Quando o mundo foi obrigado a parar por conta da pandemia do COVID-19, os lançamentos das cervejarias estavam à todo vapor, porém muitas receberam como uma bomba esta pausa.
O público, seu cliente direto, chegava aos bares para provar as novidades, além dos influenciadores que estavam em peso para mostrar as novidades para sua audiência, mas tudo foi parado por causa da pandemia. Isso fizeram que as cervejarias precisavam mudar as estratégias de lançamentos e fazer algo para que o público continuassem a comprar as cervejas durante a quarentena.
Com a notícias que bares e restaurante só poderiam estar atendendo em sistema Delivery e take away, houve uma válvula de escape para que os lançamentos chegassem ao público em geral, eis que as redes sociais se tornaram cada vez mais uma ferramenta de divulgação.
Cervejarias como Satélite, Demonho e ZalaZ aproveitaram suas redes sociais para mostrar os lançamentos aos seus fãs e onde encontrar.
Outras aproveitaram o boom das Lives no Instagram para justamente apresentar seus novos rótulos explicando em detalhes sobre os lançamentos. As cervejarias UX Brew, Demokrata e Dádiva, agendaram diversas apresentações via redes sociais para contas os detalhes dos novos rótulos, além de que alguns chegaram exclusivamente aos influenciadores para engajar sobre a novidade. Foi um tiro mais do que certeiro, já que na quarentena, o consumo de álcool aumentou bastante e isso chamou a atenção da OMS.
Durante a quarentena tivemos lançamentos solidários, como a All Together, colaborativa com diversas cervejarias do mundo, incluindo o Brasil como a Croma criado pela Other Half Brewing para ajudar os profissionais da saúde e pessoas que foram afetadas pelo coronavírus e a Never Too Old For Hoppiness, colaborativa da Soul Hops com mais 36 cervejarias do projeto #BebaLocalMESMO que tem como objetivo a ajudar os idosos que estão em situação de risco contra o vírus. Ambos estão à venda em suas redes sociais!
Fora as ações de doações que foram realizadas mas isso é assunto para outro post…
Não sabemos quando iremos voltar às atividades nos bares, isso se nós fizemos a nossa parte em colaborar para que o vírus não se espalhe ainda mais no país, mas teremos uma nova visão quando se trata em apresentar novas cervejas ao mercado. Os bares serão a fonte final, mas as redes sociais chegaram para ser ainda mais importante na informação.
Que novos futuros cervejeiros estejam chegando!
#Lançamentos
#PapodeBrejeiro