Há 4 anos sem gravar material inédito, o Angra chega com mais este CD um tanto aguardado pelos fãs de carteirinha da banda. Rafael, Bruno Sutter e Alírio Netto gravaram os “backing vocals” para este álbum que foi lançado no Japão em Dez/2014 e somente em Jan/2015 no Brasil e resto do mundo.
Disco produzido por Jens Bogren, com pré-produção de Roy Z. Primeiro trabalho de inéditas com o vocalista Fabio Lione e o novo baterista Bruno Valverde. Este disco tem várias peculiaridades, dentre elas participações especiais e além do som ser bem diferente de tudo o que já ouvimos com o Angra, também tem Mr.Bittencourt cantando em algumas das faixas.
Bom, vamos à difícil missão de eu ter que fazer um review de um trabalho do Angra (o chefe quem o diga não é mesmo mestre?):
1.Newborn Me
“Música de trabalho” (para os mais antigos!) que marca muito com seu refrão que fica na cabeça e não sai mais. Tem algumas partes progressivas mas em doses bem simples e sutis. Não é à toa que virou vídeo Clipe, o primeiro de 4 deles deste disco.
2.Black Hearted Soul
Música bem rápida, aliás tudo muito rápido, menos o começo! Até o vocal do Lione está bem diferente mas gostei bastante. Principalmente dos dotes “operísticos” que se ouve em várias partes da música.
Também foi representada por vídeo Clipe. Dos 3 vídeos deste disco este é o meu favorito porque são uma compilação de takes de shows.
3.Final Light
Música que também é bem marcada pelo refrão e que também virou videoclipe. Boa música e com instrumentais na linha tradicional.
4.Storm of Emotions
Primeira balada do disco. Começa com o Felipe dedilhando seu baixo e tanto o vocal quanto os instrumentos vão se juntando sutilmente até todos completarem o time e a ambientação cênica. Vale lembrar que Mr.Bittencourt também alterna os vocais com Lione. Mais um videoclipe da banda.
5.Violet Sky
Gosto bastante desta música, principalmente da voz de Mr.Bittencourt, está bem diferente do habitual.
6.Secret Garden (featuring Simone Simons)
Segunda balada do disco e a minha preferida deste. Parece uma música feita para um filme. A banda foi muito corajosa em deixar a faixa título a cargo de uma convidada especial, aliás, especialíssima… estamos falando nada mais nada menos de Simone Simons (Epica). Representou muito bem sua participação.
7.Upper Levels
Ritmos inovadores! Logo de começo me lembrou muito o projeto solo de Kiko Loureiro, lembrando que o próprio Bruno participou dele, depois muda tudo, seguindo uma linha mais tradicional, tanto com os instrumentos como com o vocal.
8.Crushing Room (featuring Doro Pesch)
Seguindo uma linha mais tradicional porém com os vocais duelando entre Mr.Bittencourt e a divina Doro Pesch. Cá entre nós, o Rafael sabe cantar e onde pode chegar com a sua voz, nem mais e nem menos, no seu limite e é isso que temos: um vocal limpo e respeitador.
9.Perfect Symmetry
Bem rápida e as guitarras flamejando solo logo nos primeiros segundos. Tudo bem rápido e bem alinhado com partes orquestrais e tudo o que temos direito.
10.Silent Call
E pra “fechar a conta e passar a régua” mais uma balada também cantada por Mr.Bittencourt no estilo acústico. Novamente reforço: Rafael manda muito bem cantando e sabe o seu limite e este limite nos agrada muito bem.
No Geral
As pessoas mudam e as bandas também e o Angra não é exceção à esta regra. Alguns fãs irão estranhar tal trabalho mas faz parte do crescimento pessoal e profissional de cada integrante.
Achei este trabalho bem parecido com os trabalhos do Lione nas outras bandas, me parece que ele trouxe muito de sua experiência para este trabalho com o Angra. Ele tem muitas coisas interessante dentre elas procurem por uma versão do A-HA – “Take on Me” cantada pelo Lione em sua banda Vision Divine. Ja era fã desta música com o A-HA e com ele ficou espetacular.
Ponto positivo
Percussão bem legal e sempre presente nas músicas de uma forma bem elaborada e as guitarras ainda lembram bastante o nome e o peso que o nome “Angra” carrega.
Ponto negativo
Achei a arte da capa bem futurista mas um pouco confusa. Ela fica um pouco mais clara quando se vê o video Clipe “Newborn me”.
Vi na internet (e para quem participou de alguns shows eles tocaram!) a música Synchronicity II (cover do The Police). Eu acharia legal se eles tivessem colocado este cover no set list normal do disco e não como bônus de uma versão importada. O Rafael também divide os vocais nesta com o Lione.
Outro ponto de vista: Individualmente são excelentes músicos e quem sou eu para registrar o contrário disso, porém a soma de todos eles não representam neste trabalho o que o nome Angra representa e realmente é neste trabalho. Ainda, pra mim, o Angra é a melhor banda de todos os tempos (quem me conhece sabe o que eles representam para mim!), mas este trabalho não consegue externar isso, pelo menos ainda não. Este Angra precisa definitivamente abrir os portais do “jardim secreto”, deixá-lo exposto, visível para todos nós fãs da banda.
Vão levar 9 cervejas bem geladas.
Formação
Rafael Bittencourt – guitarra elétrica, acústica , violão e backing vocals
Kiko Loureiro – guitarra elétrica, acústica , violão e backing vocals
Felipe Andreoli – baixo e violão
Fabio Lione – vocais
Bruno Valverde – bateria, percussão
Track List
1. Newborn Me
2. Black Hearted Soul
3. Final Light
4. Storm of Emotions
5. Synchronicity II
6. Violet Sky
7. Secret Garden (feat. Simone Simons)
8. Upper Levels
9. Crushing Room (feat. Doro Pesch)
10. Perfect Symmetry
11. Silent Call