Salve galera! Muitos sabem o quanto eu admiro o crescente cenário cervejeiro de Ribeirão Preto/SP; tanto que tô me sentindo repetitiva (hahahahha). Então já vou começar a cobertura do festival citando um dos maiores nomes do meio. Para vocês verem o quanto a cidade está recebendo evento de qualidade, é a segunda vez que trombo o Chef Ronaldo Rossi por aqui. E numa rápida conversa durante o evento ele afirmou: “Adoro essa cidade, vim hoje pra curtir o evento! Quem não conhece, agendem! É sensacional!” Podem confiar em suas palavras pois esse sabe botecar viu?! Recentemente lançou um importante livro para apreciadores de bom bar. Clique aqui e saiba mais.
Para quem não conhece, Invicta Nocaute seria, para mim, uma versão premium da já tradicional Knock Down (festa que acontece em diversas datas durante o ano nas dependências da cervejaria). Nesta festa, além de trazer as queridinhas e lançamentos da casa, a Invicta convida uma série de marcas diferentes – regionais ou não – para oferecer uma imensidade de rótulos à vontade, alegrando a tarde de muitos com presença de cervas como Bodebrown, Trilha Cervejaria, Tupiniquim, entre outras.
Se neste ano, os assíduos clientes deste cervejaria achavam que seria só mais uma tarde de bebedeira, estavam enganados. Rodrigo Silveira – um dos sócios da Invicta – estava preparando interessantes surpresas para todos os que admiram a Invicta. A empresa já está organizando o Invicta Nocaute 2021. Não, você não leu errado. Eles se organizam com 1 ano e meio de antecedência. A festa de 2020 está prontinha e, para que curte um bom rock brasileiro, haverá a participação da banda Biquini Cavadão no evento do próximo ano!
Quem comprou o ingresso para o evento deste ano notou quase uma convocação na divulgação, chamando os “soldados da causa cervejeira”, e de fato foi. Num pronunciamento durante o festival, Rodrigo informou que a cervejaria se tornará uma Sociedade Anônima, podendo assim, ter como sócios pessoas que já admiram seu produto.
Eu troquei uma ideia com o Rodrigo e o cenário é bem positivo. A abertura da empresa para novos sócios não representa um sinal de problema financeiro para a empresa. “A invicta tem 8 anos de história. Desde do início vemos crescendo ano após ano com recurso próprio e recurso da própria cervejaria que é eficiente e lucrativa. O que estamos fazendo é acelerar as coisas para se tornar mais competitiva e ficar mais perto do nosso público, a gente entende que precisa crescer ainda mais e para isso precisamos de recurso.”
Dentre as opções de crescimento a cervejaria poderia optar entrar para grandes grupos ou usar recursos próprios; porém a equipe decidiu convidar os próprios clientes para participarem desse “jogo”. Segundo ele, essa ação é legalizada e regulamentada e “as pessoas que quiserem vão ter todo o apoio e informação necessária para colocar seu dinheiro na marca.”
Procurando saber mais sobre os projetos futuros da Invicta, soube que estão quase inaugurando uma loja na capital (em Perdizes). “O objetivo é – caso entre o recurso e sócios venham participar – abrir mais cinco lojas. Queremos expandir em locais estratégicos que já mapeamos. (…) O modelo de negócio da invicta está pronto e é um sucesso”. Essa junção e qualidade de tap room com uma loja de insumos com treinamento e orientação técnica não se perderá com a expansão.
E por falar em qualidade, um evento de cerveja que se preze tem que trazer aquela trilha sonora animada não é mesmo? E no Invicta Nocaute não foi diferente. A galera chegou cedo e lotou os espaços ao som da banda Nice Trip e da Microbius Experience com muito rock n’ roll nacional e internacional.
O grande destaque musical do festival foi a banda Detonautas Roque Clube que encerrou a festa tocando sucessos da banda e do cenário roqueiro em geral, animando a galera e mandando até uma mensagem sobre a necessidade de respeito ao próximo! Ouça o que o Tico Santa Cruz conversou com a gente
Desejo sucesso. Não só à cervejaria Invicta, mas para a toda a movimentação cervejeira em Ribeirão Preto/SP e no Brasil. Pois cada vez mais a população mostra interesse em mais e mais eventos e lugares ligados à cerveja artesanal ! E, mais uma vez, obrigada RockBreja pelo espaço e oportunidade em cobrir o festival!
Vejam um pouquinho mais do que rolou por lá…
Agradecimentos: Giovanna Greppi (Focco)