Tal pai tal filho, aquela máxima comumente dita por aí, faz muito sentido nesse momento em que Mr. Byford e seu filho, Seb, se unem para juntos lançarem um projeto intitulado Heavy Water.
Para este projeto, Biff Byford que é vocalista da renomada banda Saxon, além de utilizar sua voz, também nos brinda com suas habilidades no contra baixo e seu filho Seb Byford, com sua guitarra e voz. Para quem não sabe, Seb é integrante da banda Naked Six.
O disco é recheado de rock clássico, blues, hard com vozes bem ousadas. Na verdade é simplesmente o resultado de um trabalho em família nos tempos de pandemia. São 10 faixas inéditas, sendo que misturam-se entre composições novas e composições guardadas e que foram revistas para este projeto.
Mas este trabalho não se resume apenas à família Byford, temos outros dois excelentes músicos, o jovem Tom Witts que é responsável pela bateria e Dave Kemp que nos dá uma aula de teclado e sax.
Biff e Seb dividiram os vocais de diferentes formas, ora se revezando, ora fazendo duetos. Há uma dinâmica incrível entre pai e filho dividindo ou somando os vocais.
Temos aqui uma montanha de vertentes do rock, desde hard rock dos anos 70/80 com influências claras de blues, classic rock, heavy rock e por aí vai, porém prefiro dizer que é uma mistura de gerações.
O disco segue com as seguintes observações:
Solution é a primeira faixa do disco, é uma espécie de blues pesado com destaque para os vocais e guitarras de Seb, seria um Sabbath contemporâneo, modéstia parte. Pra mim, a melhor música do disco;
A segunda faixa, Turn To Black, vê-se claramente um rock alternativo com destaque para os teclados de Dave Kemp e batera de Tom Witts, que faz uma pegada menos tradicional;
Em Red Brick City temos blues rock ou metal clássico? Fico com as duas definições…;
A quarta faixa é uma balada pop rock chamada Tree In The Wind;
Em Revolution o som é bem legal, pesado e tal, porém achei que as vozes não casou muito bem com o instrumental, até porque os dois cantam ao mesmo tempo e chega uma hora que parece que algo está fora do lugar;
Personal Issue No.1 é um rock mais moderno com experimentações diversas;
Temos em Medicine Man um início bem calmo e do meio pro final a canção fica mais encorpada, com um peso incrível;
Follow This Moment achei bem simples, porém é a canção preferida de Seb, tempos que respeitar… principalmente o solo de sax;
Talvez a música mais simples do disco seja Now I´m Home, uma balada bem simples, sem muitos detalhes;
E pra fechar com chave de ouro temos na faixa Faith provavelmente a música com uma levada mais swingada do disco, talvez seja a música mais descontraída deste trabalho, pra selar este ótimo clima familiar e novos ares.
Arte
O encarte que tem 6 folhas com todas as letras, apenas uma única foto que é com Biff e seu filho Seb e também tem informações de gravações, produção, masterização e arte.
Penso que poderiam aproveitar um pouco mais o encarte, colocando, por exemplo, mais fotos, principalmente foto dos demais integrantes, ou fotos do estúdio, enfim, tem tanta coisa para ser registrada visualmente.
Segundo Seb o tema “Red Brick City” remete a um alicerce, construção, à cidades antigas essencialmente ou apenas poderia ser qualquer cidade, qualquer lugar.
Para os mais saudosistas cheguei a encontrar na internet este material em formato Vinil/LP vermelho, ficou muito bonito.
No Geral
Lembrando que este é mais um trabalho oriundo do confinamento que a pandemia de covid-19 forçou alguns músicos. Como dizem por aí: “Há males que vem para o bem!”
De antemão, aviso para os fãs do Saxon que não tem nada a ver com eles, porém é um apanhado de vários experimentos que músicos experientes querem explorar em algum momento de suas carreiras diferentemente do habitual ou principal trabalho.
Para mim, pegando ao pé da palavra, Seb é o Heavy, com uma necessidade de experimentar o peso que comumente não experimenta em sua banda, sente-se isso claramente com sua guitarra martelando a todo momento no disco e Biff é Water, com toda sua experiência e bagagem se adaptando às nuances de estilos que este projeto exige.
Para os que se interessaram existem materiais visuais na internet como um video clipe “Red Brick City“, um Lyric Video de “Tree in the Wind“, alguns “Official Audios” e um Making of bem legal de 20 minutos apenas e que vale muito a pena ser visto.
Parece que todo mundo quer, ou sente a necessidade, de rotular o trabalho, é classic, é blues, é metal clássico, é hard, etc, estas pessoas precisam entender que são boas canções independente do estilos.
A guitarra de Seb fica bem marcada em todo o disco, acaba que virando uma identidade deste registro.
Obviamente que neste trabalho não só o pai e filho, mas como demais integrantes não exibem todo o seu potencial musicista, provavelmente ha algo guardado para um futuro segundo disco.
Vão legar 7 brejas bem geladas pra serem tomadas em família.
Músicas
01 – Solution
02 – Turn To Black
03 – Red Brick City
04 – Tree In The Wind
05 – Revolution
06 – Personal Issue No.1
07 – Medicine Man
08 – Follow This Moment preferida do filho
09 – Now I´m Home
10 – Faith
Formação
Seb Byford (Guitarra e Voz)
Biff Byford (Baixo e Voz)
Tom Witts (Bateria)
Dave Kemp (Teclados e Saxofone)
NOTA: