Ícone do site ROCKBREJA

Marcos de Ros – Sociedade das Aventuras Fantásticas

Marcos De Ros, além de outras virtudes, é um excelente guitarrista e teve uma ideia genial e um tanto ousada:
Ele musicou boa parte da literatura e Mitologia que conhecemos desde criança, uma sacada incrível, assim como os brasileiros do “The Sound Trackers” que resolveram tocar músicas de filmes. Uma genial sacada deste figura do Rio Grande do Sul.
O cara é muito habilidoso e tem muita história pra contar, aliás, pra “tocar”. Tem um currículum invejável. Neste novo trabalho são ao todo 17 faixas “navegando” desde “era uma vez” até “A Volta ao Mundo em 80 Dias” e de “Os Doze Trabalhos de Hercules” até “Don Quixote de La Mancha“.

A história deste cara é incrível, ja tocou em diversas bandas/projetos, alguns deles bem conhecidas e outras nem tanto, tramitando pelos mais diversos estilos: rock, jazz, thrash metal, orquestra e etc. Além de ter tocado, também registrou umas coisas bem diferenciadas como releitura de músicas eruditas, banda Akashic, Coletânea Hellion Colection Vol.03, 2 CD-Rom Instrucional, método para Guitarra, pedal e correia de Guitarra, trilhas de Cinema e TV, ufa… é muita coisa.

Não vou comentar aqui, faixa a faixa, como costumo fazer mas vou fazer melhor, vou escrever aqui que nestes CD´s (isto mesmo é DUPLO!) tem tudo o que comentei que De Ros fez em sua carreira: tem rock, heavy metal, orquestra, sinfonia é uma verdadeira “obra prima”. E o legal de tudo isso é ouviar as músicas e imaginar se tal música é Pinóquio musicado ou se é sobre o Pequeno Príncipe, ou se é sobre Alice no País das Maravilhas e por aí vai.
Vou deixar que cada um de vocês viage e navegue por mares nunca antes desbravados.

No Geral
Confesso que num primeiro momento, só pelo título deste trabalho, pensei comigo: “deram um tiro no próprio pé! Isso é nome de CD?”, pois a resposta veio logo nas primeiras músicas e no querer saber mais de cada uma delas, da história, de como soaria musicalmente falando e por aí foi. É De Ros e seus marujos, PARABÉNS (em letras GARRAFAIS!) por mais este trabalho brilhante em sua carreira.
A parte gráfica é outra atração à parte: nele podemos observar um fundo daqueles mapas de navegação antiga e ler um resumo de cada literatura contando detalhes de cada uma delas, ano em que foi criada, por quem e outros detalhes.
Também vale à pena ressaltar que este trabalho, além de ter sido financiado pelo Finaciarte (Prefeitura de Caxias do Sul – Secretaria da Cultura) também tem praticamente todas as informações no idioma Inglês, graças à colaboração de pessoas como a Profª Ms.Luciana Slomp.

Sei que mais um novo trabalho está a caminho, em parceria com seu parceiro Éder Bergozza. Este irá se intitular “Meridional” e dessa vez, apresentará a visão da dupla sobre a música regional do Rio Grande do Sul. Não sei qual a nota para este novo trabalho, mas para o “Sociedade das Aventuras Fantásticas”, por ser um trabalho ESPETACULAR, minha nota é 9!!

Formação
Captain” de Ros – Guitarra
Éder “El Maestro” Bergozza – Teclados
Thiago “The Great Bambino” Caurio – Bateria
Sir” Marcel van der Zwam – Baixo
Participação especial:
Rafael Gubert – Assobio nas músicas “Mody Dick, a Baleia” e “Nautilus: das 20.000 léguas submarinas”.

Tracklist CD01
01 Era Uma Vez
02 As Aventuras do Capitão Jack Sparrow
03 Alice no País das Maravilhas
04 Moby Dick, a baleia
05 Aladim
06 O Pequeno Príncipe
07 Pinóquio
08 Sherlock Holmes
09 A Volta ao Mundo em 80 Dias

Tracklist CD02
01 Os Doze Trabalhos de Hércules
02 Os 3 Mosqueteiros
03 Nauticus, das 20000 Léguas Submarinas
04 Peter Pan
05 Hino do Super Homen
06 Tarzan
07 Canção Para Poliana
08 Don Quixote de La Mancha

  NOTA DO ROCKBREJA: 09/10

Agradecimentos: Rômel Santos (Island Press)

Sair da versão mobile