fbpx

A edição de hoje do ‘Qual eu Bebo?’ é bem especial, afinal são com os rótulos da Cerveja Letra de Portugal, rótulo que é bem difícil vir para cá e foi degustado especialmente com a presença do cervejeiro Filipe Macieira, que esteve no país por conta do rótulo colaborativo com a brasuca Cevada Pura, a Nanquim e também para participar da edição do Slow Brew Brasil que aconteceu no último sábado em Campos do Jordão.

A história da Cerveja Letra é bem recente, tem cerca de 3 anos, mas dois anos antes, Felipe já tinha uma larga experiência na panela, onde foi fundamental em colocar em pratica nos tanques as receitas que foram criadas antes. Toda sua base dos nomes dos rótulos são baseados em letras do alfabeto. Em conversa com Felipe no evento de degustação no Empório Alto dos Pinheiros em São Paulo, ele nos contou que as ordens do alfabeto não remetem diretamente a cerveja, mas gera uma referência ao consumidor em escolher o rótulo, já que na garrafa tem o explicativo sobre a cerveja.

Outra curiosidade é que o lúpulo Cascade é de sua plantação própria localizada em Vila Verde, sede da cervejaria, onde o local já é tradição em plantação deste tipo, cerca de 30 anos. A Cerveja Letra são conduzidas pelo Felipe Macieira  e Francisco Pereira.

Vamos ao abecedário!

Harvest & Friends (Estilo: American IPA / ABV: 7%) Preço: Não Informado

harviest

A cerveja é feita especialmente no evento que a cervejaria promove para a colheita do lúpulo em Vila Verde, estes mesmos lúpulos onde é feita o rótulo anual. De coloração alaranjado, aroma moderados dos lúpulos herbal e cítrico, que condiz no paladar junto a um leve resinoso. Corpo e amargor médio, final seco.

Sugestão de Harmonização: Carne de porco

Letra F (Estilo: India Pale Ale / ABV: 6,5%) Preço: Não Informado

letraf

Entrando nas cervejas do alfabeto temos a Letra F, de coloração laranja, aromas intensos dos lúpulos cítricos americanos, no paladar se equilibra com o dulçor do malte e um leve resinoso. Corpo e amargor médio, final seco.

Sugestão de Harmonização: Hambúrgueres de carne bovina

Letra E (Estilo: Belgian Strong Dark Ale / ABV: 9%) Preço: Não Informado

letrae

A Letra E tem uma coloração marrom, aroma do malte caramelo, leve toffee que condiz no paladar junto a um aquecimento alcoólico. Corpo e amargor baixo, final seco.

Sugestão de Harmonização: Embutidos

Imp5rio (Estilo: Saison – Farmhouse Ale / ABV: 10%) Preço: Não Informado

imp5rio

A cerveja que é uma colaborativa com a portuguesa Dois Corvos, tem uma coloração amarelo dourado, aroma das leveduras, frutas amarelas que se equilibram no paladar. Corpo e amargor baixo, final seco.

Sugestão de Harmonização: Pratos com atum

Letra OAK (Estilo: Belgian Strong Dark Ale / ABV: 12%) Preço: Não Informado

letraoak

De coloração rubi, aroma de frutas secas, leve madeira, esteres e leveduras, condiz no paladar com um aquecimento alcoólico. Corpo e amargor baixo, final seco.

Sugestão de Harmonização: Embutidos

Nanquim (Estilo: Imperial Double Stout / ABV: 12,05%) Preço: Não Informado

namquin

A colaborativa com a Cevada Pura tem pouquíssimo tempo de envase, coloração negra, aroma chocolate, madeira, café, no paladar entra a cachaça junto ao aquecimento alcoólico, com o tempo ela pode ter mais equilíbrio. Corpo e amargor baixo, final seco.

Sugestão de Harmonização: Sobremesas à base de chocolate amargo

Para entrar no clima da cervejaria portuguesa, vamos com uma parceria que serve como trilha deste Brasil X Portugal: Titãs e Xutos & Pontapés!

Links:
http://www.cervejaletra.pt
https://www.facebook.com/pages/Cerveja-LETRA/

 

Franziskaner Kristall Klar, Hefe Weisbeer Dunkel e Hefe Weissbeer Hell – Pague 2 e Leve 3
Aproveite

 

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.