Bora começar a semana conferindo o que foi assunto no mundão cervejeiro na edição 6 do Beerewind? Começando com…
Mudanças
O Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (SINDICERV) anunciou a chegada de Márcio Maciel para o cargo de Presidente Executivo da entidade. Formado pela Universidade de Brasília (UNB), com pós-graduação em Gestão de Negócios pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) e mestre em Políticas Públicas pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), Maciel acumula experiência profissional de mais de 18 anos nas áreas de Relações Governamentais e Institucionais na indústria da alimentação, do agronegócio e da radiodifusão.
Entre as prioridades da sua gestão estão a coordenação dos assuntos comuns à categoria, o compromisso do setor com a agenda socioambiental e consumo responsável, para o contínuo desenvolvimento, em âmbito nacional e regional, de todo o setor da cerveja e das suas respectivas cadeias produtivas.
Para Márcio, a contribuição do setor cervejeiro no Brasil reflete a força motriz para o desenvolvimento e crescimento da economia do país. “Somos o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás da China e dos Estados Unidos. Então, vamos trabalhar a favor de toda a cadeia produtiva, unindo os seus elos, em prol dessa bebida que não sem razão, é uma paixão nacional”, explica Maciel.
O novo Executivo terá o apoio do atual superintendente da entidade, Luiz Nicolaewsky. Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos do Grupo HEINEKEN, continua presidindo a diretoria colegiada do Sindicato.
Carnaval 1
A terra do carnaval de rua e da cerveja artesanal tem que ter um bloco que reúna as duas paixões dos moradores de BH: Me Bebe que Sou Cervejeiro já está aquecendo os tamborins e gelando as cervejas para 2023. O desfile será no dia 18 de fevereiro de 2023, sábado de carnaval, com concentração a partir de meio-dia na rua Cláudio, 110, Prado. Quem quiser participar pode adquirir sua camisa no Sympla: https://bit.ly/mebebe2023. Muita animação puro malte e alegria esperam os foliões para este carnaval. A cervejaria Läut é a parceira deste projeto.
O Me Bebe que Sou Cervejeiro é o 1º do Brasil a desfilar um bloco de cerveja artesanal no carnaval. A ideia nasceu em uma mesa de bar, no final de 2014, fruto da paixão de quatro amigos pela cerveja artesanal mineira. A motivação foi então a de curtir a folia apreciando as boas cervejas locais e não somente as grandes marcas até então vendidas com exclusividade durante o carnaval de BH.
A ideia foi tão bem sucedida, que em janeiro de 2015, cerca de 150 amigos e familiares desses amigos aderiram à ideia, alugaram um trailer e encheram de chope artesanal! Foram todos para a pracinha Leonardo Gutierrez para celebrar o pré-carnaval. Naquela ocasião desfilava por ali o bloco Me beija que sou pagodeiro, e deste encontro inusitado, é que surgiu então o nosso nome, Me Bebe que Sou Cervejeiro, desde 2016 já fazendo parte da programação oficial do carnaval da capital.
O bloco Me Bebe que Sou Cervejeiro reúne cerca de mil foliões por cortejo. O público é formado por homens e mulheres acima de 30 anos, essencialmente famílias, pais, mães, seus filhos e até mesmo avôs e avós, animados por uma charanga de chão: são 10 músicos profissionais, que tocam as tradicionais marchinhas de carnavais passados e os mais variados hits da MPB.
Em 2023, vencida a pandemia, a expectativa é grande para celebrar a vida e a cerveja artesanal mineira na nossa Bélgica Brasileira, apelido carinhoso como é conhecida a cidade de Belo Horizonte no meio “craft”, devido às inúmeras cervejarias e bares de chope artesanal espalhados pela capital.
A parceria com a Läut Beer começou em 2018, quando a cervejaria se tornou a patrocinadora exclusiva do Me Bebe que sou Cervejeiro. De lá para cá já foram milhares de litros da melhor cerveja artesanal mineira para alegrar nossos foliões! E em 2023, teremos o orgulho de anunciar o ME BEBE como o 1º e único bloco do país a desfilar no carnaval acompanhados da melhor Pilsen do Brasil, Läut Beer Montesa, medalha de ouro no Festival Brasileiro da Cerveja.
Eisenbahn Craft Garten
O evento gratuito Eisenbahn Craft Garten aconteceu nos dias 4 e 5 de fevereiro em Curitiba, em formato inédito, para celebrar a cultura artesanal com muita música, arte, gastronomia e para quem aprecia viver o universo cervejeiro com paixão. A Pedreira Paulo Leminski, ponto turístico icônico da cidade, foi o local escolhido para receber, pela primeira vez, o festival proprietário da marca na capital paranaense. O evento foi gratuito e com número limitado de público.
O line-up da festa incluiu nomes do cenário da música local. Milk’n Blues e Marcelo Gross (ex-Cachorro Grande) se apresentaram no sábado, dia 4 de fevereiro. No domingo, 5 de fevereiro, foi a vez de Johaine e Hillbilly Rawhide. O som do festival foi comandado pelos DJs Chá di Lirian, Tacla e Laura Marcon.
Pensando no laço com a cidade, o Craft Garten montou o espaço Craft Market, onde convidou pequenos negócios para expor seus produtos em uma área dedicada a fomentar o universo e o valor da cultura artesanal. Além das ativações para divulgar os rótulos que fazem parte do portfólio da Eisenbahn, foi firmada a parceria com a marca local Morada Cia Etílica, referência em qualidade e inovação na comunidade cervejeira e etílica. Na parte gastronômica, o restaurante Gas Food se encarregou de oferecer opções de hambúrgueres e defumados harmonizados, perfeitos para acompanharem os diferentes estilos de Eisenbahn.
Idealizado pela Agência Atenas para oferecer uma experiência completa sobre o que é viver e sentir a qualidade artesanal, o Eisenbahn Craft Garten está previsto para acontecer em outras quatro cidades do país, durante este ano. Os próximos locais do evento serão divulgados em breve.
Assinou!
Uma das principais agências de live marketing do país, a MAK foi a responsável pela concepção e organização da convenção da Estrella Galícia, realizada na última quinta (02/02). O evento teve como objetivo promover o estreitamento de relações entre a marca de cerveja espanhola e seus fabricantes no país e o local escolhido foi o renomado hotel Rosewood, em São Paulo, tendo a presença dos CEOs e diretores, como Thiago Coelho, Gonzalo Font, Juan Paz e Ignacio Rivera.
Na concepção do evento foram desenvolvidas a identidade visual com base no brandbook da marca internacional, contando com infra-estrutura de telão, ambientação, área de degustação dos rótulos das cervejas, além de toda a organização de palestras.
“Fazer parte da convenção de um dos maiores rótulos de cervejas do mundo é uma responsabilidade. Isso demonstra a nossa experiência em entregar um trabalho de construção 360º das marcas, incluindo aspectos físicos, digitais e de relacionamento, respeitando a identidade e a história da Estrella Galícia, com um resultado 100% assertivo”, destaca Ti Bernardes, diretor-geral da agência MAK.
Além do evento, a agência também foi responsável pela primeira convenção de vendas da Estrella Galícia, ativações tailor made nas embaixadas da marca pelo Brasil e ações de live marketing realizadas para o grande público, como no Moto GP Brasil.
Chegou no BR!
O Todovino, e-commerce da importadora Interfood, apresenta três lançamentos da cervejaria americana Firestone Walker. Desta vez, as novidades são a Krieky Bones, Feral Vinifera e Violet Underground. Elas fazem parte da linha Barrel Works, conhecida por explorar a levedura selvagem, Brettanomyces.
A Krieky Bones foi idealizada com o intuito de ser uma edição limitada, porém o rótulo se tornou um sucesso entre os fãs da cervejaria que pediram mais unidades. A razão do seu sucesso é a adição de cerejas Montmorency nos barris em sua segunda fermentação. No aroma, os destaques são as notas de cereja, framboesa, amora, especiarias, couro e toques terrosos. Já na boca, ela possui corpo leve, alta acidez, boa carbonatação, notas de frutas vermelhas, com final limpo, frutado e persistente. O ideal é apreciá-la com queijos azuis e sobremesas à base de frutas vermelhas.
Criada em colaboração com o enólogo Andrew Murray, a complexidade da Feral Vinifera existe por conta da sua receita que traz a adição das uvas Sauvignon Blanc, Chenin Blanc, Viognier e Chardonnay. Encantando desde o aroma, o rótulo possui notas de abacaxi, manga, goiaba, limão, madeira, com toques florais, condimentados e minerais. No paladar, um corpo alto, acidez média/alta, com final frutado, mineral e persistente. A novidade combina com queijos azuis e frutos do mar.
Já a Violet Underground é um blend de duas cervejas distintas, sendo uma delas uma cerveja leve de trigo com framboesa e a outra, fermentada com leveduras selvagens, produzida pela Wild Beer Co. Para garantir o toque floral e elegante, também foi acrescentado pétalas de violetas que trouxe a singularidade do rótulo. Em seu aroma estão notas de frutas tropicais maduras, framboesa, toques florais e condimentados. Ao experimentá-la, ela possui corpo baixo, acidez assertiva, final elegante, fresco e complexo. Sua harmonização é com queijos leves, ceviche e frutos do mar.
Chegou ao fim
A cervejaria Achel deixou de ser trapista por conta da venda da marca. Com isso, o número de cervejas trapista na Europa fica em 10.
Lenda!
Se você é brasileiro, com certeza já viu o Zeca Pagodinho com uma latinha de Brahma na mão. O cantor, sambista e maior cervejeiro de todos os tempos, não perde uma oportunidade de espalhar seu carisma pelas ruas. E para celebrar essa parceria de longa data, por toda a sua história na música e por tudo que ele representa para o carnaval; Brahma faz homenagem a Zeca Pagodinho com lata especial, em edição limitada assinada pelo cantor. Nesta versão, a icônica lata vermelha de Brahma vem com a imagem de Zeca Pagodinho segurando o famoso copo americano de cerveja.
Festival Brasileiro da Cerveja
Há um mês do Festival Brasileiro da Cerveja, Blumenau (SC) começa a se preparar para um dos maiores eventos da bebida no país. Além das cervejarias, outros empreendimentos oferecem opções conectadas à bebida.
O Festival Brasileiro da Cerveja vai de 8 a 11 de março. De quarta (8) a sexta-feira (10) o evento abre às 18h. No sábado (11) a programação inicia às 15h. Ou seja: dá tempo de aproveitar outros atrativos da cidade.
Programação nas cervejarias: A Cerveja Blumenau prepara uma programação inédita para o período do evento. Além das visitas guiadas pela produção, de 6 a 12 de março acontecem degustações especiais na adega da marca Mestres do Tempo, um bar será montado antecipado as novidades que estarão no Festival, acontecem brassagens colaborativas com outras cervejarias e os visitantes ainda poderão aproveitar um outlet na loja de fábrica, com preços especiais.
No dia 7 de março, terça-feira que antecede a abertura dos pavilhões, a cervejaria realiza a segunda edição do BBQ & Beer, um evento que reúne especialistas em churrasco com receitas e harmonizações para degustação do público. Todas as informações estão em @cervejablumenau.
Novo Museu da Cerveja: O Museu Brasileiro da Cerveja foi completamente reestruturado e apresentado ao público em setembro de 2022. Portanto, mesmo quem já veio outras vezes do Festival Brasileiro da Cerveja ainda não conhece a nova experiência, composta de oito ambientes que contam a história da cerveja e da relação de Blumenau com a bebida.
De forma educativa e leve, o Museu da Cerveja mostra tanto aspectos técnicos que norteiam a produção da bebida quanto questões emocionais que conectam a população da cidade com a bebida – com degustações no percurso, claro. Os ingressos e todas as informações estão em www.museudacervejadeblumenau.com.br.
Drink com cerveja e sete tipos de torresmo: A relação da cerveja com a mixologia está ganhando espaço em todo o país. No Seu Porco, casa que valoriza a carne suína em diversas receitas originais e releituras, um dos drinks mais pedidos do novo cardápio é a prova disso. Com tequila, limão, borda de sal e uma long neck (literalmente) de cerveja Pilsen da casa, a receita chamada de Porca Doida agradou os clientes.
Na casa, que tem unidades em Blumenau, Balneário Camboriú e Timbó, também é possível harmonizar sete rótulos da Cerveja Blumenau com os pratos. Uma curiosidade: são sete tipos de torresmo disponíveis para combinações. Mais informações em www.seuporco.com.br.
Harmonização com gastronomia internacional: Um dos grandes aprendizados sobre a cerveja artesanal nos últimos anos foi a possibilidade imensa de harmonizações que ela possibilita. No Restaurante Moinho do Vale, além da vista para a curva do Rio Itajaí-Açú, os visitantes podem combinar as receitas da casa com 12 rótulos de cervejas artesanais regionais.
Para o período do Festival, a casa também prepara pratos com cervejas artesanais nas receitas, como ingredientes de pratos inspirados na gastronomia internacional. Mais informações estão em www.restaurantemoinhodovale.com.br.
Provar outras possibilidades com lúpulo: O lúpulo não é a matéria-prima apenas da cerveja em Blumenau. Uma das empresas mais tradicionais da cidade, a Schluck Licores é também a criadora do primeiro licor de lúpulo no país. Na loja, localizada no Empório Vila Germânica, é possível provar a receita original e ainda a versão com morangos.
Dentro do Festival Brasileiro da Cerveja, a marca terá um espaço onde estarão disponíveis, além dos licores, drinks que se relacionam com o universo da cerveja. Mais informações estão em @schlucklicores.
Carnaval 2
Após hiato, a sede da Cerveja Avós, consagrada por suas Lagers artesanais redondas e criativas, volta a ser palco da folia. Com atmosfera acolhedora, ares de cidade do interior e cara de casa de vó, o bar saúda o Carnaval com cervejas descomplicadas, ótimo atendimento, música ao vivo e repertório que traz o melhor do samba raiz, brasilidades e muita alegria.
Nos Bailes da Véia, todos e todas são bem-vindos, dos foliões mirins aos seniores, famílias, casais e pets. Para abrir os trabalhos do final de semana, na sexta-feira dia 17 de fevereiro, quem dá o tom do “esquenta”, a partir das 18h, é Paula Souto que solta a voz com o melhor da música brasileira. No sábado de Carnaval, 18 de fevereiro, quem comanda a folia são os Boêmios da Ipojuca.
Circulam pelas torneiras da Casa Avós, além de rótulos já queridinhos como Vó Maria e o seu Lado Zen, Hoppy Lager e Vó Maria in Concert, India Pale Lager, a recém lançada Véia Viaja 4, uma German Pils de 4.5% de teor alcóolico. Inspirada pela última viagem de Junior Bottura e Mariana Almeida pela Europa, a receita foi elaborada com os lúpulos nobres alemães Tettnang e Hallertau Mittelfrüeh e entrega perfil floral, delicado e elegante. Assim como o estilo tradicional, a Veia Viaja 4 é bem carbonatada, refrescante, tem amargor bem inserido e equilibrado pela base de maltes, com final levemente seco.
Promoção
O Montana Grill, rede de franquias da Halipar (Holding de Alimentação e Participações) que oferece cortes selecionados de carne, promete atenuar o calor da estação com a ação “Montana Grill Apresenta: Verão Com Muita Brahmosidade”, que vai presentear clientes com 100 cervejeiras exclusivas Brahma Duplo Malte. Para participar, é preciso pegar um número da sorte, entregue na compra de uma refeição (prato, burger ou porção) e uma bebida (chope, cerveja ou refrigerante), e cadastrá-lo no site oficial da promoção, válida até o dia 20 de fevereiro.
O sorteio será realizado pela loteria federal no dia 25 e a divulgação dos ganhadores, no início de março.
No topo
No mercado há mais de 600 anos, Spaten é uma cerveja de estilo forte que aposta na qualidade e na diferenciação para se manter relevante para o consumidor. A marca que revolucionou o mercado no ano passado, agora ganha o título de Melhor Cerveja Puro Malte do mercado, pelo júri da coluna Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo.
A iniciativa contou com um júri formado por sommeliers e mestres cervejeiros, como Edu Passarelli, professor do Instituto da Cerveja Brasil; a jornalista Bia Amorim; Junior Bottura, mestre cervejeiro; Guto Procópio, sócio de cervejarias e Julia Leme, consultora de hospitalidade e gestão de restaurantes e bares. Os especialistas degustaram 13 marcas de cerveja e avaliaram características como cor, estabilidade da espuma, brilho, aroma e sabor.
“Spaten é uma das primeiras puro malte do mundo e foi feita especialmente para trazer um diferencial para o consumidor. Queremos, cada vez mais, mostrar como o estilo Munich Helles garante um sabor único, cheio de histórias e que pode agradar a todos os paladares”, destaca Laura Aguiar, Head de Conhecimento e Cultura Cervejeira da Ambev.
Carnaval 3
Exposição de marca, experimentação de produtos, patrocínio aos principais blocos, festas e camarotes, entre outras diversas ativações. É dessa forma que a Amstel, cerveja puro malte do Grupo HEINEKEN, retorna ao tão aguardado Carnaval. Neste ano, a marca estará celebrando os momentos de conexão e união que a data proporciona e reforça suas credenciais de qualidade, em especial a magia da levedura holandesa – responsável por unir água, malte e lúpulo e transformar em Amstel. Presente no Brasil desde 2015, foi a partir do ano seguinte que a marca se tornou uma das pioneiras no incentivo e crescimento do Carnaval de rua em São Paulo. Agora, após o hiato por conta da pandemia de Covid-19, apresenta suas principais novidades, reforçando ainda mais sua veia carnavalesca.
Os blocos de rua patrocinados pela Amstel neste ano e as datas de seus desfiles são: Casa Comigo (11 de fevereiro), Acadêmicos do Baixo Augusta (12 de fevereiro), Confraria do Pasmado (12 de fevereiro), Tarado Ni Você (18 de fevereiro), Unidos do Swing (20 de fevereiro) e Pagu (21 de fevereiro). “Quando nós, como marca, buscamos eventos e patrocínios, também temos a ideia de como iremos promover uma experiência positiva de entretenimento, conexão e experimentação para o maior número de pessoas. Entendemos que o segredo de uma boa marca não é apenas patrocinar um evento, mas criar histórias e momentos marcantes para os consumidores ao redor dele”, comenta Anna Luisa Dafico, gerente de marketing de Amstel no Brasil.
A marca investe em uma série de experiências para estabelecer contato e interagir com os foliões e com os participantes dos principais blocos de São Paulo. Uma das atrações será o Amstelfone, que estará nas ruas por onde os blocos desfilarão. E a brincadeira é simples: basta atender o telefone, ouvir a mensagem e ganhar uma Amstel gelada – lembrando que o telefone tocará de forma aleatória e sem prévio aviso. A ação, que será em mídia OOH, será em cocriação com o HNK LAB.
A Amstel contará também com o trabalho da TV1, agência responsável por outras brand experiences nesse período. Uma das principais ações será o CarnaCapela, uma ativação itinerante dedicada aos apaixonados. Nela, os foliões poderão se “casar” e ficar juntos até que a quarta-feira de cinzas os separe (ou não). Todo amor será bem-vindo e vale se casar com quem quiser e com quantos quiser. As latas de Amstel vão ser transformadas em ring box e dentro delas haverá alianças feitas com os lacres das latinhas.
No alto dos trios elétricos, haverá o Mic Amstel, e a latinha da marca será a estrela da vez. Isso porque os microfones estarão “fantasiados” de Amstel, participando bem de perto, e ativamente, de todos os que fazem a festa – puxadores do trio, bateria, cantores e cantoras que trazem os melhores hits. Os blocos parceiros também terão o Brilho na Lata. Aproveitando o formato clássico da lata Amstel, serão distribuídas minilatinhas Amstel, brindes contendo saquinhos de glitter biodegradável nas cores prata, dourado e vermelho. Pequenas e simples de carregar, as minilatas da Amstel vão garantir aos blocos ainda mais brilho.
Lançamento
A parceria Invicta & All Beers trouxe mais uma rótulo colab, a Caffeine Sunrise. Ela é um Coffee IPA com adição de café e o desenho criado pela artista @shee_arts.
Você já votou?
Ainda não votou nas 50 Cervejas de 2022? Corre que ainda dá tempo! (clique aqui)
Prontinho! Atualizados! Semana que vem voltamos com mais resumão cervejeiro! Cheers!
#BEEREWINDSemana06