Ícone do site ROCKBREJA

‘Admirável Chip Novo’, um marco no Rock Anos 2000

O ano: 2003. A artista: Pitty. O disco: Admirável Chip Novo. Quantidade de Singles lançados: 6.

Nem o mais confiante artista em início de carreira nos anos 2000 imaginaria ter uma estreia tão triunfante como foi a da nossa ‘roqueira baiana’ Priscila Leone, ou Pitty teria.

Pitty tinha sua banda na Bahia que estava em grande destaque na cena underground, a Inkoma, banda de hardcore punk, mas foi o convite de Rafael Ramos que a vida da cantora e o rumo do rock naquela década iria mudar.

Para a geração anos 90/2000 como este que vos escreve, sabia muito bem como o Rock estava em baixa nas grandes rádios e TVs brasileira pela onda ‘pop teen’ que dominou todas as paradas mundiais, claro que no Brasil não estava sendo diferente. Com a era do ‘new metal’, bandas como Linkin Park, Limp Bizkit e o sucesso do Slipknot vinham a aparecer na década, além do Evanescence com a onda ‘gothic’ que invadiu a Galeria do Rock em São Paulo, sem contar com o grande sucesso da Avril Lavigne que estava em ascensão com o álbum de estreia ‘Let Go’ e o seu jeito despojado conquistando a nova geração ‘roqueira’ que viria a surgir.

Com estes elementos, um rosto brasuca nesse novo rock viria muito para dar uma guinada no estilo, com a alta da MTV Brasil, contribuiu bastante com a divulgação de novos artistas.

O lançamento do álbum ‘Admirável Chip Novo’ em 7 de maio rendeu semanas antes, a divulgação do single ‘Máscara’ que gerou o primeiro videoclipe. O jeito ‘roqueira atitude’ e com uma composição que fala sobre comportamento, são elementos para a garotada se inspirar, não teve outra, sucesso de imediato nas paradas do Disk MTV e rádios brasileiras.

O disco que fala assuntos pontais, tem sua parte mais amorosa, justamente com o maior hit deste álbum e lembrada até hoje pela geração desta década, ‘Equalize’.

A música foi o quarto single do debut disco, anterior a canção ‘Teto de Vidro’, porém, foi a que mais tempo ficou em circulação nas rádios de todo o país, inclusive as que não tocam rock. O single foi a quarta música mais executada do Brasil segundo o site Mofolândia. Na rádio Jovem Pan, foi a mais pedida de 2004 e venceu o falecido Video Music Brasil da MTV na categoria ‘Videoclipe de Rock’ e na Rádio Rock na categoria ‘Melhor Música Nacional’, além de indicações no Prêmio Multishow e Troféu Imprensa.

A década de 2000 para o Rock soou como um frescor para a nova geração que estavam surgindo e que hoje em dia são responsáveis por ter segurado o estilo nas grandes gravadoras e TVs abertas.

Pitty foi uma das responsáveis por este feito e principalmente, mostrando seu espaço de um estilo dominado por ‘homens’ na época e sem precisar mostrar sensualidade e sim inteligência em suas letras. Não é à toa que é considerada como uma das artistas mais importantes do Rock Brasileiro.

‘Admirável Chip Novo’ que rendeu seis singles de divulgação (‘Máscara’, ‘Admirável Chip Novo’, ‘Teto de Vidro’ ‘Equalize’, ‘Semana Que Vem’ e ‘I Wanna Be’), foi o disco mais vendido de Rock no ano de 2003, ano de seu lançamento, com as impressionantes 800 mil cópias e o certificado de ‘Disco de Diamante’.

Com o disco aprendemos que o importante é ser você (‘Máscara’), nunca ser um robô (Admirável Chip Novo), que sua vida sempre será invejada por outros (Teto de Vidro), conquistar seu crush (Equalize) e não deixar as coisas para depois (Semana Que Vem).

E lá se passaram 16 anos de sua estreia nos anos 2000 e que venham muitas novas ‘Pitty’ para inflamar ainda mais o nosso bom e reinventado Rock.

Tracklist

1.”Teto de Vidro”
2.”Admirável Chip Novo”
3.”Máscara”
4.”Equalize”
5.”O Lobo”
6.”Emboscada”
7.”Do Mesmo Lado”
8.”Temporal”
9.”Só de Passagem”
10.”I Wanna Be”
11.”Semana Que Vem”

#PapodeRockeiro

Sair da versão mobile