7 músicas da Independência do Brasil

A data da Independência do Brasil chega num momento onde nosso país está sofrendo por uma reforma política desde a bomba do impeachment nos anos 90. As 7 canções de diferentes décadas falam por si só o que os brasileiros pensavam e por incrível, a canção fica ainda mais atual com a situação.

Anos 60

Na década de 60 no Brasil ficou marcado pela curta gestão de Jânio Quadros da presidência (31/01/1961 – 25/08/1961) no qual o mesmo pediu a renúncia de seu cargo que foi marcado por muitas polêmicas em sua gestão, uma delas foi condecorar Ernesto Che Guevara, que era um dos líderes da revolução cubana. Na sua curta passagem proibiu o biquíni na transmissão televisionada dos concursos de miss, proibiu as rinhas de galo, o lança-perfume em bailes de carnaval e regulamentou o jogo carteado.

Jânio após renuncia, ainda iria sofrer com o Regime Militar em 1964 que teve seus direitos políticos cassado junto a João Goulart e Juscelino Kubitschek, direitos que o mesmo recebeu novamente a partir de 1974.

Ronnie Von – Anarquia (E assim nós iremos adiante/ Iremos custe o que custar /Pois as ordens vêm de um alto-falante que só nós/ Não conseguimos escutar)

Caetano Veloso – Alegria Alegria (Em caras de presidentes/ Em grandes beijos de amor/ Em dentes pernas bandeiras/ Bomba e Brigitte Bardot)

Anos80/Anos90

O ano também foi marcado com a aprovação a emenda constitucional que restabelece as eleições diretas para os governadores dos Estados e do Distrito Federal. Também a década ficou marcada pelo nascimento do Partido dos Trabalhadores que foi formado por militantes de oposição do Golpe Militar, sindicalistas, intelectuais, artistas e católicos ligado a Teologia da Libertação. Além de muita corrupção que só crescia no Brasil.

Já nos ano 90, aconteceu o processo de impeachment de Fernando Collor que ficou marcado pela geração dos caras pintadas que vestiram o verde e amarelo para apoiar a saída do presidente. Além do escândalo na “Casa da Dinda” e a morte inexplicável de PC Farias, que era tesoureiro de Collor na época.

Legião Urbana – Que País é Esse? (Nas favelas, no senado/ Sujeira pra todo lado/ Ninguém respeita a constituição/ Mas todos acreditam no futuro da nação)

Inocentes – Pátria Amada (Pátria amada, como pude acreditar /Em palavras vazias e promessas soltas no ar/ Pátria amada, você me decepcionou /Quando eu lhe pedi justiça, você me negou)

Cazuza – Brasil (Brasil /Mostra tua cara /Quero ver quem paga /Pra gente ficar assim /Brasil /Qual é o teu negócio? /O nome do teu sócio? /Confia em mim)

Anos 00/Anos 10

Durante a década de 00, a presidência passou do governo FHC para o governo Lula, ainda em sua gestão passou pela forte crise de 2008/2009 que gerou muitas demissões naquele período. Ainda em sua gestão que foi criado pacotes para a população carente ainda questionado até hoje por muitos pelo modo como foi direcionado.

A partir dos anos 10, o Brasil teve sua primeira presidente mulher, Dilma Rousseff onde sua passagem foi interrompida em sua segunda gestão, após ser reeleita em 2014 e com a crise econômica que iniciava a partir de 2015, culminou-se ao forte pedido de impeachment da presidenta que se fortaleceu em 2016 e concretizou no dia 31 de Agosto. Além de inúmeros protestos que percorreu o país todo, chegando a ter cerca de 3 milhões a favor num dia e 1,5 milhão contra no outro. 3 anos antes, o estopim dos protestos foram contra o aumento das passagens de ônibus na capital de SP, que se espalhou por todo o Brasil.

O Rappa – Vem Pra Rua (Vem, vamo pra rua /Pode vim que a festa é sua /Que o Brasil vai tá gigante /Grande como nunca se viu)

* A canção do Rappa que foi feito para uma campanha de carro durante as chamadas para a Copa do Mundo, acabou sendo usada durante os protestos contra a passagem de ônibus.

Scalene – Nós > Eles (Não podemos mais esperar /Nós somos a maioria /Submissos e entorpecidos, sim./ Nos falta coragem/ De trocar nossa ração pela razão.)

 

 

#Brasil

 

About Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Check Also

Rewind – #49

Comentários no Facebook

Comentários

%d blogueiros gostam disto: