fbpx

Na penúltima semana de abril o assunto rendeu no mundão cervejeiro, bora conferir o que separamos no BeeRewind?

Começando com…

Tecnologia

Contaminantes como biofilme bacteriano e beer stone (pedra de cerveja) trazem uma série de prejuízos para a indústria cervejeira. Entre eles um maior tempo de paradas de máquinas para a limpeza e a consequente queda no volume de produção.

O problema também afeta bares, restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos comerciais. Afinal, os contaminantes podem se formar dentro das serpentinas, utilizadas para servir chope.

De acordo com a Ultra Clean Brasil, o combate eficaz do biofilme e da beer stone garante vários benefícios, como: paradas mais rápidas para a limpeza das tubulações; sistemas mais limpos e desimpedidos para a vazão das bebidas; economia de água e de produtos de limpeza; e uma maior produtividade para as indústrias.

Para garantir o máximo de qualidade nas operações de limpeza, a empresa trouxe para o Brasil a tecnologia a seco UC System. O sistema dispara em alta velocidade no interior das tubulações projéteis de uma espuma especial (patenteada) desenvolvida pela Ultra Clean. Os projéteis empurram as contaminações para fora, de forma mecânica.

A tecnologia também reduz em até 70% o consumo de água e de sanitizantes nas operações de limpeza. O motivo é que os líquidos irão entrar apenas na etapa final do processo (ao contrário do que acontece nos métodos convencionais, que fazem todo o trabalho exclusivamente com água e sanitizantes, e por isso consomem muito mais líquidos).

Outra vantagem proporcionada pelo UC System é que o tempo gasto na limpeza das tubulações cai pela metade. Isso evita a necessidade de investimentos com horas extras de colaboradores e até a compra de máquinas para a ampliação de linhas de produção. “Em muitos casos, as indústrias aumentam consideravelmente sua produtividade apenas aproveitando as horas que foram economizadas pelo processo de limpeza mais rápido, sustentável e eficaz”, enfatiza Bruno Ract, diretor de marketing da Ultra Clean Brasil.

O sistema UC System vem sendo adotado por grandes companhias, de diversos setores, em todo o país. Para mais informações, acesse www.ultracleanbrasil.com.br

Confira o vídeo:

De volta!

Já se passou um ano desde o início da pandemia e, assim como diversos setores da economia, os restaurantes do Brasil continuam lutando pela sobrevivência – é o que aponta uma pesquisa recente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) com 2 mil empreendedores: 91% disseram ter problemas para pagar integralmente os salários de abril e 73% precisaram realizar demissões nos três primeiros meses do ano. Diante deste cenário, Stella Artois decidiu se mobilizar mais uma vez, trazendo de volta o movimento Apoie Um Restaurante.

Criado por Stella em março de 2020, Apoie Um Restaurante é uma corrente que une os restaurantes, as marcas e a comunidade gastronômica pela sobrevivência destes negócios. Neste momento em que os estabelecimentos estão mais uma vez impossibilitados de funcionar presencialmente, a cerveja da Ambev anuncia a volta do apoio, na tentativa de amenizar agora os impactos econômicos para o segmento, vendendo vouchers com desconto para que o consumidor possa utilizar no futuro, quando os restaurantes voltarem a atender presencialmente e puderem recebê-los novamente.

Para ajudar acesse: https://apoie.getinapp.com.br/

Mudança de comportamento

Desde a chegada da pandemia foi possível perceber alterações no comportamento dos usuários de redes sociais. Os horários de maior acesso das plataformas mudaram, em certo momento os vídeos ganharam destaque e as atitudes dos usuários seguem surpreendendo. Um exemplo são as interações nos diferentes ramos da indústria, que mudaram na comparação anual, segundo revela estudo realizado pela Socialbakers, plataforma líder global em soluções para otimização de performance corporativa em redes sociais, recém adquirida pela Astute.

Apesar das diversas lives ocorridas com a divulgação de diferentes tipos de bebidas alcoólicas, quando o foco se volta para a quantidade de interações nas redes, o resultado não é tão positivo assim. Mesmo as ações dos usuários tendo permanecido estáveis no Instagram de 2019 para 2020, a queda das interações relacionadas ao setor foi de 33,7% no Facebook. Isso fez com que o setor de bebidas alcoólicas atingisse uma das maiores quedas na plataforma. No levantamento realizado pela Socialbakers no terceiro trimestre de 2020, por exemplo, os cinco perfis com maior interação no Facebook eram de bebidas alcóolicas: Jurupinga Dinalle, Cerveja Brahma Oficial, Club des Sommeliers, Ambev e Skol.

Concurso

Uma exposição de fotos online e interativa vai premiar fãs da cervejaria Bodebrown. A campanha faz parte do lançamento da nova edição da Regina Sour, cerveja ao estilo Berliner Weisse, com toques de framboesa, que chega como sugestão ideal para o Dia das Mães. Para participar, basta tirar uma foto criativa com a cerveja na sua versão em lata e postar no Instagram, seguindo o regulamento disponível no site especial da promoção: http://bit.ly/reginasour10

As 30 melhores imagens vão participar da exposição digital e ganharão prêmios como bônus de descontos para utilização no site da Bodebrown e ainda itens como taças, camisetas e, é claro, cerveja. Serão escolhidas também as três melhores fotos e o click “The best of show”. Os pontos de venda onde os clientes compraram as cervejas também serão premiados. O prazo para participar é até 31 de maio de 2021. As fotos, contudo, ficaram expostas até maio de 2022.

Conferência on line

A Siemens participa da 1ª VLB International Craft Brewing Conference, evento online destinado ao setor de cerveja artesanal, que será realizada virtualmente entre os dias 27 e 29 de abril. Na ocasião, a empresa apresenta as suas soluções em um estande totalmente digital, ilustrado por dados e imagens que proporcionam uma experiência intuitiva aos participantes.

O portfólio da empresa voltado para cervejarias, como ferramentas para digitalização, automação e modelos sustentáveis de negócios, estará exposto aos visitantes com destaque para o software BRAUMAT e sua versão BRAUMAT Lean, desenvolvido para o mercado artesanal.

A solução BRAUMAT V8.0 garante melhor flexibilidade e ótima qualidade por meio do gerenciamento eficaz de processos controlados por receita, otimizando o desempenho na produção. Os relatórios de lotes, a configuração simplificada do software, a gestão de dosagem e a possibilidade de criação de métricas adicionais garantem também alta transparência e agilidade à produção.

Além de contar com stand virtual próprio, a Siemens também participará do evento por meio da palestra “Modern Craft Brewer Automation”, que será realizada no dia 28 de abril, às 10h45, horário de Brasília. Ewerton Silva, (Engenheiro focado no segmento de Alimentos e Bebidas da Siemens e Adejan Ticz, Coordenador Comercial da Zegla Indústria de máquina, empresa que fornece soluções completas para a indústria de bebidas, parceiros no projeto da cervejaria artesanal Bierbaum, mostrarão o case de sucesso e como a solução BRAUMAT foi implementada para atender às demandas do cliente, com resultados além dos esperados.

Para mais informações sobre o evento, acesse: www.vlb-berlin.org/en/ICBO2021

Lançamentos

ZalaZ

Reprodução: Instagram

Vem três logo de uma vez! A safra 2021 da Passiflora, uma Brazilian Wild Ale, Tomarilo, cerveja feita uma vez por ano por conta da colheita de tomate e da série Brumas, vem a Barley Wine.

Devaneio do Velhaco

Reprodução: Instagram

Chega o rótulo ‘Nós da Lógica’, uma Double Juicy IPA feita com os lúpulos Citra, Galaxy, Azzaca e Sabro.

Mafiosa

A cervejaria traz o rótulo Suits, uma Double New England IPA feita com o lúpulo Mosaic.

Croma

Chega a Berliner Weisse Mondo Nuovo, que leva a adição de caju e laranja em sua receita.

Demonho

Foto: Divulgação

A cervejaria Demonho, de Santos – SP, lança no mercado mais três IPAs para quem adora um lúpulo fresco no copo! A Quimera que se trata de uma mistura de West Coast com Juicy, a Tocando o Terror que chega em novo lote mais cítrica e resinosa e a Evil’s Juicy single dry hop Mosaic.

Qual eu Bebo?

A degustação da semana é com o novo rótulo da Black Princess, Bohemian Pilsner, bora ler? (clique aqui)

 

Atualizados? Semana que vem voltamos com mais resumão cervejeiro! Cheers!

#BeeRewindSemana16

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.