Ícone do site ROCKBREJA

Grupo Petrópolis é premiado na Copa Brasileira de Lúpulos

Foto: Divulgação


No último dia 15 de junho, ocorreu em Campinas a terceira edição da Copa Brasileira de Lúpulos, onde o Grupo Petrópolis conquistou quatro medalhas. As variedades premiadas foram Chinook, Zeus, Triumph e Triple Pearl, cultivadas na fazenda do Grupo em Teresópolis (RJ) e utilizadas no desenvolvimento de cervejas especiais no Centro Cervejeira da Serra, uma micro cervejaria junto à fábrica do Grupo em Teresópolis.

De acordo com Leonardo Penna, especialista em processos industriais do Grupo Petrópolis, a Copa Brasileira de Lúpulos é muito importante para fomentar ainda mais a indústria nacional da plantação de lúpulo. “Em 2023 também participamos da competição e ganhamos com três variedades de lúpulos – Chinook, Triumph (ouro) e Triple Pearl (bronze) -. É muito gratificante vermos que em cada ano conquistamos mais premiações, pois estamos evoluindo e aprimorando os nossos lúpulos”, afirma Penna.

Em 2024, o Grupo Petrópolis inscreveu sete variedades da planta, sendo elas Triumph, Triple Pearl, Chinook, Comet, Cascade, Magnum e Zeus, conquistando uma medalha de ouro com a Triple Pearl, duas de prata com a Chinook e Triumph, e uma de bronze com a Zeus, que foram avaliadas por 30 jurados que fizeram a análise sensorial dos lúpulos.

O lúpulo é um dos insumos essenciais para a produção de cerveja, sendo responsável por atribuir aroma, amargor e outras propriedades à bebida. O Grupo Petrópolis iniciou o plantio de lúpulo em 2018, na Serra do Capim, em Teresópolis, com o objetivo de fomentar a cultura de produção do lúpulo no Brasil. Atualmente, possui 7,5 hectares plantados em Teresópolis e em Uberaba (MG) e vem aperfeiçoando cada vez mais o manejo da lavoura, com a seleção de variedades de melhor desempenho, buscando aprimorar as etapas de colheita, beneficiamento e processamento, com ganho de escala na cadeia de produção do lúpulo.

Fonte: VCRP

Sair da versão mobile