Pela primeira vez em São Paulo, o documentário “Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil ” ganha exibição nesta sexta-feira (23/2).
O longa-metragem será exibido na Biblioteca Mário de Andrade (R. da Consolação, 94 – Consolação, São Paulo), às 19h. O filme mostra um panorama da cena cervejeira nacional, a partir da criação da cervejaria curitibana DUM. Entrada franca.
O filme já percorreu por várias cidades brasileiras, sendo exibido em Goiânia, Florianópolis, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Blumenau e Belém, e também em La Plata (Argentina), durante o festival Somos Cerveceros.
O filme partiu de depoimentos de cervejeiros e material de arquivo de diversas fontes. Entre elas, coberturas de festivais, reportagens de TV, brassagens entre amigos e vídeos de degustação. Ao mixar tudo, o filme retrata a trajetória da Petroleum, uma cerveja cultuada no meio artesanal, criada por cervejeiros caseiros de Curitiba para a sua autossuficiência, e que ganhou diversos prêmios, fama internacional e passou a ser produzida por duas cervejarias diferentes.
Como pano de fundo, o documentário mostra a redescoberta do processo artesanal por uma geração de cervejeiros que buscava a autossuficiência e, agora, graças ao aquecimento do mercado, desenvolve suas receitas para serem produzidas em escala comercial em micro cervejarias espalhadas pelo país. Trata-se de um retrato da comunidade de cervejeiros brasileiros, do renascimento do mercado de cervejas no Brasil e do assédio das grandes empresas às cervejarias artesanais. Além disso, o filme mostra a trajetória de alguns dos fundadores de importantes cervejarias artesanais do Brasil.
Serviço
“Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil” na Biblioteca Mário de Andrade (SP)
Data: Sexta-feira, 23 de fevereiro
Horário: início da sessão 19h
Endereço: Biblioteca Mário de Andrade – R. da Consolação, 94 – Consolação, São Paulo – SP
Informações: fb.com/events/203629500383691/
Entrada franca
Fonte: FC