Há exatos 206 anos atrás, no dia 12 de outubro, um rei apaixonado resolveu celebrar seu casamento com uma festa em que todos pudessem participar. O rei bávaro Ludwig I e sua mulher, a Princesa Tereza da Saxônia, organizaram uma festança com corrida de cavalos para todos os moradores de Munique, na Alemanha, em um parque longe do centro chamado Theresienwiese. O evento fez tanto sucesso que se repetiu ano a ano até os dias de hoje, inclusive no mesmo parque. Hoje, o evento conhecido como Oktoberfest, é considerado o maior festival de cervejas. Para celebrar o mês da “Oktober”, a Sommelière da Wbeer.com.br, e-commerce que seleciona e entrega cervejas em todo o país, – Flávia Oliveira, indica harmonizações de cerveja com pratos típicos alemães.
Atualmente essa festa acontece em diversos países. No Brasil, a festa realizada em Blumenau é considerada a segunda maior do mundo, atrás apenas da festa original. Todos os anos milhares de turistas passam por essa experiência de muita cerveja, comida e música. A sugestões de Flávia são para os que também querem celebrar em casa, basta escolher uma boa cerveja e sua comida favorita do estilo germânico.
O Brezel – como é chamado o Pretzel alemão- é um pãozinho entrelaçado em forma de nó, assado e salgado. Para acompanhar o petisco, a Beer Sommelière indica a Pack Eisenbahn Kolsch, que, segundo ela, é uma cerveja leve que limpa o palato do sabor salgado marcante do Pretzel. Outra opção salgada, e pela qual a Alemanha é muito conhecida, são as variedades de salsicha. Para a salsicha branca, Weißwurst, feita com vitela, a melhor pedida é um rótulo do estilo Weisbeer, como a Erdinger Weissbier Mit Hefe. Flávia explica que este é o prato típico de café da manhã da Baviera que acompanha mostarda doce. “Há algo profundamente satisfatório nessa harmonização, algo que desafia a explicação lógica e sensorial “, completa a Beer Sommelière.
Já com as salsichas vermelhas – Wurst, que normalmente acompanham a famosa conserva de repolho alemã fermentada, o chucrute, a harmonização perfeita é com uma cerveja tradicional de Berlim, a Freigeist Kö penickiade. O prato Eisbein, o joelho de porco, é uma carne bem tenra e suculenta. Flávia explica que a chave para a harmonização desta comida é uma cerveja com toques defumados como a Freigeist Abraxxxas Pear Lichtenhainer, do estilo Berliner Weisse, uma variação da cerveja branca do norte da Alemanha. Essas cervejas ácidas eram muito consumidas no período medieval. Essa é uma bebida cheia de personalidade e que, além de resgatar uma tradição, é uma boa combinação para o joelho suíno” diz a Beer Sommelière.
Doces típicos
O Apfelstrudel é uma torta de maçã com massa folhada que pode ser comida com creme de baunilha. Para esse doce, Flávia sugere o rótulo Les Trois Mousquetaires Grande Cuvée Weizenbock, esse estilo alemão de trigo possui dulçor e toques de toffee, caramelo e frutas secas que casa com os sabores da maçã, açúcar e canela presentes na sobremesa. Uma opção mais doce é a Torta Alemã que vai bem com o rótulo Baden Baden Bock. Para a Beer Sommelière, o dulçor maltado desse estilo que apresenta notas de tostado faz um bom par para as sobremesas com base de chocolate e o creme da torta complementa o sabor do caramelo presente na bebida. “Para quem acha que cerveja e sobremesa não combinam está aí: Match certeiro! ”, diz Flávia.
Para mais informações sobre a Wbeer.com.br, visite os endereços:
www.Wbeer.com.br
https://www.Wbeer.com.br/info/clube/
www.facebook.com/WbeerOficial
www.instagram.com/WbeerOficial/
https://twitter.com/WbeerOficial
Fonte: Art Presse