fbpx

Chegamos na nona edição do nosso resumão cervejeiro do BeeRewind, claro, os principais assuntos da semana estão aqui, bora começar?

Dia Internacional da Mulher

Na semana de celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Cervejaria Dádiva este ano na ação questiona o silêncio pernicioso da sociedade diante da violência doméstica contra a mulher, que, no último ano, aumentou ainda mais no cenário de isolamento social decorrente da pandemia.

A campanha da Dádiva vem para expor a necessidade de um debate social amplo e elucidativo sobre a violência contra a mulher e a nossa responsabilidade enquanto sociedade de ajudar a quebrar o silêncio e motivar uma mudança efetiva.

A cerveja escolhida é muito desejada pelo público cervejeiro, uma NE IPA (New England IPA) de 6,1% de teor alcoólico que traz na receita o lúpulo Citra (bastante cítrico e frutado), e com triple dry hopping. É uma cerveja aveludada e com notas de frutas tropicais, principalmente de manga e maracujá, para ser degustada entre 4°C e 8°C. “A escolha do estilo, fácil e muito consumido, tem como objetivo atingir a maior quantidade de pessoas possível”, esclarece Luiza Tolosa.

O nome da campanha virá estampado na lata e estará coberto por uma fita. A ideia é que quando a pessoa que comprou a lata tire essa fita, ela imediatamente entre em contato com o tema e o assunto seja colocado em pauta ali mesmo, na mesa do bar ou em casa. Ao ver o rótulo, ele também será convidado a procurar sobre o tema nas mídias sociais – Instagram e Facebook – da cervejaria onde encontrará as informações sobre a campanha, conteúdo sobre violência doméstica e indicações de projetos que apoiam mulheres que passam por esse tipo de situação. As redes da Dádiva são: Instagram: @cervejariadadiva/ Facebook: Cervejaria Dádiva/ site: cervejariadadiva.com.br.

Último episódio

O Heineken Green Cast, podcast proprietário da marca, apresentou o sexto e último episódio da temporada com os bastidores e histórias inéditas do festival Queremos!, plataforma que há 11 anos conecta o público com um microcosmo único e que busca proporcionar encontros inesquecíveis, a arte da celebração e a emoção que todo fã sente diante de seu artista favorito.

Para falar um pouco da trajetória do Queremos!, incluindo curiosidades de backstage, passando por financiamento coletivo, entre outras dezenas de histórias acumuladas em mais de 80 shows com artistas dos mais diversos estilos musicais como Aurora, Chemical Brothers, The National, Kamasi Washington, Phoenix, Ibeyi, The Internet, Alabama Shakes, para citar alguns, os apresentadores Tony Aiex e Isadora Almeida recebem nesta edição Felipe Continentino e Pedro Seiler, co-fundadores do Queremos!.

Entre os demais assuntos abordados estão os desafios em manter ativa e em constante expansão a sinergia a comunidade do Queremos!, além dos próximos passos, formatos e mídias que devem ser experimentadas e que serão responsáveis para intensificar ainda mais a experiência do público que é fã do festival.

Confira:
Deezer: https://deezer.page.link/mdggJfNJwcDiYjgN6
Spotify: https://open.spotify.com/episode/00DpH9S28IHfyDGZleVx8w

E por falar em Heineken…

Com intuito de deixar um legado positivo para as regiões metropolitanas de São Paulo e Porto Alegre, a Heineken organizou o plantio de vegetação da mata atlântica nativa que foi utilizada no paisagismo e cenografia do projeto “Heineken Green Your City”, idealizado pela agência Atenas e que aconteceu no período de janeiro a março de 2020, nas capitais paulista e gaúcha, respectivamente.

Encabeçado por Ricardo Cardim, botânico e consultor em biodiversidade nativa e arqueologia botânica para restauração da paisagem natural das cidades, a primeira ação de plantio aconteceu na cidade de Carapicuíba (SP), e contou com a presença do Projeto Ressavanar, coletivo local de preservação da mata atlântica, no qual revitalizou uma área carente de vegetação nativa e de aproximadamente 852 m².  Créditos: Luciana Prézia.

Já a segunda ação de reflorestamento aconteceu na capital gaúcha e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. O local escolhido foi a Praça Symcha Melon, espaço de 700 m², e que anteriormente estava desprovido de verde e sem cuidados ambientais. Créditos: Ângelo Bonini.

Durante o evento que aconteceu em São Paulo (clique aqui) e Porto Alegre antes da pandemia, foi instalado máquinas que eram responsáveis por recolher e triturar as garrafas de vidro usadas, armazenando a matéria-prima internamente e que posteriormente foi coletada e destinada à indústria do vidro, garantindo um ciclo sustentável deste material por meio da ação “Volte Sempre”.

Ao todo foram recolhidas 5.291 garrafas de vidro, sendo 3.099 em São Paulo, e 2.192 em Porto Alegre, e que posteriormente foram transformadas em novas embalagens do portfólio do próprio Grupo HEINEKEN, fechando a circularidade do material.

Para saber mais sobre o programa Volte Sempre, acesse: https://www.programavoltesempre.com.br .

Rótulo especial

A Bohemia lançou o rótulo especial ao cantor Gusttavo Lima feito com malte tipicamente utilizado na produção de whisk. Intitulado de Bohemia do Embaixador, foi lançada na última live do músico no sábado (6). A novidade, com lote limitado, chega em garrafas de 600ml, mas o consumidor que quiser garantir a sua precisa ficar antenado. A Bohemia do Embaixador será vendida exclusivamente pelo Empório da Cerveja (embaixadabohemia.com.br) .

Dia Internacional da Mulher 2

“Ela Faz a Cerveja Dela”, este é o tema da campanha de celebração para o Dia Internacional da Mulher deste ano do Pão de Açúcar, criada em parceria com a BETC/Havas. A rede começou uma história no ano passado ao dar luz à trajetória de empreendedorismo das Mulheres Baniwa, produtoras da Pimenta Jiquitaia, da Terra Indígena Alto Rio Negro (bacia do Rio Içana). Em 2021, para celebrar a data e seguir valorizando a atuação feminina nos mais diversos setores, a marca destaca o protagonismo da mulher cervejeira nos centros urbanos. Pode parecer que não, mas elas têm muito em comum: ocupam lugares estigmatizados ao contexto masculino e inspiram muitas outras mulheres para fazer o mesmo.

O filme conta com a participação de quatro mulheres do mundo da cerveja: Cris Krause, Júlia Reis, Carol Chieranda e Yumi Shimada, resgatando o protagonismo feminino na ancestralidade da produção da cerveja, que foi descoberta e criada por uma mulher. Elas vão compartilhar suas histórias e mostrar a relevância do poder feminino no universo cervejeiro. A iniciativa tem como principal objetivo contestar o pensamento de que mulheres não consomem e não entendem desse universo.

Confira:

Dia Internacional da Mulher 3

Os resultados de pesquisas das palavras “cervejeira” e “cervejeiro” em mecanismos de buscas escancara o longo caminho que ainda precisa ser percorrido pela equidade de gênero, começando pela maneira correta como as mulheres são referenciadas. Em um movimento inédito iniciado pela Ambev em busca de ressignificação e reconhecimento das profissionais que atuam no mercado cervejeiro, e pela dissociação do termo ‘cervejeira’, relacionado a eletrodomésticos, a companhia reivindica o uso correto da palavra no movimento #CervejeiraSouEu. Para incentivar essa mudança, o Empório da Cerveja, plataforma de e-commerce da companhia, deu o pontapé inicial com a alteração do nome do produto para geladeira de cerveja.

O manifesto #CervejeiraSouEu, lançado pela Ambev, junto com profissionais do mercado e apreciadoras da bebida, levanta o debate em torno do machismo na sociedade e, em especial, no meio cervejeiro, para promover mudanças na forma como as profissionais são reconhecidas e pela equidade de gênero. “Nossas vozes, juntas, têm força para promover mudanças estruturais. É importante garantir que cada vez mais pessoas conheçam e entendam a importância do trabalho desempenhado pelas cervejeiras e, assim, garantir que todas sejam reconhecidas e respeitadas como merecem”, reforça Laura Aguiar, Mestre-Cervejeira e Head de Conhecimento e Cultura Cervejeira da Ambev.

O movimento teve início no Twitter com uma mobilização reivindicado o uso correto do termo, realizado entre cervejeiras da companhia e especialistas do mercado. Com a hashtag #CervejeiraSouEu, mulheres estão sendo convidadas a compartilharem suas vivências.

O vídeo manifesto pode ser acessado na íntegra no link abaixo:

Lançamentos

Goose Island

Foto: Divulgação

A cervejaria traz a Goose Island Hazy IPA. A bebida chega como mais uma nova variante dentro dos estilos de IPA, onde a marca tem seu DNA instaurado, com 50 de IBU na escala de amargor e 6,5% de teor alcoólico. Será vendida em garrafa de 335ml no Empório da Cerveja e no Brewhouse da Goose Island, além dos bares, supermercados e restaurantes parceiros da marca.

Foto: Divulgação

Outro lançamento da marca é a Marina Tangerina, receita criada pela cervejeira Marina Pascholati, do estilo American Lager com raspas de tangerina, A novidade chega para homenagear todas as mulheres do universo cervejeiro e inicia o movimento #BrewlikeaGirl.

O produto estará disponível a partir de segunda, 08.03, e os interessados em degustar a novidade poderão pedir a Marina Tangerina pelo Rappi ou diretamente no Brewhouse de Goose Island, em Pinheiros.

Demonho

Não só 1 mas como 3 rótulos chegam ao mercado da cervejaria santista! São eles: Cabra da Peste (nova versão dessa Juicy IPA com cajá e coco), Inferno Tropical (Double Juicy IPA) e Distopia (West Coast IPA).

Seelaender

Reprodução: Facebook

A cervejaria traz a Clipper, do estilo West Coast IPA, com a combinação dos lúpulos Chinook, Citra e El Dorado, além de um Duplo Dry Hopping, Disponível em lata e chope.

Tarantino

Foto: Divulgação

Vem a Manga IPA, feita com 200kg de manga, resultando em 800 unidades da fruta na receita, feita também com os lúpulos El Dorado e Mosaic. O lançamento é também uma celebração ao Dia Internacional da Mulher, onde traz em seu rótulo a arte Soberana Ziza. Disponível em delivery e pontos de venda da marca.

Under Tap

A cervejaria traz o lançamento duplo dos rótulos Nau de Sonhos (Juicy IPA) e Nau de Pesadelos (American Sour com frutas vermelhas). Disponível no bar da marca em São Paulo e nos pontos de vendas.

Juan Caloto

Também em lançamento duplo, vem os rótulos Hay Pistas de Juan en Simcoe Village (West Coast IPA) e Digame El Paradeiro Daquele Mustacho (Juicy IPA), ambas disponíveis em delivery pela Startup Brewing e bares especializados.

OCA

Maiara é o mais novo rótulo da cervejaria, do estilo New England IPA, feita com lúpulos americano e australiano utilizando as técnicas de late hopping e duplo dry hopping. Disponível nos bares que trabalham com a marca.

Avós

Foto: @guigomes.fotografia

Depois do grande sucesso, Baltic Porter, a cervejaria traz em parceria com a Difford’s Guide Brasil, o rótulo Baltic Cognac Julep, uma Barrel Aged Baltic Porter com cognac e hortelã. Disponível somente na Casa Avós em edição limitada.

 

Atualizado? Semana que vem voltamos com mais resumão cervejeiro! Cheers!

#BeeRewindSemana09

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.