Ícone do site ROCKBREJA

Bandas que mudaram para melhor… ou não!

Ter a responsabilidade de mudar seu estilo sonoro é desafio grande, já que nem todos os fãs irão curtir, mas para eles foram bem necessários!

Separamos 10 bandas que com o tempo de sua carreira fez mudanças em seu estilo musical onde conseguiram evoluir musicalmente ou não para muitos fãs, vamos lá?

No Doubt e seu SKA que ficou figurante…

Quando o No Doubt surgiu nos anos 90, tinha uma linha voltado ao SKA, porém o single que estourou não foi desse estilo e sim a balada romântica ‘Don’t Speak’ do álbum ‘Tragic Kingdom’ (1995) que também tinham canções mais deste tipo, mas a banda foi se reinventando até chegar no disco ‘Rock Steady’ (2001) e o single de estreia ‘Hey Baby’. Com a pausa do grupo em 2003, em 2012 veio o trabalho inédito ‘Push and Shove’ onde se aventuraram nos estilos como pop, r&b e reggae.

No Doubt anos 90:

No Doubt anos 2010:

Do pop para o Rock com The Cardigans…

Uma das bandas que fizeram uma mudança pra lá de significativa foi o The Cardigans nos anos 90. Quando o grupo estourou nas rádios, foi com o pop chiclete ‘Lovefool’, fez sua mudança ao Rock com o álbum ‘Gran Turismo’ (1998) e o single ‘My Favourite Game’.

Cardigans A:

Cardigans B:

Blink-182 alternativo para emo que voltou pro alternativo…

Blink-182 quando estourou com o single ‘What’s My Age Again?’ do disco ‘Enema Of The State’ (1999) vinha com uma pegada mais rock mas com apelo as rádios, mas com o single ‘I Miss You’ do álbum ‘Blink-182’ (2003), tinha um toque mais voltado ao EMO (segundo os fãs), que popularizou nos anos 2000. Para o grupo foi sucesso, porém muitos fãs deixaram de ouvir. Atualmente Tom DeLonge não faz mais parte do grupo e a banda voltou com o seu rock de antes.

Blink-182 rock …

Blink-182 emo…

Metallica e o vai e volta ao Thrash Metal…

O grupo que conquistou uma legião de fãs nos anos 80 com o thrash metal marcante nos discos ‘Kill ‘Em All’ (1983), ‘Ride the Lightning’ (1984), ‘Master of Puppets’ (1986) e ‘…And Justice for All’ (1988), começaram a torcer o nariz com os discos ‘Metallica’ (1991), ‘Load’ (1996)’ e ‘Reload’ (1997). Os três discos veio com um Metallica de músicas que tinham grande peso comercial, o resultado foi positivo, tendo um ótimo desempenho nas paradas e vendas, mas o fiéis fãs ‘thrash’ não gostaram muito da ideia. Quando foi lançado ‘St Anger’ em 2003, teve criticas negativas por todos os lados, mas parece que eles ouviram o recado, já que em 2008 veio o elogiado ‘Death Magnetic’ e um Metallica com suas raízes ‘thrash metal’ de volta.

Metallica ‘thrash’…

Metallica não thrash…

O camaleão Green Day…

Outra banda que se aventurou ao EMO (ou não) foi o Green Day, porém os fiéis fãs que aclamaram com ‘Dookie’ (1994), não curtiram a mudança em ‘American Idiot’ (2004). Para o grupo que foi se reinventando com os anos 2000, veio na década de 2010 com bons discos que mesclava o punk e rock alternativo. Em 2020, o álbum ‘Father of All Motherfuckers’ trouxe um Green Day prestando atenção na nova música.

Green Day antes…

Green Day agora…

Do emo ao mundo…

As bandas Thirty Seconds to Mars, Panic! At The Disco e Fall Out Boy que surgiram justamente na onda EMO nos anos 2000 emplacaram diversos sucessos que fizeram os fãs usarem suas canções como inspiração, porém, o estilo musical foi dando adeus no final da década de 2000 e eles precisavam mudar, e mudaram. Trouxeram elementos eletrônicos em suas canções além de uma pegada ‘pop’.

Thirty Seconds to Mars EMO…

Thirty Seconds to Mars não EMO…

Fall Out Boy EMO…

Fall Out Boy não EMO…

Panic! At The Disco EMO…

Panic! At The Disco não EMO…

Paramore emo, indie, retrô…

O EMO ainda existe com bandas consagradas como Dancin’ Of Days, mas nos anos 2000 ela veio em peso. Por um lado, boas bandas surgiram nessa década, como o Paramore, que era um grupo fora da curva ao estilo. Claro que eles começaram no emo no disco ‘Riot!’ (2007), mas já em ‘Brand New Eyes’ (2009) trouxe um grupo dando adeus ao EMO. Em 2017, o lançamento de ‘After Laughter’ (2017) trouxe a onda anos 80 que foi carga de influência no grupo.

Paramore EMO…

Paramore retrô…

Within Temptation não está aqui para te entreter!

Um dos grupos mais importante do Symphony Metal não está mais tão ‘Symphony’ assim. O grupo que surgiu nos anos 90 com o disco ‘Enter’ (1997), o peso do ‘gothic’ era evidente, mas foi mudando com o lançamento de ‘Mother Earth’ (2001) e ‘The Silent Force’ (2004), o sinfônico era o protagonista em suas canções. Em entrevista, Sharon den Adel falou que o grupo gosta de se reinventar em cada disco lançado, e isto ficou bem evidente nos trabalhos de ‘The Unforgiving'(2011), ‘Hydra’ (2014) e ‘Resist’ (2019). O último single ‘Entertain You’ (2020) gerou opiniões diferentes a sonoridade do grupo.

Within Tempation antes…

Within Tempation agora…

 

#MudançasMusicais
#PapoDeRockeiro

Sair da versão mobile