Degustar uma cerveja Puro Malte e sentir cada nota abraçando o paladar tem sido uma prática recorrente entre consumidores brasileiros que, cada vez mais, estão se abrindo a experiências com cervejas premium puro malte. E nesse universo, a alemã Spaten sai na dianteira: a cerveja criada em 1397, na Alemanha, foi eleita a Melhor Cerveja Puro Malte do Brasil na última eleição realizada pelo júri da coluna Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo.
Foi Gabriel Sedlmayr, o “G.S” do rótulo de Spaten, o visionário criador da marca e do estilo Munich Helles no mundo: uma cerveja Puro Malte, de cor dourada, refrescante e de sabor forte, com um toque de suavidade. O Estilo Forte de Spaten – que atravessou o tempo – tem características próprias que incluem, ainda, ênfase no malte, corpo mediano, lúpulos aromáticos e alta drinkabilidade.
Tudo isso vem servindo de inspiração para cervejeiros ao longo de mais de seis séculos, inclusive porque Spaten é produzida com base na tradição alemã, mantendo controles rigorosos de qualidade, o que torna seu sabor único. Significa que é produzida com água, malte, lúpulo e levedura, mantendo até hoje um alto controle de qualidade e produção, não sendo permitido o uso de quaisquer tipos de auxiliares produtivos, mantendo o processo o mais natural possível.
O sabor forte e com toque de suavidade de Spaten é um de seus diferenciais que mais chamam a atenção. Quem degusta, percebe que o líquido é mais suave do que outros tipos de cervejas alemãs, sem perder força e intensidade. A percepção do paladar é de uma bebida que logo diz a que veio, agradando a diferentes gostos ou necessidades de consumo. É elogiada, inclusive, pela sua capacidade de se harmonizar com alta variedade de alimentos.
“Spaten tem a versatilidade como um de seus pontos fortes. É uma opção marcante que vai bem com tudo e surpreende pelo sabor. Tudo é balanceado, do amargor ao corpo, da acidez ao teor alcoólico. A força do líquido é essa combinação com a seleção dos melhores ingredientes e a produção minuciosa que segue um alto padrão, tornando a bebida diferenciada”, explica Elisa Antas, Head de Beer Innovation na Ambev.
Primeira do ranking
Os especialistas do concurso que elegeu Spaten como a primeira do ranking, na categoria puro malte no Brasil, degustaram 13 marcas de cerveja e avaliaram características como cor, estabilidade da espuma, brilho, aroma e sabor.
O júri, formado por sommeliers e mestres cervejeiros, contou com nomes como Edu Passarelli, professor do Instituto da Cerveja Brasil; a jornalista Bia Amorim; Junior Bottura, mestre cervejeiro; Guto Procópio, sócio de cervejarias e Julia Leme, consultora de hospitalidade e gestão de restaurantes e bares.
Sobre Spaten, os jurados descreveram: “É fácil de beber, com boa estabilidade de espuma; amargor baixo, mas aparente. Uma cerveja mais fresca do que o esperado para um produto comercial. Equilibrada, com notas de cereais e levemente frutada.”
Malte poderoso, lúpulo também
Para ser considerada puro malte, uma cerveja no Brasil deve ser produzida com 100% de malte de cevada. A força do malte de Spaten tem um aliado também poderoso – o lúpulo que só esta marca possui. É ele que impõe ao líquido um buquê de aromas inigualável, fazendo com que a assinatura da cerveja também tenha força.
“Quando você bebe não tem dúvida, você sabe que é uma Spaten. É uma cerveja para quem não abre mão do sabor nem da qualidade e que sabe reconhecer a história e tradição que sustentam esses diferenciais. Quem conhece, segue pedindo, inclusive o feriado de Carnaval com folia ou com descanso são perfeitos para seguir degustando Spaten ou viver essa experiência pela primeira vez”, diz Elisa.
Spaten está disponível em garrafas de 355ml e 600ml, além das latas de 350ml, 269ml e 473ml no Empório da Cerveja, Zé Delivery, supermercados e bares das principais cidades do país.
Fonte: In Press