Muito tem se especulado quem será a nova cervejaria que irá bancar duas das maiores Oktoberfest no país, Blumenau e São Paulo mas a pergunta, quem é a escolhida?
Oktoberfest aqui no Brasil começou a ter solos alemãs e brasileiros a partir da década de 1970 nas cidades de Itapiranga (SC) e se estendeu as outras cidades como Blumenau (SC), Igrejinha (RS), Santa Cruz do Sul (RS), Ponta Grossa (PR), além de São Paulo (SP) e diversas outras ao redor desse brasilsão.
Quando falamos da tradicional festa alemã, pensamos nos trajes, comida e claro, a cerveja! Uma das paixões do brasileiro é o liquido sagrado e quando tem boa cerveja em uma boa festa, a combinação é perfeita. Com o decorrer dos anos, a atração da festa começou a ser quesito principal para brindar o público durante os meses de festa.
Eu (Henrique) conheci de perto a Oktoberfest em 2012 (muito antes de existir o RockBreja) claro, numa das principais do nosso país, a de Blumenau, onde reúne por dia, mais de 30 mil pessoas, isso eu sendo até modesto, onde este número aumenta ainda mais em dias de feriado e finais de semana. Para quem gosta da festa, também é uma oportunidade de conhecer a cidade, já falamos sobre isso neste post aqui, e neste período que vivenciei pela primeira vez este clima Oktober, lembro que a AmBev era a patrocinadora oficial do evento, onde tinha diversos estandes da Brahma com outros estilo além da tradicional American Lager e também outros do grupo como Stella Artois.
Os anos se passaram, a Eisenbahn, cervejaria que nasceu em Santa Catarina e foi adquirida pela antiga Brasil Kirin, hoje Heineken, resolveu ser então a cervejaria oficial da edição de Blumenau em 2015 e também nas três primeiras edições da São Paulo Oktoberfest.
Claro que a patrocinadora fez um revolução visual quando se trata da festa, começando pela Vila Germânica que ficou irreconhecível com a nova roupagem, isso abrilhantou todo o clima que uma boa Oktoberfest tem. Em São Paulo não foi diferente, os estandes da marca chegam a ser muito elegantes e com diversas opções de estilos incluindo, parcerias com as cervejarias artesanais, ponto mais que positivo no mercado cervejeiro tão concorrido.
Oktoberfest 2015 já com a Eisenbahn patrocinadora
Com a pandemia as edições de 2020 e 2021 ficaram bastante comprometidas e isto atinge também o bolso das patrocinadoras, onde não tem festa, não tem retorno e em maio, a Eisenbahn anunciou a saída da edição de Blumenau e consequentemente na edição paulista.
Leia mais: Saudades do que vivi na Oktoberfest
A AmBev, está interessada em voltar ao seus tempos de ouro quando bancava a festa, então, coincidência ou não, trouxe para o país, uma cervejaria que é patrocinadora da festa gigante de Munique, a Spaten.
Tradicionalíssima cervejaria, desde 1397, chegou ao público brasileiro através de algumas publicações de influenciadores cervejeiros ou não (incluindo este vos escreve) e se intensificou bastante com a ligação da marca a Oktoberfest por aqui.
Já tentamos tirar algo da assessoria da AmBev sobre isso, mas por enquanto, nada oficial até o momento, mas o que esperar caso a Spaten seja então a Cervejaria Oficial da Oktoberfest?
- Um dos pontos é o visual, ela pode trazer todo aquele charme da Oktoberfest de Munique para territórios brasileiros.
- Além da Spaten, poderá ter outros rótulos do portfólio da AmBev como opção, exemplo: Colorado, Wäls, Stella e entre outras.
- A parceria da AmBev com cervejarias artesanais do Sul ao projeto do lúpulo brasileiro, tem chances de vir estas marcas como participação em algum estandes, se for pensar nos moldes da Eisenbahn fez em São Paulo.
- Claro, e a mais importante, que venha com qualidade suas cervejas em uma das festas cervejeiras do nosso país!
Por enquanto, só podemos aguardar as cenas do próximo capitulo mas uma coisa é certa, teremos boas cervejas na edição da Oktoberfest e isso, o público se acostumou graças a patrocinadora anterior.
Cheers!
ATUALIZAÇÃO (21/10/2021): Foi confirmado a Spaten e Schornstein como a Cervejarias oficiais da São Paulo Oktoberfest.
#OktoberfestNoBrasil
#PapoDeBrejeiro