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Vine, snapchat e diversas outras ações no ambiente digital foram realizadas durante os últimos três dias e trazem o impacto do evento para os usuários da rede; toda a estratégia de comunicação é idealizada pela agência de publicidade Artplan

Comemorando 30 anos de história, o Rock in Rio teve início na sexta-feira, dia 18, no Rio de Janeiro. E o maior evento de entretenimento e música do mundo também se consolida como o maior festival da história no ambiente digital. Para quem não pôde comparecer ao evento, as redes sociais e site do festival transmitiram o espírito de festividade que acontecia pela Cidade do Rock. Uma equipe de 20 profissionais da área de Conteúdo e Engajamento da Artplan se dedicou minuto a minuto em todas as plataformas de comunicação digital do evento para retratar com fidelidade os momentos do primeiro fim de semana de shows. Para se ter uma ideia da dimensão do impacto do evento nas redes, só no site oficial foram registradas 1 milhão de visitas na cobertura e a estimativa de alcance do Facebook foi de mais de 12 milhões de pessoas entre sexta-feira e domingo.

Diversas foram as maneiras trabalhadas para trazer a experiência do festival às redes. Na sexta-feira foram lançadas duas novas plataformas de vídeos do evento: o Vine, que no primeiro dia já tinha atingido um milhão de visualizações; e o Snapchat, que veicula conteúdo exclusivo do Rock In Rio e também no primeiro dia bateu a marca de mais de 120 mil visualizações. Os usuários ainda têm disponível na ferramenta o recurso “geofilter”, um filtro temático do festival para as pessoas presentes no evento, parceria negociada com exclusividade pela equipe da Artplan com o Snapchat, .

E a agitação não para por aí. A cobertura nas redes ainda traz conversas ‘em tempo real’ com artistas, influenciadores, bandas e público. Uma série de ativações especiais em parceria com o Facebook e Twitter está trazendo pílulas do que ‘rola’ nos bastidores dos palcos Sunset e Mundo, mostrando ao público um pouco do que acontece antes e depois dos artistas entrarem ‘em cena’. A foto do setlist do Queen, por exemplo, recebeu mais de 10 mil visualizações em menos de uma hora. E selfies dos artistas foram publicadas durante os três dias no ‘Twitter Mirror’.

“A propagação que o evento teve nas redes nos mostra como impactamos as pessoas ao redor de todo o mundo. Temos a missão de transcender o Rock in Rio para quem quer acompanhar o evento fora da Cidade do Rock, mas com a mesma essência do que acontece lá dentro. E estamos fazendo isso numa comunicação integrada, onde os meios se conversam e trazem interação com o público, sejam eles on, offline e ‘ao vivo’”, comenta Rodolfo Medina, presidente da Artplan e VP Comercial e de Marketing do Rock in Rio.

Mais números da cobertura
Os números mostram o engajamento que as ferramentas proporcionam ao público ao interagir com o festival. Durante toda a tarde do primeiro dia de Rock in Rio, o evento ficou no 1º lugar no Trending Topics Brasil do Twitter. Ao todo, mais de 500 milhões de menções do público sobre o festival tomaram a rede no mundo, gerando um alcance de mais de 700 milhões de pessoas. O canal ganhou mais de 30 mil seguidores no primeiro fim de semana de evento. Já no Facebook, foram cerca de 12 milhões de pessoas alcançadas com as publicações sobre o festival, e mais de 60 mil novos fãs, que conta hoje com mais de 3,4 milhões de fãs no total.

O engajamento é tão grande que o Vine que explorou a experiência do público que curte metal foi o mais visualizado. O vídeo “Thats how we roll” (https://vine.co/v/ePBKYpFazFe) teve mais de 370 mil visualizações.

O Instagram recebeu mais de 125 mil ‘likes’ no primeiro dia de evento e bateu o recorde de 200 mil seguidores na plataforma. E o alcance da rede chegou aos 94 milhões de usuários. Já no Snapchat, inaugurado nesta edição com objetivo de se aproximar do público mais jovem, foram mais de 250 mil visualizações ao longo do fim de semana.

Sobre o Rock in Rio http://rockinrio.com/rio/
Com 30 anos de história, o Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo por uma série de razões. Das quinze edições anteriores, cinco ocorreram no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011 e 2013), seis em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010, 2012 e 2014), três na Espanha (2008, 2010 e 2012) e uma nos Estados Unidos (2015). Em setembro, a sexta edição no Brasil acontecerá na Cidade do Rock.

Combinando todas as edições já realizadas, mais de 7,7 milhões de pessoas já participaram do evento. Outro número que não para de crescer é o das redes sociais, nas quais o Rock in Rio está quebrando recordes com mais de 11 milhões de seguidores. Em termos de atrações, somando-se as edições brasileiras, portuguesas, espanholas e americana, mais de 1.359 atrações musicais se apresentaram nos palcos do Rock in Rio, com um total de 1.200 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores em todo o mundo, pela TV e Internet.

Ao longo dos anos, mais de US$ 530 milhões foram investidos na marca. Além disso, mais de US$ 23,2 milhões foram investidos em projetos sociais e ambientais. Mais do que os índices de audiência e de investimentos significativos, o Rock in Rio tem ajudado na economia dos lugares visitados: mais de 148 mil postos de trabalho foram gerados ao longo dos últimos 29 anos. Na Espanha, o festival é top of mind,superando a concorrência da Fórmula 1. Na edição de 2013, 46% da plateia do Rock in Rio era de fora do estado do Rio de Janeiro. O impacto econômico da edição de 2013 na cidade, publicado pela Riotur, foi de R$ 1 bilhão, e as taxas de ocupação de hotéis eram de cerca de 90% no período.

Sobre a Artplan www.artplan.com.br
A Artplan é uma agência de publicidade com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Eleita como uma das melhores empresas de comunicação para se trabalhar pelo Great Place to Work 2014, se posiciona como a 17ª maior agência do mercado brasileiro e como a maior de capital 100% nacional, além de ter sido considerada a líder em performance de crescimento entre as 20 maiores agências do país pelo ranking Agências e Anunciantes do Meio&Mensagem. Possui mais de 400 funcionários que trabalham focados em fortalecer seu modelo de negócio, baseado na construção efetiva de campanhas integradas. Em seu portfólio, coleciona clientes como Amil, Amanco, Estácio, LIVE TIM, Cartões ELO, Rock in Rio, Itaipava, entre outros.

 

Fonte: Approach Comunicação Integrada

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

One thought on “Rock in Rio atinge 1 milhão de visitas com cobertura ao vivo pelo site no primeiro fim de semana”

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