusão produtiva e trazem experiências em que as pessoas se tornam protagonistas. Ao conectar essa iniciativa ao Bora, também vamos facilitar o acesso para centenas de brasileiros e reafirmar que olhar para a pluralidade é sim uma oportunidade de fazer negócio”, afirma Felipe Bratfisch Santiago, Diretor de Patrocínios e Marketing de Experiência da Ambev.

O ecossistema da Ambev é diverso e, entre parceiros e fornecedores, por exemplo, a companhia conta com uma base composta por mais de 800 profissionais autodeclarados pretos ou pardos. Somente em 2022, foram movimentados mais de R$106 milhões em negócios gerados com empreendedores negros. Além disso, recentemente a companhia lançou o BORA, programa com o qual pretende impactar a vida de cinco milhões de pessoas até 2030, gerando oportunidades de capacitação, emprego e renda.

O Fundo Bora Cultura Preta conta com o apoio do Comitê Externo de Diversidade da companhia e da Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta e idealizadora da PretaHub. “Estou feliz em ter a PretaHub como parceira da AMBEV neste lançamento que é inédito no país. O Fundo de Cultura Preta não é só sobre valorizar o potencial criativo da população negra, é também reconhecer o protagonismo intelectual e criativo. É sobre viabilizar a projetos e ações, protagonizadas por esse grupo, e contribuir para a distribuição de renda de forma mais equânime. Com essa iniciativa, espero que os departamentos de marketing de outras empresas se inspirem e invistam financeiramente em proponentes negros, não apenas pelo cunho social, mas por entender o potencial de consumo de mais da metade da população do país”, destaca Adriana.

As inscrições já estão abertas e seguem disponíveis até às 17h59 do dia 26 de maio de 2023. Os interessados podem conferir o edital completo e cadastrar seus trabalhos, exclusivamente, pelo site do Prosas (clique aqui). Serão contemplados projetos de artes, artes visuais, mídias digitais e produção de conteúdo, gastronomia, turismo cultural e histórico de negócios de impacto social na indústria criativa, moda e festivais de artes integradas.

Os projetos serão avaliados por uma banca de profissionais externos e também de colaboradores e representantes do BOCK (Building Opportunities for Colleagues of all Kinds) – grupo de afinidade racial da Ambev, composto por funcionários de todo o Brasil.

Além do apoio financeiro, a Ambev também deseja impulsionar os produtores em uma jornada de longo prazo. Por isso, os selecionados participarão de um programa de conhecimento da PretaHub, o Afrolab, onde terão acompanhamento, suporte e capacitação. Além disso, terão acesso às trilhas de conhecimento da Ambev On – espaço de aprendizagem e desenvolvimento da companhia, e das ações de formação e conexão para profissionais da área com empregadores do BORA.

Cervejarias participantes do Comida di Buteco

Pela primeira vez o maior concurso nacional de culinária raiz conta com bares de cervejarias artesanais gaúchas. Entre os estreantes cervejeiros estão a Baldhead, com o Bar Baldhead (Rua Sarmento Leite, 1086), na Cidade Baixa e o Biermarket (Rua Barão de Santo Ângelo, 497), no Moinhos de Vento.

Os bares elaboraram petiscos exclusivos com o tema ‘Ervas e Especiarias’. No Bar Baldhead, o tempero escolhido foi a pimenta-do-reino preta, que eleva a picância da “Vaca e o Frango”, nome do prato feito de frango e queijo frito servido no espetinho. Já no Biermarket, a proposta foi usar o alecrim como tempero do ‘Italian Chicken’ – iscas de filé de frango empanadas, molho pomodoro e queijo gratinado.

O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e será contabilizado com a votação feita por um corpo de jurados técnicos que também têm 50% de peso na votação. A cada edição, 20% dos butecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade.

O vencedor da 8ª edição do Comida di Buteco no RS será anunciado na festa de premiação, dia 29 de maio.

MasterChef Brasil

A Eisenbahn, cerveja com portfólio artesanal pertencente ao Grupo HEINEKEN, oficializou o apoio à 10ª edição do MasterChef Brasil junto à Band. Novamente a marca entra como patrocinadora Master do programa, tendo como contrapartida a possibilidade de oferecer provas especiais relacionadas à sua área, durante toda a temporada.

O programa estreia no dia 2 de maio, às 22h30, e sua final — com anúncio da pessoa vencedora — está prevista para setembro. Uma das novidades desta edição é a presença do Rodrigo Oliveira, proprietário e chef do restaurante de comida nordestina Mocotó, substituindo temporariamente Henrique Fogaça, um dos jurados originais do programa.

Sendo uma das principais marcas com qualidade artesanal do Brasil, o patrocínio ao programa reforça a sinergia gastronômica de Eisenbahn e mostra suas inúmeras possibilidades de combinação com seus rótulos. MasterChef passa por diversas temáticas, mix de ingredientes e tipos de preparos ao longo de seus episódios, o que é uma grande oportunidade de estar lá como ótima opção de harmonização em termos de cerveja.

“Estamos contentes por mais uma oportunidade de atrelar o nome da marca a um programa com tamanha repercussão e propriedade na área de gastronomia no Brasil, como o MasterChef. Eisenbahn é uma cerveja com qualidade artesanal que entrega diversidade em seu catálogo, sendo ótima acompanhante para muitos tipos de comida. Queremos aproveitar a parceria para falar mais sobre a sinergia gastronômica da nossa cerveja, principalmente sobre o nosso rótulo campeão, Unfiltered, premiado internacionalmente como um dos melhores do Brasil e hoje o único do mercado brasileiro a trazer esse gostinho artesanal para uma Pilsen”, comenta Karina Pugliesi, gerente de marketing da Eisenbahn.

Zé Compensa

Foto: Divulgação

Que o Zé Delivery entrega bebida gelada, rápida e no precinho, todo mundo já sabe. Agora, as compras no aplicativo valem pontos para trocar por descontos e experiências que levam a diversão para um outro nível. O Zé Compensa é o programa de recompensas do Zé Delivery, o maior aplicativo de entrega de bebidas do Brasil, e entrega descontos exclusivos em bebidas geladas, experiências como idas a jogos de futebol em estádios, eventos, shows, festivais de música e cinema.

Para participar do Zé Compensa é fácil: basta baixar o aplicativo e se cadastrar gratuitamente no programa. Cada bebida Ambev – alcoólica e não alcoólica – passa a valer “pontoz” virtuais, ou seja, a cada produto comprado no Zé Delivery a pessoa ganha automaticamente 1 (um) ponto na carteira para trocar por benefícios e experiências. “Que o Zé Delivery é a melhor escolha para pedir bebida em casa a gente já sabe, ela chega rápido e gelada, além de estar sempre no precinho. Agora daremos um passo novo recompensando nossos consumidores que são engajados com muita diversão. Se cadastrando de graça pelo app, seus pedidos passam a valer “pontoz” e podem ser trocados por descontos e experiências que só o Zé entrega. É um ciclo de diversão em que você junta pontoz pra curtir e curte juntando mais pontoz”, comenta Maria Isabel Conte, Diretora de Loyalty do Zé Delivery.

Com a presença da ex-BBB e humorista, Lumena, e de Marcelo Adnet, também humorista e ator que já vem comandando a Sala da Diversão, iniciativa que leva experiências e benefícios aos fãs do aplicativo nas redes sociais da marca, a Cabine do Zé Compensa premiou mais de 150 pessoas com descontos para usar no aplicativo, ingressos para o Camarote Brahma no Ribeirão Rodeio Music, 1 ano de Zé e brindes personalizados.

“Para nós, este é um momento muito importante no crescimento da nossa marca. Criamos o Zé Compensa como uma forma de fortalecer a nossa conexão com os ZéLovers, respondendo aos anseios que eles têm e entregando tudo que é divertido e tem a cara da nossa marca. Somos o serviço que entrega a bebida gelada, rápida e no precinho e queremos mostrar que podemos entregar muito mais diversão para os nossos consumidores”, comenta Luiza Hourneaux Moura, diretora de Mídia no Zé Delivery.

O Zé Compensa já está disponível para usuários do aplicativo de todo o Brasil. A adesão ao programa é gratuita e os pontos só expiram depois de 12 meses da contagem da pontuação.

 

Prontinho! Atualizados! Semana que vem tem mais resumão cervejeiro da semana! Cheers!

#BEEREWINDSemana17

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.