7º Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn

Aconteceu na última semana do dia 14 de março a sétima edição do concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn onde premia o melhor cerveja escolhida pelo estilo definido pela cervejaria anualmente.

A edição de 2016 foi definida a Altbier, um dos estilos mais tradicionais e antigos da escola alemã, remetendo a caramelo, cereal e malte. Poucas cervejarias no Brasil faz este tipo de cerveja, uma delas é a Bamberg de Votorantim. A escolha foi em comemoração aos 500 anos da lei da pureza alemã (Reinheitsgebot) celebrado em 2016.

Depois dos 15 finalistas serem revelados, apenas dois chegaram a tão esperada final, Adriano Sachweh de Santa Catarina e Lúcio Botelho do Rio de Janeiro, ambos estão sendo representados por estados bem peculiares em sua cultura cervejeira. Adriano que é de um estado onde tem um numero grande de cervejarias e os principais festivais do Brasil e Lúcio que chega na nova ‘leva’ das cervejarias cariocas que estão em crescimento constante.

A escolha foi em São Paulo com a presença dos proprietários da Einsenbah e claro dos finalistas, que numa seletiva feita pelos jurados renomados no mercado, escolheu a do Lúcio Botelho, como a melhor Altbier do Brasil e terá sua receita comercializada pela marca. Ela agora entra no best-seller da cervejaria como uma das receitas anuais do concurso. A oitava edição já está definido o novo estilo, numa votação via Facebook,  o público escolheu a American Pale Ale como o próximo estilo a ser feito.

Lúcio Botelho

“Estou muito feliz em ganhar esse prêmio e reconhecimento. Faço cerveja em casa há 4 anos e desenvolvi essa receita uma única vez, somente para concorrer o concurso. Gostaria de agradecer ao Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn pela oportunidade tanto para mim como para outros cervejeiros caseiros”– comenta.

Confira abaixo um pouco de como foi a premiação;

 

Agradecimentos: Josi Campos (FSB)

About Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Check Also

Lagoa Bier Fest traz os anos 80 e cerveja artesanal no Rio de Janeiro

Comentários no Facebook

Comentários

%d blogueiros gostam disto: