fbpx

A Ambev atingiu mais uma de suas metas públicas em gestão hídrica. Nos últimos 20 anos, a companhia reduziu em mais de 55% a utilização de água nos processos de produção de cerveja do seu portfólio, passando de 5,36 litros para 2,39 litros de água em 2024, um modelo para a indústria. A meta estabelecida em 2018 previa a diminuição para 2,5 litros até 2025.

A redução de água necessária para produção dos produtos atingiu seu menor patamar no último ano e representa um importante passo para o negócio e para a sustentabilidade de toda a cadeia. Os números se referem a toda a água utilizada no processo de produção dentro das cervejarias. “Aqui, medimos os consumos do início ao fim, desde a água utilizada nos refeitórios e no processo de produção, até mesmo as designadas para a limpeza das tubulações e equipamentos. A água é nosso principal ingrediente, e usá-la de forma inteligente garante a sua conservação”, explica Renata Van Der Weken, Diretora de Meio Ambiente da Ambev.

Segundo a executiva, um dos pontos cruciais para atingir a meta estabelecida foi a instalação de tecnologias que possibilitam o tratamento e o reuso da água em atividades ligadas à limpeza e às utilidades em geral. “Após a esterilização de uma tubulação limpa, por exemplo, a água utilizada em vez de ser descartada pode ser destinada ao enxágue inicial de um outro tanque que está iniciando seu processo de limpeza, sempre garantindo a qualidade nos processos. Também investimos em eliminar o descarte de água em pequenos equipamentos de resfriamento, onde a água era descartada e passou a recircular sendo reutilizada várias vezes em circuitos fechados.”

O retorno positivo de iniciativas e projetos implementados nas cervejarias e outras operações da companhia comprovam que a união do ecossistema para pensar e executar soluções em prol do meio ambiente e contra o desperdício são as prioridades da Ambev.

“A nossa missão é preservar o nosso bem mais precioso e utilizá-lo da forma mais inteligente e sustentável possível. Isso inclui uma série de ações internas, como treinamentos, manutenção e gestão da água, além dos nossos mais de 30 mil colaboradores engajados em cuidar e preservar a matéria-prima que dá vida às nossas cervejas”, conta Lisa Lieberbaum, Head de Sustentabilidade da Ambev.

Outra grande frente é a medição de consumos em diferentes etapas da produção para mapear os avanços no processo, possibilitando uma melhor gestão por setor nas cervejarias, recuperação e reutilização.

Jornada pela Água

A Ambev possui, entre as ambições firmadas também para 2025, o objetivo de melhorar de forma mensurável a disponibilidade e a qualidade da água para 100% das comunidades em áreas de alto estresse hídrico. A meta vem sendo acompanhada de perto pelo time de Sustentabilidade da companhia, que soma avanços em seu projeto de preservação e restauração de bacias hidrográficas, o Bacias e Florestas, que conta com mais de 2 milhões de árvores nativas plantadas, o equivalente a mais de 500 árvores plantadas por dia nos últimos 10 anos. Em 2023, o CEO da companhia, Jean Jereissati, assinou o compromisso do Pacto Global para acelerar a meta proposta pela Agenda 2030 da ONU do Movimento + Água, iniciativa que busca avanços em saneamento e segurança hídrica.

Além disso, a Água AMA acaba de anunciar mais um importante passo para levar água potável a quem não tem. Com meta para 2025, a companhia impactou, antes do previsto, 1 milhão de brasileiros com o primeiro produto social da Ambev, cujo lucro é inteiramente revertido para projetos de infraestrutura para comunidades e localidades necessitadas. As iniciativas fazem parte do objetivo da companhia em gerar inclusão produtiva no Brasil, por meio de empoderamento financeiro, conhecimento e conexão.

 

Fonte: Loures

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.