Nos dias 20, 21 e 22 de Abril de 2012, aconteceu uma das maiores vergonhas do Metal feita aqui no Brasil, e tem nome, “Metal Open Air”.
Ao que tudo parecia ser, o M.O.A, como era chamado, era para ser um Wacken Open Air versão Brazuka, com inúmeras bandas participando dos gêneros mais requisitados do mundo do metal. Em fevereiro de 2012 o organização do festival, Negri Concerts e Lamparina Filmes e Produções, anunciou o casting do evento:
Sexta, 20 de Abril | Sábado, 21 de Abril | Domingo, 22 de Abril |
---|---|---|
|
|
|
Ainda contava com a participação de Charlie Sheen como mestre de cerimonias. E da banda Rock and Roll All Stars? Composta pelos gigantes do rock, Gene Simmons, Joe Elliott, Matt Sorum, Duff McKagan, Gilby Clarke, Glenn Hughes, Ed Roland, Sebastian Bach, Steve Stevens, Mike Inez e Billy Duffy.
Bom estava tudo indo muito bem mas logo nas horas antes de iniciar o festival, começaram o “boom” de cancelamento das bandas. No local praticamente não tinha nenhum tipo de infraestrutura para o público, sem banheiros, sem pontos de vendas, falta de segurança, locais para comida, instalações de camping, mas o pior nem era isso, já que a Lamparina Filmes e Produções não pagou uma das produtoras que cediam o fornecimento de som, luz, palco e backstage, ocasionando no cancelamento do contrato.
A Negri Concerts, não afirmou o combinado do pagamento das bandas no casting no qual se recusaram a tocar e aos poucos a bomba começou a explodir no mundo da música com as notas de cancelamento das bandas:
A banda Terra Prima, teve que cancelar por que não receberam suas passagens aéreas e nem a confirmação de acomodação na cidade. Já a banda Venon, teve seu visto enviado para a África ao invés do Brasil e forçando até cancelar outras duas participações em outros festivais. O vocal do Blind Guardian, Hansi Kürsch, soltou uma nota lamentando o cancelamento de sua apresentação:
“Em 25 anos de nossa carreira que […] têm sido extremamente bem sucedida na prevenção de shows cancelados, até agora. Esta, infelizmente, chega a um final muito triste aqui em São Luís. Devido a problemas técnicos e administrativos enormes fomos forçados a cancelar o show de hoje à noite. Na medida em que entendemos que parece ser a gestão local, que não foi capaz de garantir um ambiente de festival próprio, mais nada. As coisas estão muito fora de mão lá. Nós sentimos muito triste com esta situação totalmente insatisfatória, mas os erros cometidos pelo promotor local faz um show improvisado mesmo impossível. […] No futuro, vamos ter mais cuidado em confirmar tais festivais.”
Aquiles, que iria com o Hangar para o festival também divulgou:
“Nós negociamos tudo conversa via oral, mas nós fizemos a nós mesmos muito claro que precisava do dinheiro total antes do nosso desempenho, já que precisava pagar nossa viagem a São Luís em nosso próprio ônibus. Nós não aceitamos, por qualquer meio, para jogar sem o nossa linha de fundo. Até o momento, foram pagos apenas com 25% do dinheiro para cobrir todas as nossas despesas (combustível, hospedagem e alimentação para a banda e equipe), precisávamos de pelo menos 75%..”
Claro que não parava por aí, mas outras bandas começaram a soltar notas oficiais em suas páginas nas redes sociais sobre o cancelamento da apresentação. Apesar desta sucessão de ausência das bandas, outras que conseguiram se apresentar somente no primeiro dia do evento e com muito atraso, já que a primeira banda entrou somente a partir das 18h, lamentaram a falta de organização e abuso dos preços durante os três dias que iria acontecer.
Symphony X, que se apresentou fez críticas ao evento:
“Nós queremos agradecer aos fãs por furá-lo na sexta-feira à noite! Estávamos muito perto de ter que cancelar o show devido a razões técnicas e não sabia se iria mesmo jogar com certeza até uma hora antes do set, que já havia sido adiada duas horas. A falta de organização e caos em torno do evento, que também tinha sido observado pela mídia, forçou muitas bandas ao cancelamento. Isso é injusto para os fãs presentes e infelizmente, esses fãs foram roubados de muitas performances.”
Dave Mustaine do Megadeth, outra banda que se apresentou lamentou o ocorrido:
“Para os fãs ontem à noite em São Luís, obrigado. É tudo que posso dizer. Um Grande Mega Obrigado! O show de ontem em São Luís era muito difícil, mas conseguimos! […] Foi-me dito um monte de talento optou por sair de vir. Também me foi dito os bilhetes custam R$ 450 reais para o fim de semana três dias e R$ 250 reais por apenas um dia. A pessoa média nesta área torna R$ 28 reais por dia, para que você possa fazer a matemática. […] Nós estávamos jogando, não importa o quê. Nós não estávamos jogando para o promotor mais, estávamos jogando para o povo!”
Apesar dos apesares, a única banda que agradeceu o show foi o Almah e no período foram muito criticados por estar apoiando o festival com toda essa falta de organização, até Ricardo Confessori achou injusto Scott Ian cancelar a apresentação do Anthrax publicamente, mas o guitarrista afirmou que o problema era “toda a organização terrível. Nós nunca quisemos cancelar, mas eles fizeram isso impossível”.
Num total de 47 bandas no evento, 30 cancelaram sua apresentação, praticamente mais de 60% do festival comprometido, para quem esteve durante o primeiro dia, o pessoal que acampou, foram obrigados a se instalarem dentro de estábulos, praticamente quase sem eletricidade e com apenas 1 banheiro público.
Naquele ano, o Felipe Negri disse ter sido vítima de agressão e sequestro, mas foi publicamente negado pela Lamparina Produções que anunciou oficialmente o cancelamento do Festival:
“A Lamparina Produções, relativamente ao cancelamento do terceiro dia do evento M.O.A., tem a esclarecer o seguinte:
A Lamparina Produções lamenta profundamente e anuncia o cancelamento do terceiro dia de shows do Metal Open Air. No entanto, afirma que os problemas causadores da interrupção do evento não são somente de sua responsabilidade.
As bandas todas – salvo as que cancelaram antecipadamente e cujo cancelamento foi anunciado – estavam em São Luís; aquelas que deixaram de fazer o show o fizeram por iniciativa própria, apesar de terem recebido todas as condições exigidas, tais como som, iluminação, palco back line e camarins.
Cabia à Negri Concerts o contato, a contratação e a efetivação do pagamento de todas as bandas internacionais, exceto o Rock’n Roll All Stars. À Lamparina, no entanto cabia arcar financeiramente com essas contratações, que foi feito e pode ser comprovado através de documentos. Em relação à atração Rock’n Roll All Stars, seu cancelamento se deu em razão de divergências contratuais, como, por exemplo, a não vinda do ator Charlie Sheen e adicionais de custos não previstos em contrato.
Frize-se: as bandas estão pagas! As condições técnicas para a realização do evento foram todas disponibilizadas. As alegações de falta de segurança são falsas. Registre-se que o comportamento do público foi exemplar. Não houve, em qualquer momento, qualquer tipo de ameaça oriunda da plateia.
Como se disse, todos os contatos com as bandas eram por parte da Negri Concerts. Os representantes da Negri é que ordenaram ou orientaram as bandas a não realizar os shows. Todo o clima de terror que foi instaurado entre as bandas e os técnicos foi causado pela Negri, de onde partiu a ordem de não tocar.
Sobre a suposta agressão ao Sr. Felipe Negri, em nenhum momento isso aconteceu. Ele se recusou a colocar as bandas da noite de sábado, apesar de pagas. Além disso, quis retirar sua equipe técnica e se evadir do local. Foi sim exigida a sua presença e da respectiva equipe para a continuidade e segurança dos shows, em respeito ao público presente.
São Luís, 22 de abril de 2012
Lamparina Produções”
Mas é claro que não iria ficar somente por isso, a Negri Concerts e Lamparina Filmes e Produções foram acusadas por descumprirem mutuamente de violar regras contratuais.
Em outubro de 2012, Felipe Negri enviou uma nota sobre a produtora Negri Concerts:
“CARTA ABERTA DE FELIPE NEGRI
A todos que se interessarem:
Infelizmente após toda a confusão e polêmica envolvendo meu nome, novamente tenho de vir a público falar sobre os ocorridos e dar uma satisfação sobre tudo.
A criação da empresa “Indestructible Entretenimento” não é e nem foi um artifício para “encobrir” atividades da Negri Concerts. A “Indestructible” foi criada para ser uma empresa de booking, em que investidores entram com a parte financeira e eu trabalho apenas como booker (agendando shows). A Negri Concerts continua e continuará trabalhando normalmente, e, isso não é uma afronta aos fãs nem a ninguém, é apenas a verdade dos fatos. Após o Metal Open Air, a empresa foi responsável pela vinda das bandas Therion, Fear Factory e Coal Chamber e todos os shows aconteceram normalmente, sem nenhum tipo de problema aos consumidores desses espetáculos.
Sei dos problemas que centenas de pessoas enfrentaram ao ir ao Metal Open Air, e infelizmente eu ainda não posso comentar nada sobre isso, pois o assunto corre em justiça e estou não só orientado a ainda não comentar, como não quero falar nada para não soar uma briga cega entre promotores, um tentando jogar a culpa no outro. Peço que reflitam comigo apenas uma vez…
Em 2009 comecei nesse mercado de shows e eventos e desde então a Negri Concerts foi responsável pela vinda ao Brasil de 49 artistas e mais de 73 shows no Brasil e América Latina (Dentre eles Accept, Anvil, Annihilator, Amorphis, Blind Guardian, Grave Digger, Saxon, Disturbed, Dir en Grey, U.D.O., Therion, Primal Fear, Kamelot, Iced Earth, Doro Pesch, Deicide, Megadeth, entre outros), sendo que nós nunca frustramos os fãs. Mesmo em shows com baixa venda de ingressos, jamais cancelamos apresentações, assumimos o prejuízo e sempre fiz questão de entregar espetáculos decentes com som, luz, segurança e estrutura corretas.
O único show cancelado da Negri Concerts até hoje foi o Forbidden, pois a banda infelizmente encerrou suas atividades, porém, todos os fãs foram ressarcidos normalmente.
O que quero dizer com tudo isso? Bem, se eu fosse realmente o canalha salafrário que muitos bradam por aí, artistas dessa magnitude simplesmente me ignorariam e trabalhariam com outros promotores, o que não acontece, portanto, será que eu sou esse ser abominável? A resposta pode vir após uma reflexão dos fãs. Tenho visto diversos comentários na internet não só de pessoas massacrando meu nome, mas o lado positivo é que existem fãs que compraram ingressos para as apresentações anteriores e posteriores ao festival e atestam: nunca tiveram problemas com a Negri Concerts.
Gostaria, no entanto, de ressaltar um ponto muito importante: minha família não tem nada a ver com meus negócios. Uma das minhas irmãs trabalhou para mim em diversas ocasiões como freelancer justamente por ser uma pessoa extremamente capaz e experiente, assim como todas as outras pessoas que freqüentemente trabalham comigo. É deprimente (e revoltante) ver ataques às pessoas que não tem nada a ver com isso tudo.
Peço a gentileza de pensarem antes de atacar com palavras quaisquer pessoas que trabalharam nesse festival e ficaram dedicadas até o último minuto, não só por um ideal, mas porque é isso que elas fazem para viver. Se coloquem na pele dessas pessoas, entendam que do outro lado do computador estão seres humanos que têm sentimentos.
Quem mais saiu prejudicado nesse drama todo foi a banda DESTRUCTION e seus verdadeiros fãs. A banda precisou adiar seus planos e teve de mudar todo um planejamento devido à grande pressão que lhes foi imposta e os verdadeiros fãs terão de esperar meses, talvez até anos, para vê-los voltando ao nosso país. Além disso, os promotores de outras cidades e os investidores perderam, enfraquecendo mais um pouco a nossa cena.
Finalmente, sou extremamente grato por todas as vitórias que consegui ao longo desses anos como promotor. Comecei isso tudo sem um centavo no bolso, apenas com o suor e uma idéia e o pensamento de que qualquer um pode ser o que quiser. Passei por poucas e boas e não desisti dos meus sonhos, então, não farei isso agora.
Não espero e nem desejo com esta carta, ganhar a simpatia de pessoas que foram lesadas com o fracasso do festival. O que desejo, sinceramente, é que as pessoas aguardem todos os lados da mesma história antes de tirarem conclusões precipitadas. E tão logo esse meu lado possa ser exposto em público, tão logo o farei.
Obrigado a todos os que, apesar do Metal Open Air, foram nos outros shows da Negri Concerts e aos que acreditam que existe sim mais de um lado nessa história toda e depositam sua confiança em mim, adquirindo ingressos e prestigiando artistas que são tão importantes para a cena.
Felipe Negri”
E isso durou um ano em todo o processo, já que em 22 Abril de 2013, 1 ano após o evento, uns dos responsáveis, Natanael foi denunciado pelo Ministério Público, em que pediu indiciamento dele e outros seis responsáveis pelo evento. O MP pediu indiciamento por estelionato, bloqueio dos bens dos envolvidos e o pedido de prisão dos responsáveis.
Isso não deixaria barato, a organização do Wacken Open Air, publicou uma nota deixando claramente que não tinham nada a haver com a organização do festival e nem a ligação com Metal Open Air, já os nomes quase se confundem:
“Devido aos recentes rumores circulando pela internet sobre Wacken Rocks Brazil e Wacken Rocks Chile fomos forçados a nos pronunciar sobre o fato. Parece que existe um festival de metal que irá acontecer na América do Sul e está utilizando a marca W:O:A para sua divulgação.
Vimos através desta, informar que não temos nenhuma associação ou conexão com este possível evento. Este evento não foi organizado ou autorizado pelo Wacken Open Air Os organizadores foram advertidos e lhes foi enviado estritas adversões sobre a não utilização de nossa marca em qualquer tipo de mídia. Nós não estamos julgando a qualidade deste evento, nem mesmo o profissionalismo dos organizadores mas gostaríamos de deixar as coisas bem claras para que os fãs saibam o que está acontecendo e evitar mal entendidos. Thomas Jensen (organizador W:O:A): “Após sermos informados a respeito destes rumores, fomos obrigados a agir de fato e advertir as pessoas responsáveis. Queremos evitar desapontamentos para os Metalheads na América do Sul, sendo que todos associam Wacken com espírito e esforço. Portanto achamos que é nosso trabalho deixar as coisas claras para os Wacken Metalheads e por favor, avisem a todos que não temos nada a ver com este evento anunciado e que não há nenhum tipo de permissão legal para que nosso logo W:O:A ser usado.”
Aproveitando o momento, nós gostaríamos de dizer a todos vocês que novamente estamos aguardando nossos convidados da América sdo Sul para o W:O :A 2012! Holger Huebner (organizador W:O:A): “Por um lado, W:O:A é feito pelas bandas e pelo local do show mas isto não é o mais importante, W:O:A é atmosfera e são os fãs. Ano após ano, os Metalheads da América do Sul são responsáveis por uma grande parte desta atmosfera!” Para todos aqueles que estão um pouco desapontados, nós gostaríamos de recomendar o W:O:A Metal Battle. Isto acontece ao mesmo tempo em 31 países ao redor do mundo. Toneladas de shows ao vivo e entre eles, no Brazil, o já tivemos um vencedor internacional (Torture Squad ). Mais informações vocês sobre Brazilian Metal Battle vocês encontram através do link www.metal-battle.com.br ou através de nossa página internacional www.metal-battle.com.”
Ainda eles afirmaram que até aconteceu uma conversa para trazer o evento ao Brasil:
“Sobre as dúvidas referentes à ligação deste evento ao Wacken Open Air: Confirmamos que haviam conversas avançadas com os organizadores do Wacken Open Air para realização do Wacken Rocks Brazil em São Luis, porém, como a negociação não foi concluída, uma nova estratégia de marca e parceria foi definida, criando assim o Metal Open Air.Em nenhum momento houve tentativa de aproveitamento indevido da marca WOA, já que a mesma estava sendo negociada até há poucos dias atrás.”
Após estes anos do lamentável ocorrido, isso serviu de exemplo para muitas produtoras organizarem seus eventos de forma correta e objetiva, afinal tivemos a volta do “Monsters Of Rock” e muitos outros festivais respeitados no mundo do rock. A região de São Luís era um local para ser feito um festival? Sim, por que não? Seria uma cidade que é pouco em rotas de bandas do gênero e seria faturamento para o estado, já que muitas pessoas iriam ficar os 3 dias do eventos não somente em camping e sim pela cidade conhecendo o local.
Seria até uma boa ideia o Wacken Open Air trazer sua organização para fazer um grande festival em São Luiz e apagar um erro chamado Metal Open Air da cabeça dos headbangers.
Fonte de pesquisa: Wikipédia, G1 e Whiplash