fbpx
Tão antiga quanto a Revolução Francesa, a Cervejaria St Sylvestre apresenta rótulos com maltes e lúpulos especiais

Apesar de ser comum a associação de vinhos com a França, o país abriga também regiões e vilarejos onde há tradição na produção de cervejas artesanais. E foi na pequena vila de St-Sylvestre-Cappel que o Beerhunter da WBeer.com.br, Diego Cartier, descobriu o potencial da cervejaria Brasserie St Sylvestre – uma das mais antigas do país, com arquivos que datam antes mesmo da Revolução Francesa. A Brasserie é reconhecida pela qualidade de sua bebida e pelo pioneirismo no país, além de ser famosa por produzir cervejas elegantes, complexas, encorpadas, fáceis de beber e muito saborosas. Seus rótulos Bière Nouvelle, Gavroche, 3 Monts e Monts Grande Réserve são vendidos Brasil com exclusividade pela WBeer.com.br.

“Há cerca de 100 anos existiam mais de mil cervejarias na França, mas após as guerras e problemas como a falta de investimentos, a maioria infelizmente fechou, sobrando apenas verdadeiros resistentes que hoje veem um renascimento da cerveja artesanal no país” explica o Beerhunter, Diego, que busca sempre novidades mundo afora.

Os rótulos produzidos por esta cervejaria são muito ímpares, com estilo Bière de Garde, que são cervejas fermentadas durante o inverno ou na primavera, para evitar problemas com a levedura durante o verão.

biere

A Bière Nouvelle é uma cerveja sazonal feita com lúpulos e maltes da colheita anterior, já que é só produzida no inverno. Segundo Diego, esta é uma cerveja com boa formação de espuma, dulçor agradável com notas frutadas de maçã, pera, toque de mel, caramelo, malte e especiarias. A Gavroche é um exemplar de 1997 com equilíbrio entre malte e lúpulo. O sabor é ressaltado pelos aromas de frutas, ervas, tostados e condimentados. “O nome desta cerveja faz menção a um famoso personagem de um garoto generoso e rebelde da trama ‘Os Miseráveis’, de Victor Hugo”, ressalta Cartier.

biere2

Os rótulos mais emblemáticos desta cervejaria receberam o nome em homenagem aos três montes que rodeiam a vila onde se situa a Brasserie Saint Sylvestre. A 3 Monts é um rótulo robusto e tem destaque por suas notas maltadas, picante e toques frutados. É uma cerveja seca e amarga. A Monts Grande Réserve é feita também com maltes especiais, cultivados no norte da França, deixando-a com uma coloração âmbar. “O segredo dessa cerveja está no fato de que eles usam duas leveduras: a mesma da clássica 3 Monts e outra descoberta recentemente”, afirma o Beerhunter.

Sobre a Brasserie Saint Sylvestre:

É uma cervejaria situada na pequena vila de St-Sylvestre-Cappel. Há registros que datam sua existência antes mesmo da Revolução Francesa em 1789. Foi comprada pela família Cordonnier. Em 1920, a cervejaria, que pertencia a Marcel Bacquart, foi vendida para seu sobrinho, Rémy Ricour. O método de fermentação da Saint Sylvestre nunca mudou. Outra curiosidade é que a maioria dos trabalhadores desta cervejaria são moradores da vila de St Sylvestre, e os lúpulos usados são cultivados nos três montes que rodeiam o vilarejo e que inspiraram o nome de dois rótulos.

Para mais informações visite os endereços:

www.wbeer.com.br
www.wbeer.com.br/info/clube/
www.facebook.com/WBeerOficial
www.instagram.com/wbeeroficial/
www.twitter.com/WBeerOficial
@WBeerOficial

 

 

Fonte: Art Presse

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.