A primavera chegou, anunciando o colorido das flores e as temperaturas amenas, que pedem leveza e frescor. Pensando nisso, a rede de franquia de cervejas artesanais Mestre-Cervejeiro.com traz dicas muito especiais de cervejas artesanais refrescantes e que trazem certa acidez, algumas com adição de frutas – como a Lindemans Kriek, com cereja, e outras com especiarias e ervas cítricas, como a brasileira Bastards Jean Le Blanc, que leva em sua receita capim limão.
Confira abaixo as dicas de rótulos e suas características:
Com 4,5% de teor alcoólico, a Stillwater Clássica Tropical é originária dos Estados Unidos, mas com fabricação brasileira no Rio Grande do Sul. É produzida com polpa de manga e leveduras selvagens e é de estilo Saison, mostrando-se bastante refrescante e saborosa, com um leve azedo vindo da levedura brettanomyces. A dica de harmonização é um risoto de brie com damasco.
Com 4,9% de graduação alcoólica, outra ótima opção é a Bastards Jean Le Blanc. Criada e fabricada no Brasil, em Pinhais – PR, cerveja de estilo Witbier, produzida com malte de trigo, malte de cevada, lúpulo, levedura e com um toque de capim limão, com sabores cítricos leves e refrescantes. A dica de harmonização é um ceviche, peixe branco marinado em suco cítrico de limão ou lima.
Com 5,9% de teor alcoólico, a Rosée d’Hibiscus, originária do Canadá, é uma cerveja de estilo Spice, Herb or Vegetable Beer, com coloração rosa profundo, produzida com a flor de hibisco e especiarias cítricas, perfeita para ser utilizada em alguns pratos. A dica de harmonização é uma salada Ceasar, preparada com alface romana, croûtons e ovos.
Com 3,5% de teor alcoólico, a Lindemans Kriek, de origem belga, é uma cerveja de estilo Fruit Lambic, com adição de cereja, também chamado de Kriek Lambic (Kriek = cereja no idioma flamengo). Possui coloração rosada e alta carbonatação, que fazem lembrar um espumante. Na boca apresenta pronunciada acidez e gosto de cereja. A dica de harmonização é uma bela torta de requeijão.
Com 5% de teor alcoólico, a Seasons BasiliCow, de origem brasileira, é uma cerveja produzida com base no estilo Witbier, produzida com malte de trigo, raspas de casca de laranja e sementes de coentro, e ainda com adição de um ingrediente inusitado e refrescante: o manjericão. A dica de harmonização é Bruschetta de mussarela de búfala e tomate seco.
Um pouco mais alcoólica, com 7,5% de teor alcoólico, a MaracujIPA é produzida com maracujá. É uma cerveja brasileira de estilo India Pale Ale. Apesar possuir alto amargor, é muito refrescante. A dica de harmonização é um salmão grelhado, com o qual os gostos cítricos da cerveja farão as vezes da tradicional calda de maracujá.
Para finalizar esta rodada, temos a Monjolo Floresta Negra, uma cerveja de estilo Imperial Porter, que possui um teor alcoólico bem mais elevado, de 10,5%. É produzida com cacau, doses de baunilha e framboesa. A dica de harmonização é sorvete de creme, experimentar jogar uma bola no copo, fazendo um delicioso float.
Texto de: Marina Lapietra (Ônix Press)