fbpx


O In-Edit Brasil chega à sua 16ª edição com muito rock. Conhecido por exibir documentários musicais ainda inéditos nos circuitos comerciais, o festival apresenta, em 2024, uma ampla lista de filmes que abarca desde nomes clássicos do gênero até bandas mais recentes.

Para começar, o filme “The Stones and Brian Jones” mostra a relação do guitarrista Brian Jones com a banda que fundou e da qual foi expulso: os Rolling Stones. Usando imagens de arquivo nunca vistas, o diretor Nick Broomfield foge do sensacionalismo que ronda a morte do músico para se centrar no lado pessoal e artístico de Brian. A grande surpresa fica por conta de sua relação pouco conhecida com Jimi Hendrix.

Já o documentário “Carlos” dá voz, em primeira pessoa, a Carlos Santana, que conta, junto com sua família, sua história de vida. Da infância no México ao estrelato, passando por sua lendária atuação no festival de Woodstock, Santana coloca sua espiritualidade em evidência como motor de sua criação.

Em “Omar and Cedric: If This Ever Gets Weird” vemos de perto a relação entre os amigos Omar Rodríguez-López e Cedric Bixler-Zavala, que juntos fundaram as bandas At the Drive-In e The Mars Volta, com um desfecho surpreendente.

Também sobre amizade, “This Is A Film About The Black Keys” aborda a improvável relação entre o nerd da escola e o garoto popular que jogava futebol e que acabaram montando uma das bandas mais representativas do rock atual. O filme acompanha a jornada de Dan Auerbach e Patrick Carney desde sua primeira sessão de improvisação em um porão em Akron, Ohio, até o estrelato nos palcos mais celebrados do mundo.

Praticamente fechando uma trilogia sobre amizade, o In-Edit Brasil 2024 oferece “Simple Minds: Everything Is Possible”, que conta a vida de Jim Kerr e Charlie Burchill, da infância pobre em Glasgow (Escócia) aos grandes estádios. Além dos dois protagonistas, que nos dão a sua visão dos fatos, Bob Geldof, Bobby Gillespie (Primal Scream), Dave Gahan (Depeche Mode), Jerry Dammers (The Specials), Sharleen Spiteri (Texas), o escritor Irvine Welsh, entre outros, contam o impacto da música do grupo em suas vidas.

Com muito menos amigos, “Even Hell Has Its Heroes: The Music of Earth” relata a história da banda Earth, mostrando como o grupo passou de ser “o grupo de metal mais lento do mundo” em meio à explosão do grunge para se tornar uma referência da cultura americana minimalista.

Em “Mutiny in Heaven: The Birthday Party”, filme produzido por ninguém menos que Wim Wenders, mergulhamos no universo de The Birthday Party, o grupo pós-punk australiano impulsionado pela relação incendiária entre Nick Cave e Rowland S. Howard. Da vibrante cena de Melbourne dos anos 1970, passando pelos anos de desnutrição e heroína em Londres, até a fuga final para Berlim, a banda criou uma lenda que ecoa ainda hoje.

Vencedor do In-Edit Barcelona, “Peter Doherty: Stranger In My Own Skin” é dirigido por Katia de Vidas, esposa do lendário vocalista do The Libertines. Ela filmou a intimidade de seu companheiro sentimental durante 10 anos. Em casa, nos camarins e em momentos longe dos fãs, ela retratou “uma pessoa que só sabe viver em suas canções”.

Nas sessões de abertura e fechamento do festival o aguardado longa-metragem “Devo” de Chris Smith é a grande atração. Criados em meio à fumaça dos rifles da Guarda Nacional que massacraram os manifestantes da Guerra do Vietnã na Universidade de Kent, em Ohio, em 1970, a banda começou a se infiltrar na cultura pop americana com o hit ‘Whip It’.

E para terminar, um dos filmes mais emblemáticos da cena dos anos 1990 chega finalmente às telas brasileiras em versão ampliada, revisada e restaurada. “Dig! XX” acompanha as bandas The Dandy Warhols e Brian Jonestown Massacre em uma turnê conjunta que muitos críticos apontavam como a próxima grande revolução do rock.

Do lado brasileiro, temos “Black Future, Eu Sou Rio” da cultuada banda banda post-punk carioca Black Future e “Mandinga” (1988) que retrata a gravação de mesmo nome do bluesman André Christovam.

O 16º In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical acontece de 12 a 23 de junho em São Paulo, com mais de 60 títulos e tem um recorte da programação online para todo Brasil nas plataformas do Sesc, Spcine e Itaú Cultural Play. As entradas são gratuitas (exceto no Sesc, onde custam R$ 10).

A programação completa está no website do evento: br.in-edit.org

Fonte: CD Assessoria

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.