As festas juninas são um momento especial para apreciar a cultura brasileira e suas comidas típicas. Pensando nisso, por que não fazer harmonizações com cervejas que elevam ainda mais a experiência gastronômica? Laura Aguiar, diretora de Conhecimento e Cultura Cervejeira, sommelière e mestre cervejeira da Ambev, traz sugestões de combinações deliciosas que combinam com a data. “As harmonizações de cervejas podem ser feitas de três maneiras principais: similaridade, contraste e complementação, sendo sempre importante que haja equilíbrio de forças entre o alimento e a cerveja. A similaridade acontece quando existem características parecidas na comida e na cerveja. O contraste acontece quando sabores opostos se unem e se equilibram na boca. Já a complementação procura combinar sabores que se realcem e enriqueçam a experiência gastronômica”, comenta Laura.
Para se inspirar e testar em casa, a mestre deixa algumas inspirações:
Pastel de Queijo + Brahma Duplo Malte
A Brahma Duplo Malte combina perfeitamente a leveza do malte pilsen com o sabor do malte munique. Essas características enriquecem a experiência com o pastel de queijo, um clássico das festas juninas. As notas de malte harmonizam com os sabores salgados do pastel equilibrando os sabores na boca, enquanto a carbonatação da cerveja ajuda a limpar o paladar da oleosidade, proporcionando uma combinação irresistível.
Caldinho Verde + Goose Midway
O caldinho verde, tradicional em festas juninas, traz aquele sabor e calor reconfortante durante o friozinho de julho. A receita típica leva couve, batata e pode incluir linguiça, bacon e diferentes temperos, conforme a região. A Goose Midway, uma Session IPA refrescante, possui um amargor destacado que equilibra bem a gordura e a intensidade da linguiça. Para quem gosta de picância, a dica é acrescentar algumas gotinhas de pimenta, que serão ainda mais destacadas pelo amargor da cerveja.
Paçoca + Colorado Appia
A paçoca, um dos doces mais tradicionais e adorados das festas juninas, feita com amendoim, harmoniza perfeitamente com as notas adocicadas de mel da Colorado Appia. Por ser uma cerveja que leva trigo em sua receita, possui um corpo mais aveludado, que combina com a textura macia da paçoca. Uma combinação que certamente agrada aos paladares mais exigentes.
Canjica ou Mungunzá + Caracu
A canjica, feita de uma variedade de milho com grãos mais macios, mergulhados em um caldo doce que leva leite, coco, açúcar e especiarias, harmoniza maravilhosamente bem com a Caracu. As notas de caramelo e suaves notas de café oriundas do malte torrado da cerveja complementam o dulçor suave da canjica, criando uma experiência semelhante a de um capuccino.
Fonte: Loures