Foto Ilustrativa
Um dos eventos mais populares de Blumenau, a Oktoberfest, está despertando interesse nas escolas de formação de cervejeiros. Além da fabricação de cervejas artesanais, da Oktober e também do Festival da Cerveja, foi um dos fatores decisivos das instituições promover a profissionalização da formação na cidade. A maioria das escolas estão se instalando no Vale do Itajaí.
Um do exemplos é a Escola Superior de Cerveja e Malte que recebeu a inscrição de 364 alunos. A escola oferece Workshop, cursos de harmonização a também uma pós-graduação em tecnologia cervejeira (Orra!). A instituição na semana passada firmou uma parceria com a Doemens Academy, um das principais escolas de cerveja do mundo, com sede claro no país de cerveja, Alemanha.
Um dos sócios fundadores, Estácio Rodrigues disse sobre em promover em Blumenau e São Paulo, sobre os cursos de sommelier de cerveja, no qual já formação a terceira turma de profissionais chegando a 210 alunos. “Blumenau é um centro cervejeiro. Um bom termômetro são as discussões em sala de aula, com riqueza de conhecimento. A qualidade dos alunos é muito boa.” Afirma.
Porém nem tudo são flores, já que o mercado necessita de profissionais, a formação de professores nesta área ainda é pequena, segundo Marli Garbari, coordenadora do curso de Cervejeiro da Uniasselvi em Blumenau diz que “O mercado de professores nessa área é bastante recente. Talvez os alunos que se formam na cidade poderão ocupar esses cargos futuramente .” Ainda ela confirma que estes profissionais, geralmente vem de outros estados para dar as aulas.
Bom você que gosta de uma boa cerveja, esta é a oportunidade em se formar e futuramente dar aula sobre o assunto, abaixo você confere uma relação das escolas já existentes em Santa Catarina.
Fonte: Diário Catarinense