fbpx

O Dia de São Patricio ou St. Patrick’s Day está chegando e as cervejarias e pub estarão a todo vapor para celebrar com muitas cervejas irlandesas e a famosa “cerveja verde” no próximo dia 17, mas porque a bendita cerveja verde somente neste dia? Vamos tentar explicar um pouco por trás desta lenda bacana no mundo brejeiro:

Como todos sabem a cerveja verde pode ser feita com a tradicional cerveja com o corante, que dá esta tonalidade na cor, porém os primeiros vestígios desta “peripécia” foi com o professor Thomas H Curtin, um médico que fez a cerveja verde para o seu clube em Nova York, porém aos poucos começaram a surgir algumas outras cervejas verdes na região ao mesmo tempo.

Em 1910 a jornal Spokane coloca uma manchete “Green Beer Be Jabbers!”, falando sobre a ideia de tomar esta nova cerveja. De acordo com o jornal local, a First Avenue Bar serviu as cervejas para os irlandeses patrióticos e qualquer outra pessoa que queria provar esta novidade.

Esta nova onda cresceu, mas não tão rapidamente. Em 1926 o “Washington Post” chamou de “uma mistura anômalo”. Já nos anos 50, a cerveja verde era um símbolo tradicional de um feriado que estava se tornando menos irlandês e mais americano (St. Patrick’s Day). Claro que isto passou por todo o país e bares vendo que era fácil fazer esta cerveja verde e ainda mais fácil de beber. E se tornou muito popular internacionalmente também. A United Press em 1985 informou que os irlandeses ainda estavam sendo introduzidos para deliciosa bebida, incomum feito em sua homenagem.

Mas pense que a cerveja verde é feita somente com este corante, segundo o Serious Eats, a cerveja verde contém acetaldeído, um ingrediente para dar o tom na cerveja e que segundo relatos, pode deixar o gosto da cerveja ruim, por não está totalmente fermentado.

No final de 1800 e 1910 foi um grande problema, que as cervejarias mudou a ideia sobre a tal “cerveja verde” para promover seus produtos e advertiu sobre o que poderia vir acontecer a tomar esta cerveja. Mas ela faz mal mesmo? Até pode, em 1922 o Washington Tomes informou segundo um químico que esta cerveja é extremamente ruim ao estômago, mas o quanto consumido faz mal? Isso não sabemos.

Por isso a ideia da cerveja verde, não tem um data exata mas que surgiu propriamente a data de São Patrício, já que o “verde” simboliza a sorte, foi então adicionado como um símbolo na cerveja. Então vamos brindar!

Você pode fazer a sua própria cerveja verde! Muito simples:

1– Pegue uma cerveja do estilo Pilsen ou IPA
2– 4-6 gotas de corante alimentar no fundo copo da cerveja (não use corante azul, você pode pensar que vai misturar com cerveja amarela para fazer verde, mas desde que as cores não são pigmentos puros, você vai acabar com algo mais próximo de turquesa).
3– Derrame a cerveja no copo mas não agite, deixe desenvolver naturalmente. E agora é só tomar sua breja verde e comemorar o St. Patrick’s Day!

Cheers!

Fonte: Vox, WikiHow

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.