Cantado em português, com letras profundas, acordes dissonantes e uma voz que intercala entre o suave e o distorcido. É com esses atributos que a Riviera apresenta seu segundo EP. “Somos Estações” trata da vida em forma de outono ou inverno, verão ou primavera, elucidando sentimentos que tornam o trabalho autobiográfico, relacionando-os com as transições e fases da vida.
Após o início da banda, em 2013, o vocalista Vinícius Coimbra gravou o EP “Outono” como início do projeto da Riviera, ainda sem integrantes oficiais. A ideia era registrar quatro coletâneas envolvendo as estações, a serem lançados em suas respectivas épocas, ao longo de um ano. Na prática, a história virou a compilação “Somos Estações”, retratando não só o outono, como também o inverno, primavera e verão, em forma de música.
No EP, a Riviera mostra que, apesar de esta ser sua primeira gravação com a banda completa, a experiência é evidente ao ouvir o som alternativo e post-grunge. Desde o show de estreia em Belo Horizonte, sua cidade natal, durante a Virada Cultural da UFMG, o grupo já abriu concertos para artistas de renome nacional, como Fresno, Scracho e Scalene. Por último, a banda saiu vitoriosa do concurso “Rec and Play”, promovido pelo site Palco MP3, o maior portal de música independente do Brasil.
Com o crescimento do conjunto na cena indie nacional, o conceito de utilizar as quatro estações do ano prosseguiu cada vez mais forte. Em dezembro de 2015, a Riviera lançou o primeiro single “Nunca Mais”, com a mixagem e masterização de Ricardo Ponte, que trabalhou com nomes como Hover, Scalene e Massay. Tudo isso para preparar o lançamento de “Somos Estações”, que enfim chegou às principais plataformas de streaming da web.
Ao longo de seis faixas, o público é apresentado às etapas da vida. “Equinócio” é a track que abre o disco de forma incidental, antes de “A Seco”, que dialoga com o inverno ao criar uma metáfora para o momento de um diagnóstico de bipolaridade. “Do Revés” e “D.O.P.E” vão do outono à estação mais fria do ano, ao criar um desabafo a uma ex-namorada e falar do vício em um “ciclo vicioso”. “Nunca Mais” é a quinta canção, que aposta na intensidade da letra e dos riffs para falar de um adeus entre duas pessoas que já não se falam mais, e “Pra Sentir Melhor” fecha a coletânea, falando ainda sobre a bipolaridade, os efeitos do tratamento, a alternância entre euforia e depressão.
Dessa forma, para aprimorar ainda mais o som da banda, Vinícius Coimbra (voz e guitarra), Rafa Giácomo (guitarra e voz), Rapha Garcia (contrabaixo e voz) e Túlio Braga (bateria), convidam Breno Machado (guitarra e backing vocals) para ser o novo elemento da Riviera. Com a nova formação, como quinteto, o grupo participou do Converse Rubber Tracks e Breno também marcou presença na gravação do novo single, ainda inédito.
“Somos Estações” foi gravado no Refinaria Estúdios em Brasília, e teve a produção e edição de Jota Dale, direção vocal de Sara Mariano e design de capa de Pedro Muniz, ilustrando a “Teoria dos Grafos”, uma área da Matemática que estuda os objetos e as relações entre eles. A ideia foi mostrar um ponto central (em amarelo, na arte da capa), representando o indivíduo, e sua relação com o mundo ao seu redor. A imagem retrata as pessoas e acontecimentos das músicas da Riviera, cada uma com suas características próprias, assim como as estações do ano. O EP está disponível nas plataformas de streaming de música e no site oficial do grupo (http://riviera.art.br/).
Fonte: Build Up Media