Ícone do site ROCKBREJA

Parece… mas não é!

Quando você vendo ou ouvindo uma banda pela primeira vez, vem a dúvida. Parece que já ouvi essa voz…. As semelhanças as vezes ajuda ou atrapalha o grupo.

Listamos algumas bandas que já passaram por isso mas que no final tudo acabou bem… ou não!

Creed

O final dos anos 90 e início de 2000, a banda Creed chegou estourando os dials mundiais com o disco de estreia ‘My Own Prison’ (1997) e o single ‘What’s This Life For’, mas foi com o álbum seguinte ‘Human Clay’ (1999) com a faixa ‘Higher’ que começaram a comparar a voz de Scott Stapp com o Eddie Vedder do Pearl Jam.

Catedral

A banda católica resolveu apostar no mercado secular assinando um contrato com uma grande gravadora e lançando o disco ‘Para Todo Mundo’ em 1999 com grande aposta em exibição na MTV Brasil. A aposta deu certo, já que o primeiro single ‘Eu Quero Sol Nesse Jardim’ se tornou um sucesso e presença constante no Disk MTV. Porém o público começou a ficar boquiaberto com o timbre da voz do vocal Kim com a de Renato Russo da Legião Urbana. Isso na época gerou irritação até para Marcelo Bonfá que chamou a banda de ‘cópia paraguaia mal feita’. Eita!

https://www.youtube.com/watch?v=OKzeQRkhU2U

Kamelot (Roy Khan & Tommy Karevik)

Com a saída de Roy Khan do Kamelot, a banda teve a missão de encontrar um vocal que fosse a altura de Roy, mas a busca foi até mais rápida do que eles imaginavam. Como o grupo estava em tour e a saída do vocalista foi repentina, eles resolveram manter as datas e chamar amigos para participar da turnê, um deles foi Tommy que fez uma bela performance na canção ‘Center Of The Universe’ do disco ‘Epica’ (2003). Os integrantes gostaram muito a atuação dele na tour que convidaram em definitivo para a time oficial e tivemos a surpresa com o primeiro single do novo álbum já com o Tommy, o ‘Silverthorn’ (2012) e o single de ‘Sacrimony’. O estilo de cantar de Tommy  ficou bem parecido com a de Roy no primeiro disco na nova fase. Claro que anos depois ele mostrou sua identidade na banda e hoje colhe bons frutos.

Iced Earth (Matthew Barlow & Stu Block)

Com os atentados de 11 de Setembro de 2001, deixou bastante abalado o vocalista Matthew Barlow que não conseguiu se dedicar a gravação do álbum ‘The Glorious Burden’ onde por decisão em comum acordo, foi o melhor sair da banda. Nesta lacuna foi chamado o ex-Judas Priest Tim “Ripper” Owens para a gravação deste disco que anos depois seria alternado para o retorno de Matthew ao grupo, mas ele achou melhor encerrar de vez a carreira no Iced Earth em 2011. A entrada de Stu Block foi no mesmo ano da saída de Matthew e já com o anúncio do disco ‘Dystopia’ lançado na sequência. A voz de Stu chegou a ser até comparada a de Matthew, mas assim como Tommy no Kamelot, mostrou seu lado próprio no grupo.

O Surto

A banda que lançou o single ‘A Cera’ (2000) ou conhecido como ‘Pirou o Cabeção’ fez confundir boa parte dos fãs achando que era o Charlie Brown Jr. A semelhança era não somente ao estilo de cantar e sim no conjunto da obra.

Greta Van Fleet

O caso mais recente que vem dando o que falar é com o grupo Greta Van Fleet. A banda que ganhou notoriedade com o lançamento do disco ‘Anthem Of The Peaceful Army’ (2018), além de seu bom trabalho, a incrível semelhança não só vocal mas musical com o lendário Led Zeppelin. Uns chamam a banda de farsa ou cópia barata do Led, mas que eles estão colhendo bons frutos, isso estão.

Lembrou de outros? Comente aqui!

 

#PapodeRockeiro

Sair da versão mobile