fbpx

Bora começar a semana conferindo o que separamos de assunto no mundão cervejeiro na edição 10 do beerewind? Começando com…

Espírito esportivo

O desafio é que motiva diversos esportes e esse também é um dos valores da Cervejaria 040. A empresa está buscando, cada vez mais, marcar presença em eventos esportivos, convergindo e compartilhando seus conceitos com essas parcerias.

Para essa temporada, sempre valorizando o slogan “Um jeito de viver”, as cervejas da 040 estarão em alguns dos principais eventos nacionais e internacionais de mountain bike, ciclismo de estrada, corrida de obstáculos, escalada e crossfit, dentre outros.

O destaque do ano é, certamente, o Mountain Bike Word Cup que será realizado em Petrópolis entre os dias 7 e 10 de abril. Trata-se da primeira vez em que uma etapa do circuito mundial é realizada no Brasil. Não menos importante são os outros eventos de alta relevância no cenário nacional: L’Etape by Tour de France, CIMTB, Desafio Brou, Iron Biker, Bravus Race e Bop Games.

Com um propósito muito bem definido, a Cervejaria 040 quer ser identificada como a empresa líder nos momentos de celebração e confraternização entre as pessoas.

Mimos!

Foto: Divulgação

O ano de 2022 começou oficialmente, mas a curtição ainda é mais segura em casa. Seja para torcer pelo seu time ou mesmo para assistir aos desfiles das Escolas de Samba direto da sua sala, muitos dos principais momentos do ano serão, mais uma vez, em casa. Mas, para que a curtição não entre na mesmice da sala de jantar, o Zé Delivery, o maior serviço de entrega de bebidas do Brasil, e a Brahma criaram ‘Lar, Cremoso Lar’. Nesta promoção, os consumidores concorrem a itens exclusivos para decorar a casa com aquele toque de ‘cremosidade’ que ela merece.

Rafa Kalimann dá voz e vida a um filme da campanha, lançada nas redes sociais das marcas e em ativações digitais. Para participar da promoção, válida até 28/03 é só fazer sua compra de Brahma de no mínimo R$30 no Zé, acessar brahma.com.br/promolarcremoso, cadastrar e concorrer a prêmios exclusivos, como sofá, cooler, geladeira, churrasqueira portátil e um ano de Brahma grátis no Zé Delivery.

Por falar em ação…

Um ano cheio de ações para estar mais perto do seu consumidor. É isso que a cerveja Itaipava 100% Malte, a mais recente novidade da família Itaipava, irá realizar. A marca, lançada no fim do ano passado, quer oferecer a oportunidade de todos experimentarem o novo sabor. Mais de 600 pontos de vendas (PDVS) da região Sul e de São Paulo, capital e interior, receberão ações como adesivação de vitrines, ações de mais por menos e degustação, além de promoções e Sampling nos e-commerces e apps digitais.

Itaipava 100% Malte está disponível para o consumidor em uma linha completa de embalagens: retornável de 300 ml, 600ml e 1 litro, descartáveis de 269ml, 350ml (sleek) e 473 ml, Long Neck 330ml.

Pack do mês!

Tradição ou inovação, qual a sua escolha quando o assunto é cerveja? Em março, dois times entram em campo no Clube do Malte. De um lado, entra a Alemanha, representando os amantes de uma boa cerveja tradicional e, do outro, entra para o jogo o Brasil e sua inovação cervejeira. O pack de março, intitulado German Beer Lab, leva ao assinante uma seleção de cervejas artesanais, fabricadas tanto no Brasil quanto na Alemanha.

A edição de março traz dois rótulos alemães da Krombacher Brauerei, uma cervejaria familiar que já passou por muitas gerações. Desde a sua fundação, em 1803, eles seguem a Lei de Pureza Alemã, que foi homologada em 1516. Para completar a seleção de março, o clube traz mais outras duas cervejas que também seguem as diretrizes da Escola Cervejeira Alemã, mas que trazem um pouco mais de ousadia e inovação. São elas: Schwarzbier com maturação em Amburana e uma nova versão de Weizenbock com adição de avelã.

Mais informações estão no site do Clube do Malte: https://www.clubedomalte.com.br/beer-pack.

Premiada

Foto: Divulgação

A melhor entre todas as 3.636 inscritas no Concurso Brasileiro de Cervejas é a Blumenau Craftlab Grodziskie, produzida pela Cerveja Blumenau. O resultado foi divulgado na noite desta terça-feira (8), quando a marca conquistou ainda o segundo lugar como melhor cervejaria da competição, com sete medalhas, sendo três de ouro.

Ao total, foram três medalhas de ouro. Além da Blumenau Craftlab Grodziskie, levaram o título de melhor na categoria a Blumenau Craftlab WeeMC8 (Strong Ale) e a Cerveja Blumenau Brow Ale (categoria English Style Brown Ale).

Com a prata, ficaram a Blumenau Toque de Mestre categoria Other Strong Ale or Lager), Macuca Pé-de-moleque (categoria Field Beer) e Macuca Vanilla Secchi (categoria Specialty Beer). O bronze ficou com a Blumenau Lichensteiner (categoria Historial Beer).

Por falar em CBC…

Não iremos soltar a lista completa de vencedores de 2021 em nosso site por manter a nossa integridade por conta que um dos responsáveis da organização do Concurso esteve no lamentável episódio de racismo pela Sommelier de Cervejas, Sara Araújo em 2020 e até hoje não houve um pedido de desculpas ou aberto para aprendizado, somente o silêncio. Não podemos deixar passar e não vamos nos calar.

Dia Internacional da Mulher

Ana Paula Bezerra de Miranda de Paula, Coordenadora de Processo, Packaging e Qualidade da Ambev / Foto: Divulgação

Feita por mulheres e para mulheres, da brassagem ao envase. Assim é a nova cerveja colaborativa da Ambev, produzida por um time 100% feminino. Lançada neste Dia Internacional da Mulher (8), a cerveja é uma session IPA com dry hopping, que leva três lúpulos aromáticos na receita. A venda da novidade estará disponível no Empório da Cerveja a partir de abril e o valor arrecadado será revertido para a ONG Cruzando Histórias, organização social com foco na reinserção de mulheres no mercado de trabalho.

Para além do dia 8 de março, discutir a equidade de gênero se tornou parte da rotina da companhia. Para isso, a Ambev criou o WEISS, um grupo para pensar e promover ações relacionadas à pauta de gênero entre os mais de 30 mil colaboradores da companhia.

Atualmente, a Ambev conta com cerca de 50% de profissionais mulheres ocupando a posição de cervejeiras no seu quadro de especialistas, e investe constantemente em treinamentos e especializações internas para mulheres e homens.

E não parou por aí…

Dando continuidade à campanha Cervejeira Sou Eu, promovida pela Ambev em 2021, a Academia da Cerveja, iniciativa de conhecimento e cultura cervejeira da Ambev, disponibiliza 500 bolsas de estudo para a segunda edição do seu curso exclusivo de formação cervejeira para mulheres.

O Cervejeira Sou Eu dá mais um passo pela democratização do conhecimento cervejeiro e pela ampliação de oportunidades da participação feminina no setor, seja para empoderar consumidoras ou formar novas profissionais no meio.

As inscrições para a turma deste ano já estão abertas e as interessadas podem realizar o cadastro pelo site. O único pré-requisito necessário é ser maior de 18 anos.

Acesse: https://www.academiadacerveja.com/landing

E por falar em curso…

Drinkers For Ukraine

Já ouviu falar do #DrinkersForUkraine?

Se trata de uma plataforma de esforço global para arrecadar fundos de ajuda para @redcrossukraine. O projeto foi criado pela cervejeira ucraniana Lana Svitankova, que esteve esse semana no Brasil como jurada do Concurso Brasileiro de Cervejas.

A situação humanitária na Ucrânia está cada vez mais grave, e muitas pessoas estão olhando em volta para ver como podem ajudar. E assim nasceu a @DrinkersForUkraine, iniciativa de amigos e colegas da indústria de bebidas (cerveja, vinho, whisky…) para arrecadar o máximo possível em um curto prazo de tempo. O esforço de arrecadação de fundos #DrinkersForUkraine está centrado em três atividades vinculadas: leilão online, uma bebida solidária e uma arrecadação de fundos transmitida ao vivo.

Os participantes podem juntar-se a um ou mais – ou a todos eles. O objetivo é se envolver.

A plataforma está convidando cervejarias de todo o mundo a produzir a RESIST Anti-Imperial Stout ucraniana, desenvolvida por cervejeiros ucranianos deslocados. Uma vez fabricada, eles pedem aos cervejeiros que doem os lucros das vendas da RESIST para o esforço de ajuda humanitária da Cruz Vermelha.

Para cervejarias (e cervejeiros caseiros) que desejam participar, é simples:

– Baixe a receita da cerveja
– Leia as instruções
– Faça a cerveja (e compartilhe com a @DrinkersForUkraine)
– Doe os rendimentos

Essa ação não vai interferir na embalagem e design do rótulo da cerveja, tudo o que eles pedem é que os cervejeiros usem o nome e as cores nacionais da Ucrânia. De resto, use a criatividade.

Acesse o site https://drinkersforukraine.com/ para mais informações.
Dúvidas podem também ser tiradas com o Wagner Falci, da @cervejasdaoravida. (via @allbeersbr)

Nova plataforma

Foto: Divulgação

A Bevfy é uma startup criada para descomplicar o processo de compra e venda de bebidas artesanais. A plataforma conecta quem produz a quem revende e a quem consome diretamente, unificando várias marcas em um só pedido e um só sistema de cobrança, tudo de forma digital.

Há mais de um ano no mercado, a Bevfy tem como sócios empresários com experiência no mercado de bebidas artesanais há anos e que conhecem, no dia a dia, as dores do setor. Carlos Lima, sócio do marketplace ao lado de Roberto Lazaro e Bruna Garcia, explica como surgiu o projeto:

“A Bevfy vem para sanar uma dor que nós, donos de bares, tínhamos: a ineficiência na compra de bebidas, além de auxiliar os produtores no processo de venda. Agora, eu posso buscar as mais variadas marcas de cervejas, vinhos e outras bebidas em um só lugar. Sai a gestão de contatos de Whatsapp e entra a gestão de fornecedores, como já acontece em segmentos mais maduros que o de bebida artesanal. Acaba aquela perda de tempo de receber centenas de mensagens de whatsapp, baixar arquivos, abrir arquivos, aumentar a imagem, buscar preço, perguntar se ainda tem estoque, negociar preço, fazer pedido, baixar boleto, perder boleto, procurar NF, etc… Enquanto que, para os produtores, sai o ‘tirar pedido’ e entra o relacionamento com o cliente”, afirma.

Além da opção de venda para pessoa física, a plataforma também atua no B2B, entre empresas. Após fazer o login, o comprador tem acesso aos valores, escolhe quais produtos deseja comprar de forma online, 24 horas por dia, 7 dias por semana e de qualquer local que ele estiver.

“Estamos criando uma solução que vai além de um shopping de bebidas para o varejo. Investimos em soluções, como estocagem e logística para o estado de São Paulo que, em breve, será ampliado para outros estados do Brasil. Também estamos preparando soluções de CRM e pacote de benefícios financeiros para quem vende e para quem compra via Bevfy”, complementa Roberto Lazaro.

A plataforma, hoje, conta com cerca de 30 fornecedores de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, e com estrutura de distribuição e armazenagem na cidade de São Paulo para quem deseja usar essa opção. São centenas de rótulos disponíveis, com números que vêm crescendo mês a mês, de empresas que também apostam na simplificação do sistema de vendas, cortando custos, ganhando agilidade e focando no que mais importa, que é oferecer bebidas com a máxima qualidade.

Novo EP

A cerveja Black Princess acaba de lançar um projeto muito especial que conta histórias de vida e momentos da carreira do parceiro da marca, o DJ Alok. Desde sexta-feira, 11 de março, o público pode conferir, nas redes sociais da Black Princess (@cervejablackprincess) e no Youtube do DJ (https://www.youtube.com/alok), o minidocumentário, criado pela BETC HAVAS, intitulado ‘Histórias Não Contadas’. Dividido em dez episódios, que vão ao ar semanalmente, às sextas-feiras, o conteúdo foca na rotina de shows de Alok e ainda descortina um lado do artista que o público pouco conhece.

Assista aqui o primeiro episódio do minidoc.

Novo lote

A Follow the Sun é uma Double NEIPA de sucesso da CyBEER Lab, brewhouse de Moema. O rótulo foi lançado no final do ano passado, no Mondial de la Bière do Rio de Janeiro, e agradou em cheio o paladar dos apreciadores do estilo, tanto que já ganhou novo lote, disponível em chope e em latas de 473 ml.

Com 8,5% de teor alcoólico, a Follow the Sun traz um resultado multissensorial de aromas, com dank bem pesado, um juicy de cor clara e paladar aveludado e sabor complexo, que remetem ao melão, pêssego, uva e maracujá.

A lata de 473 ml de Follow the Sun custa R$ 42,00 e tem entrega para todo o Brasil através do e-commerce da cervejaria, também está disponível em growler pressurizado com entrega para toda a capital paulista ou em chope, direto do tap.

Lançamentos

Goose Island

Foto: Divulgação

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a cervejaria traz o rótulo Hop Bloom, uma Hop Lager elaborada com o lúpulo Ella protagonista da receita. A novidade está disponível no Brewhouse, localizado na Rua Baltazar Carrasco, 187, em Pinheiros, ou por delivery, via Rappi ou IFood.

De Birra & Falke

A parceria saiu o novo rótulo da série Brasilidades, a Maracatu, uma Table Juicy IPA com Pêssego e Cumaru, com baixo teor alcoólico, apenas 3%, bem refrescante e frutada. Disponível no Armazém da De Birra em Belo Horizonte (MG).

Satélite

Reprodução: Instagram

Dando continuidade aos ótimos lançamentos, temos a Smashed Comet, uma Smash IPA ( India Pale Ales feitas com um único tipo de malte e único tipo de lúpulo – Single Malt And Single Hop -), feita com Comet CA desenvolvido pela canadense Bredenhof Hop Farms, uma versão com muito mais beta-pineno que a original, trazendo notas evidentes de resinoso, dank, além de cítrico, aliado ao tradicional perfil do malte Pale Ale, culminando em uma explosão de aroma frutado, pinho, base refrescante, amargor na medida e bem seca. Disponível nos bares parceiros da marca.

Dádiva

A cervejaria traz o rótulo 3/4, que traz o assunto da desigualdade salarial entre gêneros, a Dádiva 3/4 é uma NE IPA de 6,1% de álcool em duas latas. O Conteúdo é o mesmo, mas os volumes são diferentes, assim como os salários entre homens e mulheres. Com o lúpulo sul-africano, African Queen, e com o lúpulo neozelandês, Riwaka, seus aromas remetem a frutas de caroço e a frutas cítricas doces, como maracujá e laranja. O lúpulo African Queen é responsável por um toque herbal e levemente condimentado, além de frutas vermelhas ao final, como groselha e mirtilo. (via Hoppi)

ZalaZ

As abelhas são as protagonistas da nova cerveja da ZalaZ, a Favo. Ela é um Farmhouse Ale onde foi coletada a colônia de microorganismos responsáveis pela fermentação dessa nova Cerveja da linha Spontaneus. Fermentada em barril desde maio 2021 e refermentada na garrafa.

 

Atualizados? Semana que vem voltamos com mais resumão cervejeiro! Cheers!

#beerewind10

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.