Ícone do site ROCKBREJA

Rock In Rio I (1985) – O Começo da Era

E na semana que o Rock In Rio completa 30 anos de existência, que tal relembrar os momentos marcantes e curiosidades sobre o que aconteceu nesta primeira edição e considerada uma das mais famosas edições por reunir grandes nomes da música mundial.

 

A História

Cidade do Rock (Jacarepaguá)/ Foto: Acervo O Globo

Criação do empresário Roberto Medina, o Rock In Rio começou com um pensamento em ser grande, afinal em sua primeira instalação localizada na cidade de Jacarepaguá, tinha cerca 250 mil metros quadrados aonde poderia atender cerca de 1,5 milhão de pessoas. Isso é muito além de muitos festivais que aconteciam na época, como foi o Woodstock. Com isto ela foi batizada com o nome de “Cidade do Rock”. O evento além de ser único, foi uma boa oportunidade dos grandes artistas a conhecer a America do Sul e os fãs brasileiros.

 

Cronograma

O Rock In Rio teve inicio no dia 11 de Janeiro e durou 10 dias (11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 e 20 de janeiro). E contou com as participações de grandes bandas como AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Queen, The B52’s e dos nacionais Rita Lee, Erasmo Carlos, Os Paralamas do Sucesso, Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens (Antigo nome) entre outros. E foram divididos nos 10 dias de shows, sendo alguns dele repetindo a dose e tocando mais de 1 vez:

Shows

Foto: Jornal do Brasil

Com um cronograma assim, não poderia ser além do esperado, shows inesquecíveis e logo no primeiro dia do festival já começando com grandes nomes como Erasmo (tremendão), Whitesnake, Iron Maiden e Queen e com este line up, foi o maior feito em todos os dias do evento, reunindo cerca de 470 mil pessoas.

Erasmo Carlos

Iron Maiden

Queen

Já no dia 15, cerca de 300 mil pessoas vieram conferir as bandas Kid Abelha, Barão Vermelho (com Cazuza), Scorpions e AC/DC.

Barão Vermelho

AC/DC

O dia 18 de Janeiro ficou marcado com épica apresentação da música “Love Of My Life” em seu segundo show do Queen no evento:

Já no penúltimo dia do festival, 380 mil pessoas vieram conferir novamente a segunda apresentação das bandas AC/DC, Scorpions, Whitesnake, Ozzy Osbourne e os brazucas Erasmo Carlos e Pepeu/Baby:

Ozzy Osbourne

Whitesnake

E no último dia de evento, 200 mil pessoas conferem as apresentações de Barão Vermelho, Blitz, Nina Hagen, B-52’s e Yes

B-52’s

Yes

 

Curiosidades

Cazuza, Baby e Pepeu Gomes

No line up oficial, a banda Def Leppard estava como certa na apresentação, porem em dezembro aconteceu o acidente com o baterista Rick Allen no qual houve amputação de seu braço e com razão disto a banda teve que cancelar a vinda ao Brasil no começo do ano seguinte.

AC/DC adiou por alguns dias as gravações de seu próximo disco “Fly on the Wall” por conta da apresentação. Ainda eles queriam que colocassem um sino gigantesco no palco para a canção de intro da “Hells Bells”, porém os organizadores do evento disseram que não iriam comporta tal sino.

Iron Maiden foi a única banda a não se apresentar mais de uma vez no Rock in Rio e sua performance considerada por eles como inesquecível, está no DVD Live After Death sobre a turnê “World Slavery Tour”.

Ozzy por si ficou com receio já que sua apresentação acabou sendo a última e a de Rod Stewart a penúltima, sendo no cronograma o príncipe das trevas viria antes, porém ele ficou com receio já que a apresentação do dia 16 não era nada heavy metal e conseguiu arrancar muitos gritos dos fãs que compareceram.

Queen por si, considera a apresentação de “Love Of My Life” como a melhor de sua carreira, cantado aos pulmões pelos fãs, deixou marcas para cada um que esteve lá.

Scorpions gravou parte de seu show que meses depois fez parte do vídeo ao vivo de “Still Loving You” que estava em alta graças a novela global “Corpo A Corpo”.

 

RIR 2015

O Rock In Rio chega no mês de setembro nos dias 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27 de setembro na Cidade do Rock e já tem bandas confirmadas como Katy Perry, A-Ha, System Of A Down, Queens of The Stone Age e John Legend.

 

#EuVouRockInRio2015

 

Fonte: Wikipédia e Youtube

Sair da versão mobile