Foto: Camila Visenteiner


Salvador será sede esta semana da Etapa Nordeste da 5ª Copa Cerveja Brasil, o concurso oficial da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva). Além da escolha da melhor cerveja produzida nos nove estados da região, a programação inclui um congresso para profissionais do setor e dois dias de festival com muita cerveja artesanal no Mercado do Rio Vermelho.

“As atividades da semana fazem parte do Conexão Cerveja Brasil, uma iniciativa que visa unir, valorizar e promover o mercado de cervejas artesanais. Com o concurso conseguimos dar visibilidade às marcas locais e regionais e oferecemos às cervejarias avaliações sensoriais isentas sobre seus produtos feitas por profissionais. Essas avaliações e o congresso estimulam o mercado a evoluir”, explica o presidente da Abracerva Gilberto Tarantino.

O concurso

As avaliações das cervejas são baseadas em critérios técnicos e sensoriais e realizadas por um corpo de jurados que reúne juízes com experiência nacional e internacional com especialistas da região, valorizando os profissionais locais. “Um dos objetivos de um road show cervejeiro é fortalecer a cultura e a regionalidade da produção nacional”, afirma Tarantino.

O concurso premia cervejas com medalhas e ouro, prata e bronze dentro de categorias e avaliadas conforme seus estilos. As cervejas ganhadoras de medalhas na etapa regional se classificam automaticamente para a final nacional onde concorrem medalhistas de todo o país. As medalhistas de ouro na final ganham inscrições para a World Beer Cup, a maior e uma das mais prestigiadas competições do mundo.

Em 2024 a “Maracatu Atômico”, produzida pela cervejaria alagoana Caatinga Rocks, e que leva cactáceas em seus ingredientes, conquistou medalha de ouro no Brasil em sua categoria e foi para os Estados Unidos onde levou prata como segunda melhor “Specialty Berliner-Style Weisse” do mundo.

As avaliações serão realizadas na quarta (14) e quinta-feira (15) no Espaço Colabore, localizado no Parque da Cidade, no Itaigara, primeiro centro de inovação público de Salvador. O local vai abrigar também as palestras técnicas o Congresso Cerveja Brasil.

Congresso

A programação da etapa Nordeste do congresso será concentrada no dia 16, sexta-feira. Reunindo profissionais do mercado, conteúdos relevantes e troca de experiências sobre o setor cervejeiro. O evento é gratuito e os ingressos podem ser obtidos no link: https://www.sympla.com.br/evento/congresso-cerveja-brasil-2025-etapa-nordeste/2914712.
A abertura do evento é realizada pelo presidente de Abracerva, Gilberto Tarantino, que apresentará perspectivas do segmento sob a ótica do associativismo, incluindo avanços e desafios tributários, fiscais e regulatórios.

Os conteúdos técnicos incluem apresentações sobre produção e novas tendências do mercado brasileiro de cervejas sem álcool, utilização de enzimas nos processos cervejeiros, estudo de caso com variedades francesas de lúpulos e produção de cervejas com baixo teor alcoólico, sem glúten e low carb.

Festival

A premiação das melhores cervejas no Nordeste será realizada pela Abracerva no sábado (17), a partir de 19h30, segundo dia do Festival Cerveja Brasil, no Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha). O festival acontece sexta-feira (16) e sábado, sempre com início às 11 horas.

Estão confirmadas as participações de Bardo Cervejaria, Cervejaria Híbrida, Confinada Cerveja Artesanal, Plenus Beer, Cervejaria Proa e Cervejaria Nujel’M. O Festival é uma co-realização da Bahia Cerva, o Núcleo de Microcervejarias da Bahia com produção da Food Hub e tem como parceiros locais Abrasel Bahia, Grupo Enashopp e Mercado do Rio Vermelho com apoio das Secretarias de Turismo e de Desenvolimento Econômico do Estado da Bahia.

Fonte: OPA

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.