Os cervejeiros da DUM Cervejaria, em parceria com Daniel Gontijo da Smedgård Brewery (de Belo Horizonte), realizaram na semana passada a produção da cerveja colaborativa Powstanie Warszawskie (PW) – Karczimiska Rye Lager.
A novidade será servida no DUM DAY VII, festival que celebra o sétimo aniversário da curitibana DUM Cervejaria no Museu Oscar Niemeyer, no dia 22 de julho.
A ideia da cerveja surgiu durante a visita dos cervejeiros Murilo Foltran e Daniel Gontijo às fazendas de lúpulo na Polônia, em setembro do ano passado, em Karczimiska. “Estávamos nos confins da Polônia, tríplice fronteira com Bielorrússia e Ucrânia, quando tivemos a ideia de colher, selecionar e trazer para o Brasil variedades únicas de lúpulos com DNA eslavo para criar uma cerveja juntos”, explica Daniel.
A Powstanie Warszawskie (PW), que significa “Levante de Varsóvia”, leva lúpulos Iunga e Vermelho – última variedade hibridizada de lúpulo que foi batizado pela dupla com a Polish Hops. Essa Lager de Centeio, inspirada em antigas receitas do Leste Europeu, será a primeira cerveja comercial no mundo a utilizar o lúpulo Vermelho.
Informações sobre o DUM Day estão aqui.
Quer saber quais outros festivais para ir neste Brasil onde valem a pena? Clique aqui.
Fonte: FC