fbpx

Bora começar a semana conferindo o que foi assunto no mundão cervejeiro na edição do beerewind? Começando com…

Biergarten Vale da Cerveja

Foto: Divulgação

A harmonização entre uma rua história no Centro de Blumenau (SC), mais de 40 estilos de cerveja, música e gastronomia conquistou o público da região. Na segunda edição, o Biergarten Vale da Cerveja recebeu cerca de 5 mil pessoas no sábado (23). O evento foi realizado pelas próprias cervejarias.

Além da experiência, o destaque foi para o consumo de chopes especiais: mais da metade do consumo, 54%, foi em estilos diferentes de Pilsen. Eram 40 opções de rótulos, em 20 estilos diferentes.

O presidente da Associação Vale da Cerveja, Valmir Zanetti, aponta este como um indicador de que o evento cumpriu o seu objetivo. “Nossa proposta é aproximar as cervejarias da população, mostrando todo o caráter gastronômico, cultural e econômico da nossa atuação. Ao provar outros estilos criados por profissionais e marcas da região, o consumidor mostra que está disposto a conhecer mais sobre este universo e fortalecer o Vale da Cerveja enquanto uma marca que, antes de mais nada, é boa para quem é daqui”, comenta.

De acordo com o executivo, a proposta de levar as cervejarias para perto das pessoas e promover vivências que apontam outras possibilidades para um dia vivendo a cidade está consolidada. “Mesmo na primeira edição, antes da pandemia, já tínhamos entendido que este era um formato que estava alinhado com a proposta do Vale da Cerveja. Com esta segunda edição, isso foi reforçado e certamente partiremos para mais agendas, não apenas em Blumenau”, finaliza.

Criada em 2019, a Associação Vale da Cerveja reúne marcas que estão localizadas nos municípios de Blumenau, Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó. O objetivo é ampliar a visibilidade do setor, promover o mercado regional e unir esforços para iniciativas que impactem positivamente a cadeia cervejeira na região.

Integram a associação as cervejarias Alles Blau, Balbúrdia, Belgard, Berghain, Bierland, Blumenau, Container, Das Bier, Glasvoll, Hersing, My Beer, Omas Haus, Scholer’s, Schornstein, Segredos do Malte e Wunder Bier, além da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM).

Mais informações em www.instagram.com/valedacervejaoficial.

Novidades!

Foto: Divulgação

O Instituto da Cerveja Brasil (ICB), maior escola de capacitação cervejeira do país, está em ritmo de preparação para uma temporada repleta de novidades. Elas incluem a 6ª edição do tradicional Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas, cursos que estreiam na grade da escola e novas turmas para temas já conhecidos e muito procurados pelo público.

Logo no início de maio, a partir do dia 1º, sommeliers de todo o Brasil terão a oportunidade de participar da 6ª edição do Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas. Com apoio da Eisenbahn e da LNF-Barth Haas, o evento busca promover os sommeliers brasileiros e contribuir para a valorização da profissão. Realizado em três etapas – duas eliminatórias e uma classificatória –, o campeonato se destina a profissionais certificados. A primeira fase, no dia 1º de maio, constituída por prova teórica, poderá ser feita em seis cidades diferentes, de acordo com a escolha do candidato: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Blumenau, Goiânia ou Belo Horizonte. Já as outras duas fases, nos dias 28 e 29 de maio, respectivamente, terão provas práticas que acontecerão na sede do ICB, em Moema, São Paulo.

Já entre as grandes novidades de cursos, estão os de Gestão de Marketing para o Mercado Cervejeiro e o de Gestão de Cartas de Cervejas, ambos da modalidade de ensino à distância, com início previsto para o dia 30 de maio.

O primeiro será ministrado por professores especializados e profissionais atuantes no mercado – nomes como Estácio Rodrigues, Luis Fernando Amaro, Sérgio Motta, Bráulio Oliveira, Alexandre Candido, Alexandre Nani, Jéssica Lopes, Beatriz Ruiz, Junior Bottura, sócio-fundador da cervejaria paulistana Avós, e Léo Gil, da carioca Three Monkeys. O curso tem como objetivo principal profissionalizar a gestão mercadológica dos empreendedores em diversos segmentos cervejeiros, por meio de ferramentas atualizadas de Marketing, Gestão e Empreendedorismo. Ao todo, serão 20 encontros virtuais, com muitos estudos de caso.

Já o curso de Gestão de Cartas de Cervejas será liderado pelo Sommelier, professor, palestrante, empresário e especialista em cerveja Edu Passarelli. Com ampla experiência no assunto, Edu ministrará quatro encontros virtuais para abordar a importância de montar uma carta de cerveja coesa e alinhada ao conceito da casa na qual está inserida. O profissional ainda vai além, para ensinar não somente como elaborar uma carta, mas, sobretudo administrá-la.

Também integram a temporada novas turmas para os seguintes cursos: Gestão para Bares e Brewpubs – da Administração à Hospitalidade, com início em 10 de maio, em modalidade à distância, e os pioneiros Avançado de Tecnologia Cervejeira, em parceria com a universidade alemã de Weihenstephan, e Sommelier de Cervejas. O primeiro terá início em 13 de junho, com turmas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Todas serão híbridas, ou seja, com toda a parte teórica realizada de forma virtual e os exercícios práticos sendo presenciais. Já o curso de Sommelier de Cervejas terá novas turmas híbridas a partir de 21 de junho nas mesmas quatro capitais brasileiras e, ainda, uma versão intensiva e completamente presencial em São Paulo, a partir de 18 de julho.

Os detalhes sobre todos os cursos e o Campeonato podem ser encontrados no site do Instituto da Cerveja Brasil (ICB): www.institutodacerveja.com.br

Premiada

No último final de semana, ocorreu o VII Concurso Sul-brasileiro de Cervejas Caseiras e a Raphia, acabou sendo homenageada com uma menção, por uma das cervejas ganhadoras em sua categoria.

Na categoria “9 – IPAS”, a cerveja IPA Argenta, de Rodrigo Manrich dos Santos, ganhou a medalha de ouro e fez questão de citar, segundo o próprio Rodrigo, a canção “Ilusão de um Final Sem Fim”, canção recentemente lançada pela Raphia.

Vendas abertas!

A São Paulo Oktoberfest, um dos maiores eventos culturais que integra o calendário oficial da capital paulista, vai ocorrer de 07 a 23 de outubro (sextas, sábados e domingos) e celebrar a 5ª edição com novidades. O festival que comemora a miscigenação cultural e amizade entre a comunidade alemã e brasileira, vai ocupar um espaço ainda maior, localizado no Complexo do Ginásio do Ibirapuera. A São Paulo Oktoberfest está mais eclética e interativa, tanto nas atrações culturais, quanto na gastronomia e na disposição dos bares.

Quem for ao evento vai provar as delícias da gastronomia típica germânica e outras opções com food trucks, chopes tradicionais e artesanais, maior quantidade de bares distribuídos pelo evento, novas experiências e shows que vão do rock ao samba, passeiam pelo piseiro, música sertaneja, música eletrônica, além das tradicionais bandas típicas que os “oktobers” tanto gostam. Nomes como Monobloco, Gustavo Mioto, Maneva, Chemical Surf, Ferrugem, Barões da Pisadinha, bandas de rock e típicas.

A nova localização – Complexo do Ginásio Ibirapuera tem uma área de 27.800 m², o dobro do tamanho do festival em relação à edição de 2021. A São Paulo Oktoberfest contará com Biertent com o palco principal, restaurantes, bares, pista, mesas, camarotes; Biegarten – área aberta e ampla com food trucks, experiências, ativações das marcas, Palco Rock, atrações culturais, mesas; Drinkgarten, área entre árvores, com mesas, ideal para contemplar a natureza e conversar. Serão 2 palcos, experiências ao ar livre e diversidade gastronômica.

Ingressos já está à venda no link: https://www.ticket360.com.br/evento-composto/528/ingressos-para-sao-paulo-oktoberfest-2022

Importada do Brasil

Se para muitos brasileiros só o que vem de fora tem qualidade, para a Cervejaria Colorado essa cultura passa bem longe! Conhecida por valorizar os ingredientes brasileiros em suas receitas e colaborar para a preservação do meio ambiente, a marca reforça ainda mais a sua essência e reverencia o trabalho dos microprodutores regionais em sua nova campanha “Importada do Brasil”.

Apostando em um tom bem-humorado e divertido, a campanha brinca com o famoso “complexo de vira-lata dos brasileiros” e chama a atenção do público para a valorização dos produtos nacionais, apresentando os rótulos da marca com um tom gringo. Demoiselle, Cauim, Indica e Appia são cervejas 100% brasileiras, mas pelo nome, até parecem importadas. Mas na verdade elas são… só que importadas do Brasil!

Algumas cidades do interior do país, como Araçariguama, Cajuru e Luis Antônio, também ganharam destaque na campanha ao trazer a origem dos ingredientes utilizados na produção das cervejas da marca para o centro da conversa, apresentando o rosto desses micro produtores parceiros da Cervejaria Colorado há 20 anos. Ora em inglês, ora em francês, o estilo divertido do filme causa reflexão e convida o consumidor a valorizar verdadeiramente o que o Brasil tem de bom!

Confira o filme:

Retornável!

A cerveja Corona, da Ambev, dá mais um passo em sua jornada pela sustentabilidade, anunciando o lançamento da primeira garrafa long neck retornável de 330ml com distribuição confirmada para todo território nacional. O Brasil ainda é o primeiro mercado da América Latina a receber essa inovação com o selo da marca, que nasceu na praia e há anos se dedica à preservação da natureza, especialmente na luta pela preservação dos oceanos. A operação acontecerá de forma faseada e começa em junho na cidade de Curitiba (PR), onde Corona vai substituir 100% das garrafas pelas retornáveis e colocar em prática com consumidores reais a rotina de devolução das embalagens, preservando a conveniência com pontos de recolha distribuídos pela cidade e apoio logístico pelo aplicativo de bebidas Zé Delivery.

A novidade deverá ganhar distribuição nacional em 2023, se tornando a longo prazo a long neck padrão distribuída pela cerveja da Ambev no país. Além do impacto sustentável do produto, Corona também vai atuar junto a organizações de reciclagem por meio da recompra das garrafas de vidro, fomentando a economia circular e acompanhando de perto todo o ciclo de uso – e também de reuso – de cada garrafa. As vendas terão parte do lucro revertido para ONGs de preservação ambiental.

ExpoZebu 2022

A ExpoZebu 2022 será realizada de 30 de abril a 8 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), marcando a retomada do formato presencial do maior evento da pecuária zebuína no mundo. A cerveja Itaipava 100% Malte é patrocinadora do evento e vai levar para a feira a Vila 100%, com ativações como a carreta de chope Itaipava Pilsen, lounge com energia solar com 100% Malte, ponto instagramável em formato de sol e bar temático da marca.

Esta edição da feira contará com uma série de atrações, tais como julgamentos de raças bovinas, concurso leiteiro, entretenimento, Mérito ABCZ, Equishow, Dias de Campo, Feira de Gastronomia, ABCZ Jovem e ABCZ Mulher, negociações internacionais, lançamentos e inaugurações e Museu do Zebu. O evento terá ainda cobertura em tempo real pelo canal da ABCZ TV no Youtube, com mais de 12 horas de transmissões ao vivo todos os dias no canal oficial do Zebu. A expectativa é de que mais de R$ 300 milhões sejam movimentados durante as rodadas.

“Para nós é uma alegria imensa estar presente com a marca Itaipava no retorno presencial de um evento tão importante para a pecuária brasileira. Valorizamos o agronegócio e reforçamos nossa participação em eventos deste porte que contribuem para o crescimento de Uberaba, onde temos a maior fábrica do Grupo Petrópolis”, comenta José Luiz Sinti, gerente nacional de Patrocínio e Trade Marketing do Grupo Petrópolis.

O presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, destacou: “Nós, da ABCZ, estamos nos preparando para este momento desde 2020, quando tivemos que cancelar o evento em função da pandemia. Esse nosso reencontro aqui, na capital do Zebu, foi muito esperado, planejado e por isso promete surpreender expositores, mercado, empresas e, claro, visitantes”.

No que se refere a pauta financeira da feira, a previsão otimista se dá, principalmente, pelo crescimento no número de eventos comerciais previstos. Entre leilões e shoppings, já são 43 eventos programados, sendo que a quantidade supera a última edição presencial da feira (2019), quando foram realizados 36 eventos, movimentando cerca de R$50 milhões. Além de uma temporada aquecida, a ocupação comercial do Parque Fernando Costa, que já chega a quase 100%, é outro indicativo de uma feira marcada por bons negócios.

Semana da Sommelieria

O sommelier de cervejas é um dos protagonistas da evolução deste mercado. Através da relação com o consumidor, da observação do mercado e do contato com as indústrias, são estes profissionais que conectam todas as pontas da cadeia e despertam o interesse da sociedade sobre a bebida. Para compartilhar conhecimento sobre o setor com alguns dos principais nomes deste mercado, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) realiza na próxima semana a primeira Semana da Sommelieria.

A programação acontece de 2 a 5 de maio, sempre às 19h. A participação é gratuita, com necessidade de inscrição no link cervejaemalte.com.br/semana-da-sommelieria.

Dia das Mães

A comemoração de Dia das Mães está próxima e a Cervejaria Nacional oferece uma sugestão de Delivery Especial para ocasião. Seja para apreciar com familiares e os mais chegados, ou como presente dos filhos para suas figuras maternas. Os pedidos podem ser realizados, via delivery, pelo aplicativo da casa (disponível no Google Play), iFood ou Rappi.

O Delivery Especial Dia das Mães (R$ 120,30), leva três rótulos de cervejas sazonais da casa e um mix grande de amendoins. Entre as cervejas, em embalagens de 1 litro cada, estão: a Ossanha, uma witbier que tem em seu preparo Casca de Mexerica, semente de Coentro e Capim Limão, que proporciona frescor e intensidade aromática, com 5% de álcool e 15 IBU (escala de amargor); a Mula Cacau, que proporciona na boca amargor, presença de caramelado, com 60 de IBU e, no aroma, notas de cacau e chocolate; e a Queen Beea, uma Imperial Ipa com 8% de álcool com 80 de IBU, fermentada primariamente por uma levedura exclusiva, isolada da abelha rainha da espécie Jataí, que confere notas de maracujá, mirtilo, capim limão, frutas cítricas e um floral sutil. O Kit ainda acompanha uma cartinha de felicitações.

Já para os clientes que decidirem celebrar com suas mães na fábrica-bar, em Pinheiros, a Cervejaria Nacional oferece um delicioso combo de presente. O brinde inclui uma Cerveja Half Pint harmonizada com uma porção de Fritas, Alheira ou Bolinho, e estará disponível para todas as mães, de segunda a sábado, na semana anterior ao dia 8.

Lançamentos

Quatro Graus

A cervejaria traz o rótulo Teeth And Claws, Imperia Stout com adição de Aveia, mel e maple. Disponível nos bares parceiros e e-commerce.

Goose Island

Celebrando o Dia do Jazz, a marca trouxe o rótulo DIXIELAND, o jazz e o indescritível sabor da IPA, que apresenta a qualidade e o lúpulo já reverenciados pelos amantes de boa cerveja, além de ostentar seis medalhas no Great American Beer Festival.

 

Atualizados? Semana que vem tem mais resumão cervejeiro! Cheers!

#beerewindSemana17

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.