fbpx

Bora conferir o que foi assunto no mundão cervejeiro e separamos aqui no nosso resumão da semana do BeeRewind? Começando com…

Save The Date

No final de semana, entre os dias 14 a 16 de abril, o Carrefour do Cambuci, será o palco do maior festival de cerveja artesanal itinerante do Brasil, o Beerland.

O evento terá diversas opções de bebidas e comidas. Serão mais de 15 estilos de cervejas artesanais das mais variadas. O Chope vai ficar por conta da Dr. Chopp. Já na parte das comidas, essa edição do Beerlend será, especialmente, focada no torresmo e no churrasco.

“Estamos trazendo para São Paulo, a edição deste que é o maior evento cervejeiro e gastronômico itinerante do Brasil. Além dos espaços destinados às cervejarias, teremos food trucks e tendas com uma diversidade de cardápios que vai atender a todos. Do hambúrguer tradicional ao Acarajé, passando por espetos, pastéis, sanduíches, doces diversos, churros, waffle e os queridinhos torresmo de rolo e churrasco raiz”, explica Nicolas Dias, proprietário da Kickstart Produções, organizadora do Beerland.

O evento contará com duas estações de torresmo de rolos e carnes suínas. Nas tendas, o público poderá experimentar, também, torresmo recheado, joelho de porco, rolete, picanha, contra-file, costela fogo de chão, entre outras.

Além das bebidas e comidas, terão diversas atividades, como, por exemplo, espaço kids, competição nomeada de “Quem Bebe mais rápido”, futmesa, degustação de cervejas artesanais, oficinas de harmonização de Chopp e Carne, entre outras.

O espaço kids contará com cama elástica, brinquedos infláveis, tiro ao alvo e futebol. A competição “Quem Bebe Mais Rápido”, será uma disputa para descobrir quem bebe mais rápido uma caneca de 1L de Chopp Pilsen sem derramar e o vencedor ganhará um kit exclusivo da cervejaria Doutor do Chopp, R$ 200 para consumir no evento e leva a caneca para casa reabastecida.

Na parte artística, bandas de rock nacional e internacional irão animar o público. “Iremos abrir as atrações no palco do Beerland na sexta-feira (14) com a Living In Sin – Bon Jovi Tribute. No sábado (15), teremos, às 17h, a banda Molina’s Creedence Cover Brasil e às 20h a Diet Music Cover Mamonas Assassinas. Já no domingo (16), às 16hs, tocará o Bando do Raul e às 19h, para encerrar o evento, a Coma fará um tributo ao Guns N’Roses”, comenta Nicolas.

O evento conta com entrada gratuita e acontece entre os dias 14 e 16 de abril das 12h às 22h, no Carrefour do Cambuci.

Chegou!

No mês de março, a TodoVino, e-commerce da importadora Interfood, apresenta mais um lançamento da Firestone Walker – a Nec Bones. A cervejaria americana, no mercado desde 1996, é reconhecida e prestigiada pelos seus icônicos rótulos e IPA’s envelhecidos, além de ser a pioneira na produção de cerveja artesanal na costa da Califórnia.

Com lote frutado, a Nec Bones foi fabricada com nectarinas escolhidas a dedo, cultivadas em uma fazenda familiar de Paso Robles. No processo de produção, as frutas são adicionadas em folders de carvalho francês e complementadas com uma cerveja de base fermentada de 18 a 24 meses. Para potencializar o sabor e aroma, a mistura ficou por mais um ano sendo envelhecida e, após esse tempo, foi adicionado mais polpa do fruto e então maturada por outros seis meses.

Essa American Wild Ale encanta no aroma, que traz notas de nectarina, frutas amarelas, pêssego e couro. Já no paladar, o corpo é leve, com alta acidez, boa carbonatação com final longo, e claro, bastante frutado. A combinação ideal para saborear a Nec Bones é apreciá-la com queijos azuis e sobremesas à base de frutas amarelas.

A novidade pode ser encontrada na TodoVino , pelo site ou através do televendas (11) 2602-7266, como também em lojas especializadas.

Lançamento

A cervejaria mineira Prussia está lançando em abril um rótulo colaborativa com o Laboratório da Cerveja. Será uma saison, Uaild Ale. A grande novidade da receita é o pioneirismo no uso de uma nova espécie de levedura cervejeira, diferente das tradicionais Saccharomyces brettanomyces. É a primeira vez que essa espécie será utilizada na indústria e fora dos laboratórios. É uma levedura selvagem, isolada da flor da espatódea e associada a abelha sem ferrão brasileira, uma espécie que sai do nosso ambiente, do nosso ecossistema e agora está disponível para as cervejarias! O nome da levedura é Starmerella meliponinorum. Essa levedura vem de anos de estudos na Universidade Federal e é uma parceria com o Laboratório da Cerveja, que recebeu transferência de tecnologia para desenvolve-la e explorá-la comercialmente.

“Estamos sempre em busca de novidades e dessa vez vamos trazer mais uma coisa nova para o cenário cervejeiro. Uma cerveja feita com uma levedura selvagem, do nosso ecossistema. Estamos ansiosos pelo lançamento”, fala Fernando Cota, sócio da Prussia.

A Uaild Ale é uma cerveja belga com malte de centeio, flor de laranjeira e casca de laranja. Tem sabor frutado de frutas maduras, leve adocicado, leve sensação de picância e com aroma pouco fenólico. Tem sabor frutado e levemente condimentado. Uma cerveja muito equilibrada que mostra a potência de uma levedura mineiríssima, com os lúpulos também de Minas, da Fazenda Cervejeira em BH! 5% de ABV e 20 IBU.

Engatada

Há quem prefira a acidez ao amargor. Pensando nisso, a Soma Cervejaria está com novidade no tap, uma Catharina Sour com uma carga absurda de manga e tangerina. Uma cerveja leve e refrescante, ideal para dias quentes e harmonização com frutos do mar e queijos que aceitam bem a adição de frutas, como o brie, por exemplo.

A nova Catharina Sour da Soma (ABV 3,5% / IBU 6) traz no aroma um buquê todo especial de frutas tropicais. No copo apresenta boa formação e retenção de um colarinho branco e aveludado que acaricia o paladar.

Em contraste ao estilo Sour, a Soma apresenta também uma clássica American IPA (ABV 6% / IBU 45) com dry hop dos lúpulos Ekuanot e Cascade. Aromas cítricos e resinosos se fazem presentes em uma cerveja equilibrada, com alto drinkability, de cor acobreada em contraste com uma espuma branca e cremosa, ideal para ser apreciada com carnes vermelhas, hamburgueres, comida baiana, receitas com queijo gorgonzola ou uma boa massas ao Pesto.

Endereço: Avenida Miruna, 561 – Moema – São Paulo / SP

Comida di Buteco

O maior concurso de butecos do país volta de 07 abril a 7 de maio, com novos circuitos, tema especial para a criação dos petiscos e o número recorde de 1.000 butecos participantes. Após um 2022 de sucesso com retorno ao concurso presencial, o Comida di Buteco reforça a importância da cultura de buteco como uma essência dos brasileiros, convidando a todos para conhecerem lugares e sabores caseiros pois afinal, a vida é feita de buteco!

Ao todo, são 24 circuitos simultâneos em todo o Brasil. Em São Paulo, são 229 butecos participantes, em diversas regiões do Estado. A novidade para esta edição é a inclusão de Osasco na lista de cidades participantes. O Comida é a única iniciativa do gênero que tem representantes em todas as regiões da cidade. Participam butecos em bairros das zonas Leste, Oeste, Norte, Sul e Centro.

“Muito mais que uma eleição do melhor buteco da cidade, o Comida di Buteco se tornou uma plataforma de transformação social. Os donos de butecos são, em sua maioria, pequenos empreendedores que lutam diariamente para manter seus negócios funcionando”, afirma Flavia Rocha, organizadora do Comida di Buteco. “Esses estabelecimentos guardam verdadeiras pérolas da gastronomia nacional. Com isso, a competição ajuda a dar visibilidade a quem, geralmente, não tem como fazer grandes divulgações”, completa.

A organização do concurso lança aos participantes o desafio de trabalharem com uma temática para a criação dos petiscos. Essa edição trouxe um tema que remonta aos primórdios da história: Ervas e Especiarias. O tema escolhido faz parte dos caminhos da culinária ao redor do mundo! As ervas e especiarias são utilizadas nas cozinhas de todo o país, permitem apropriações regionais e possuem uma ampla variedade, permitindo que os butecos possam explorar e abusar da criatividade.

Público e jurados visitam os estabelecimentos para votar em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. A cada edição 20% dos butecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade.

Desde 2016 o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o melhor buteco do Brasil. Em julho, numa festa realizada em São Paulo, é revelado o campeão nacional — o melhor buteco do Brasil.

Nova campanha

A Estrella Galicia lança sua nova campanha para o Brasil. Intitulada “Que Cerveja!”, a marca destaca a qualidade do líquido da cerveja, conectando as reações das pessoas ao degustarem o produto. O filme principal de 30 segundos, já liberado no Youtube da marca e idealizado pela Agência Fillet, aborda de forma lúdica e divertida o que acontece com o corpo de uma pessoa ao beber uma Estrella Galicia. Além do filme principal, a campanha vai contar com 4 outros filmes e conteúdos para mídias digitais.

A nova campanha tem como objetivo instigar o consumidor a conhecer as propriedades da Estrella Galicia e ajudar a marca a se tornar ainda mais consumida no país. Em 2021, ela deu iníciu a uma parceria de distribuição com o Sistema de Fabricantes da Coca-Cola em todo o país.

“Vivemos em um momento de crescimento do awareness da marca no Brasil, por isso precisamos criar ações que apresentem nosso produto de forma única e diferente. Foi um longo caminho até chegar nesta campanha, que traz a vida não só a qualidade do nosso liquido, como também nosso espírito autêntico e independente”, explica Luiza Cajado, gerente de marketing da Estrella Galicia para o Brasil.

A campanha também vai ter adaptações regionais brincando com as expressões de cada região, como por exemplo diriam os porto-alegrenses, “Bahh, que Cerveja!” ou os mineiros “Nu, que Cerveja!”. Isso vai permitir uma maior conexão da marca com o consumidor brasileiro.

“Diferentes das outras campanhas que já realizamos com a Estrella Galicia, nessa vamos ressaltar a qualidade do produto através de conteúdos que nos ajudarão a contar esta história durante o ano inteiro. Além disso, temos quatro importantes pilares para ajudar nesta construção: gastronomia, cultura cervejeira, motor (esportes) e músicas (cultura de maneira geral)”, explica Jota, diretor de planejamento e um dos sócios da Agência Fillet.

As cores das Estrella Galicia, vermelha e preta, já destacadas em grande produções cinematográficas, como na série La Casa de Papel, também serão trabalhadas de maneira mais acentuada nas peças publicitárias. A ideia é criar uma identificação mais rápida com a cerveja, que também é assim reconhecida na Espanha e Europa de modo geral.

“As cores remetem a um conceito muito interessante da marca. A Estrella Galicia é uma cervejaria independente, familiar desde 1906. Esta tradição foi construída através de muita luta, confiança e resistência. É a partir deste movimento que iremos explorar este importante conceito em nossas criações”, destaca Jota.

Confira:

Zénólogo e Zémmelier!

Que o Zé entrega sua bebida gelada, rápida e no precinho você já sabe. Mas sabia que agora o maior app de entregas de bebidas do país vai entregar, também, o primeiro rótulo assinado pelo Zezão? O Zé Delivery acaba de lançar o ‘Vinho do Zé’, primeiro produto da categoria assinado pela marca e que chega com a proposta de mostrar que um bom vinho também pode ser consumido de um jeito leve e descomplicado.

A bebida, produzida em parceria com a vinícola Miolo, chega ao aplicativo disponível em três rótulos: Rosé, Branco e Tinto. O Vinho do Zé traz a qualidade e o custo-benefício que responde às tendências e desejos dos ZéLovers, como são conhecidos os fãs da marca. “Somos muito conectados com os nossos fãs e há um tempo a categoria de vinhos vem ganhando um espaço importante no carrinho de compras dos nossos clientes. Fizemos estudos e ouvimos nossos Lovers para então chegarmos no Vinho do Zé, uma bebida que conversa diretamente com eles”, adiciona Felipe Nogueira, gerente de Marketplace do Zé Delivery. De acordo com Frederico Zillig, gerente de Inovação e Produtos de MATCH, a unidade de negócios da Ambev responsável pelo portfólio de bebidas alcoólicas além da cerveja, o novo produto quer ajudar a democratizar o consumo de vinhos e mostrar que momentos simples também foram feitos para um bom vinho. “O Vinho do Zé foi um projeto desenhado em conjunto pela área de bebidas MATCH, o Zé Delivery e nossos parceiros da Miolo como mais uma forma de brindar em todos os momentos. Não importa se você conhece o universo ou se quer explorar a categoria, é só pedir seu vinho e beber, seja no copo ou na taça, como quiser e onde estiver”, complementa.

O Vinho do Zé já está disponível nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, nesta primeira fase de lançamento.

Lançamento 2

O Mariutti Team, liderado pelo icônico baixista brasileiro, Luis Mariutti, lançou sua cerveja oficial em parceria com a Cervejaria Everest em três rótulos:

Red Ale com Malte Whisky e Malte Chocolate – Vol. Alc 8%
Ipa – Vol. Alc. 6.9%
Weiss com Ginseng, Guaraná e Cardamomo – Vol. Alc.5.7%

O anúncio foi realizado durante o Mariutti Team Fest 3, que celebrou o aniversário de Luis Mariutti, no último dia 22 de Março, com transmissão ao vivo pelo canal do Mariutti Team no YouTube.

As vendas da cerveja já estão disponíveis com exclusividade no site www.cervejariaeverest.com.br

 

Prontinho! Atualizados! Semana que vem tem mais resumão cervejeiro! Cheers!

#BEEREWINDSemana14

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.