Na noite desta quarta-feira, 25/05, a partir das 19h30, acontece o último dia do evento Paint Of Science – festival internacional de divulgação científica, na Cervejaria Invicta de Ribeirão Preto – SP. O evento acontece simultaneamente em 11 países e reúne cientistas e pesquisadores em restaurantes, cafés e bares com objetivo de compartilhar conhecimento com a população.
No encerramento, duas palestrantes irão abordar o tema: “O cérebro preditivo: neurobiologia da antecipação a eventos futuros”.
A participação é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia. Mais informações sobre o Pint of Science no Brasil podem ser acessadas no site www.pintofscience.com.br, por telefone (16) 3315-0368, (16) 9971-66078 ou por e-mail [email protected].
A cervejaria Invita está localizada à Av. do Café, 1365, Vila Tibério, Ribeirão Preto – SP. Mais informações sobre a cervejaria e seus produtos no site www.cervejariainvicta.com.br
Sobre a palestra:
O cérebro preditivo: neurobiologia da antecipação a eventos futuros
O cérebro é um estatístico? Esta é uma pergunta antiga cuja origem pode ser datada de meados do Século XIX com os trabalhos do cientista alemão Hermann Helmholtz. A ideia básica por trás dessa pergunta é a de que o cérebro cria um modelo interno do mundo a partir dos estímulos externos que recebe pelos órgãos dos sentidos e usa esse modelo para fazer inferências ou predições sobre o mundo. A previsão aqui é entendida no sentido de antecipar o resultado de um evento, por exemplo, prever em que ponto de um campo de futebol uma bola chutada por um jogador estará em um dado momento no futuro ou qual o próximo som de uma melodia ritmada.
Sobre as palestrantes:
Profª. Cláudia Domingues Vargas
Doutorou-se em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). O seu pós-doutorado foi realizado no Institut des Sciences Cognitives, em Lyon. É Professora Associada II da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Neurofisiologia e plasticidade do sistema motor humano. É pesquisadora principal do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), financiado pela FAPESP.
Maria Luíza Sales Rangel
Fisioterapeuta, Doutora em Ciências Biológicas (Fisiologia),pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho – UFRJ, onde investigou os mecanismos associados a predição de eventos sensório motores através de Eletroencefalografia (EEG). Possui interesse no estudo da plasticidade cerebral após lesão periférica, voltada para aspectos relacionados ao controle motor e ao desenvolvimento de tecnologias assistivas em reabilitação. Possui experiência com as técnicas de EEG de alta densidade, Estimulação Magnética Transcraniana e Cronometria mental.
Fonte: Focco