Steven John Wilson é um dos músicos e produtores mais respeitados do Rock e Metal Progressivo em todo o planeta.
Sabendo de sua importância para o mundo da música, a editora Estética Torta acaba de anunciar a pré-venda da biografia “Steven Wilson: Uma Vida na Música”. Escrita pelos autores italianos Marco Del Longo, Domizia Parri e Evaristo Salvi, o livro narra a jornada musical desse talentoso músico britânico.
“Steven Wilson: Uma Vida na Música” conta com prefácio escrito pelo próprio Wilson, capa dura, cerca de 500 páginas e será lançado no dia 30 de novembro no Brasil pela editora Estética Torta. A pré-venda já está disponível.
Multi-instrumentista e produtor musical, Wilson ficou famoso por ser a mente criativa das bandas Porcupine Tree, Blackfield e No-Man, além de trabalhar com artistas do quilate de Jethro Tull, Yes, Marillion, Opeth, Anathema, King Crimson, Orphaned Land, Pendulum e XTC.
Líder do Porcupine Tree desde o final dos anos 1980 e atualmente com uma carreira solo consagrada, quatro vezes indicado ao Grammy, engenheiro de som responsável por remixes de artistas como King Crimson, Yes e Tears For Fears, Wilson foi definido pela imprensa britânica como “o artista com mais bem sucedido sobre quem ninguém nunca ouviu falar”. Capaz de lotar arenas e teatros e subir nas paradas de vendas ao redor do mundo, tanto com sua banda quanto sozinho, Steven Wilson é um daqueles artistas mais respeitados pelos fãs do que pela mídia.
Associado ao rock progressivo, do qual é um dos maiores expoentes contemporâneos, Wilson nunca estabeleceu limites estilísticos e sonoros, dando vida a um número quase ilimitado de projetos solo e que exploram todos os meandros de possibilidades sonoras, da mais autoindulgente vanguarda ao pop tradicional, da pura experimentação instrumental e eletrônica ao metal.
Neste livro, todos os projetos de Wilson são analisados, música após música, álbum após álbum, de sua estreia no Hemel Hempstead até o sucesso global de seu último álbum “The Future Bites”. Sua última turnê culminou em uma série de três concertos lotados no Royal Albert Hall de Londres, o templo da música pop britânica.
“Steven Wilson: Uma Vida na Música” é uma exploração indispensável, pontual, pessoal e que contribui para proporcionar um retrato da dimensão humana, mas também musical, desse verdadeiro gênio dos nossos tempos.
Sobre os autores:
Marco Del Longo é professor de italiano, história e latim. Formado em literatura em 2017, faz parte da redação do fã-clube italiano Coma Divine dedicado a Steven Wilson desde 2016 e desde 2019 escreve sobre música para imediarex.it. Este é seu primeiro livro.
Domizia Parri é professora de inglês e produtora musical especializada em rock progressivo. Formada em filologia romântica, tradutora apaixonada de textos musicais e entrevistas, ela fundou o fã-clube italiano dedicado aos Blackfields, que mais tarde se fundiu com o Coma Divine, que abrange todos os projetos de Steven Wilson.
Evaristo Salvi é um grande colecionador de toda a discografia dos vários projetos de Steven Wilson. Em 2006, ele fundou o porcupinetree.it, um dos sites mais relevantes e duradouros da banda inglesa, que então evoluiu para o atual Coma Divine, um fã-clube italiano dedicado a Steven Wilson. É sua primeira experiência literária, que ele vê como o objetivo de sua paixão por este grande artista.
“Steven Wilson: Uma Vida na Música”: https://esteticatorta.lojavirtualnuvem.com.br/produtos/livro-steven-wilson-uma-vida-na-musica/
Fonte: TRM