Johnny Rivers é um cantor, compositor, guitarrista e produtor. Seus sucessos são reconhecido pelo mundo todo, mas apenas 1 país deixou o “Secret Agent Man” sem entender sobre uma canção.
Ele já conquistou o posto de nº 1 da Billboard com a canção “Poor Side Of Town”, uma das canções mais famosas do cantor, que junta ao “Do You Wanna Dance”, “Summer Rain”, “Slow Dancin'” e “Baby I Need Your Lovin'”. Mas não pense que é só de românticas que Sr. Jonnhy emplacou, na fase rockabilly que para mim é muito boa, tem “Memphis”, “Maybelline” e o hit, “Secret Agent Man” não é a toa que ele é chamado assim até hoje.
Sua carreira começou em longo dos anos 60 quando conheceu James Burton, guitarrista de Rick Nelson, outro cantor de sucesso na época.
Em 1963, Rivers costumava passar seu tempo em um bar chamado Gazzari’s (de propriedade de Bill Gazzari). Uma noite, o trio de jazz que tocava no bar deixou o local. Gazzari pediu para Johnny ocupar a vaga por alguns dias, até que encontrasse um outro grupo de jazz. Johnny concordou e a história foi feita. Quando ele começou a tocar seu rock n’roll, multidões passaram a frequentar o Gazzari’s. Rivers fez sucesso no clube, fazendo versões de canções de Chuck Berry.
Em 1964, Elmer Valentine, proprietário do clube Whisky a Go Go, ofereceu a Johnny Rivers um contrato de uma ano para que este cantasse em seu clube, recém-inaugurado em Hollywood (Califórnia). O novo clube abriu três dias antes do grupo The Beatles lançar “I Want To Hold Your Hand”, que consolidou o que se passou a chamar de “Invasão Britânica” – quando vários artistas do Reino Unido assumiram os primeiros lugares das paradas musicais dos Estados Unidos. Mas Johnny Rivers era tão popular que o produtor Lou Adler decidiu lançar “Johnny Rivers Live At The Whiskey A Go Go”, álbum ao vivo que alcançou o 12º na lista da Billboard – e a canção “Memphis” (um cover de Chuck Berry) chegou ao segundo lugar na parada norte-americana. Johnny Rivers tinha criado o estilo musical “Go Go” (que incluiria também dançarinas).
Já em 1966, Rivers seguiu gravando canções, especialmente ao vivo, como “Maybelline” (outro cover de Chuck Berry), “Mountain of Love”, “Midnight Special” e “Seventh Son”, todas elas tornaram-se hits.
A partir de 1966, Rivers adotou um estilo mais peculiar, mas seguiu produzindo sucesso como “Poor Side of Town” (sua única canção a atingir o primeiro lugar na parada norte-americana da Billboard) e “Secret Agent Man”. Outras canções populares desta nova fase do cantor foram “Summer Rain”, “Baby I Need Your Lovin'” e “The Tracks of My Tears” (um cover de Smokey Robinson & The Miracles) – todas elas caracterizadas por sua voz suave e comovente. (via Wikipédia)
Para quem acompanha Johnny Rivers, em suas turnês ele gosta muito de tocar as músicas em seu setlist do jeito “Johnny Rivers”. Eu acompanhei um show dele em 2010 no HSBC Hall em São Paulo e confesso que gostei das versões que ele fez das canções mas nada como fazer o famoso “arroz e feijão” do jeito certo e não inovar muito senão pode estragar!
Pois é, aí que chegamos, no Brasil. Aqui no país, Johnny Rivers emplacou muitas músicas por aqui (“Poor Side Of Town”, “Secret Agent Man”, “Summer Rain” e “Baby I Need Your Lovin'”), com uma “ajudinha” como trilha sonora em novelas, que é no caso de “Slow Dancin'” da novela Sem Lenço Sem Documento de 1977 da emissora Rede Globo. O álbum “Realization” ficou em segundo lugar como os mais vendidos naquele ano, só atrás do então furacão “Beatles”. Em 1968, “Do You Wanna Dance” e “Summer Rain” aparecem nas 100 mais tocadas naquele ano, mas tem 1 canção que não aparece em nenhuma parada, mas é uma das queridas do público brasileiro, mas ele nunca tocou esta canção, a música “You’ve Lost That Lovin’ Feelin”.
“You’ve Lost That Lovin’ Feelin” é uma canção originada pela grupo The Righteous Brothers e que foi regravada pelo cantor, claro que esta é uma das ótima regravações que ele fez, como “A Whiter Shade Of Pale” escrita por Gary Brooker e Keith Reid e ficou famosa na voz da banda Procol Harum, “Hey Joe” de Billy Roberts, “California Dreamin'” entre outras, mas esta em si chamou muita atenção do público, e no qual o próprio Johnny Rivers desconhece deste sucesso desta canção, por isso que ele nem se quer menciona em seus shows em território brasileiros. O single faz parte do álbum “Recorded Live (And Them Some)!”.
Aqui no Brasil as canções “It’s Too Late”, “By The Time I Get To Phoenix” e “Do You Wanna Dance” que não agradou muito o público notre-americano, conquistou a massa brasileira, assim como “You’ve Lost That Lovin’ Feelin”. Mas creio que tem uma resposta para este dilema. O álbum “20 Greatest Hits” que foi lançado em 1985 aqui no Brasil, este álbum juntou um pouco dos sucessos dele, escolhido a dedo pela gravadora, e este single está nesta lista.
Faixas de “20 Greatest Hits”
01. Do You Wanna Dance?
02. Poor Side Of Town
03. It’s Too Late
04. Memphis
05. A White Shide Of My Tears
06. The Tracks Of My Tears
07. Oh, Pretty Woman
08. If A Were A Carpenter
09. Respect
10. In The Midnight Hour
11. You’ve Lost That Lovin’ Feelin’
12. Summer Rain
13. California Dreamin’
14. Hang On Sloopy
15. Rhythm Of The Rain
16. Sunny
17. Hey Joe
18. Cupid
19. Multiplication
20. Oh, Lonesome Me
Aqui no Brasil o álbum fez mais sucesso que “Realization” e é o mais procurado pelos fãs, já que é raro encontrar este álbum em vinil.
E não para por aí, a canção em si acaba sendo sempre incluídas em coletâneas românticas pelo Brasil a fora e vendido em “camelôs”, hoje quando escrevi este artigo, ouvi esta canção em carro de CDs piratas, e por isso a proximidade forte desta canção ao público brasileiro que no qual o Johnny Rivers nunca vai entender mesmo, mas de fato chamou a atenção do cantor e não é a toa que sempre ele vem ao Brasil para fazer seus shows e tocas as canções de sucessos, afinal esta foi bem famosa, mas existem outras que emplacou aqui em terras brasileiras.
Que o “Secret Agent Man” toque um dia esta canção e faça a alegria do povo brasileiro!