Ícone do site ROCKBREJA

Dia Mundial do Rock: 6 décadas, 6 clássicos (1950 – 2009)

No dia 13 é o dia mais esperado para a nação rockeira! Afinal é Dia Mundial do Rock! Claro que esta seleção de 6 bandas representando cada década faz tem controvérsias mas ao que indica são as que se destacaram sem desmerecer as outras, por isso em comemoração a data vamos fazer um balanço de cada década e mostrar quem foi o destaque naquele período!

Anos 50 (1950 – 1959)

Os anos 50 foi praticamente o inicio de tudo, do rock n roll principalmente, surgiram muitas bandas que foram denominadas no gênero “rockabilly”. Nomes como Bill Haley, Chuck Berry, Chubby Cheker e entre outros foram os grandes representantes desta década, mas teve um que foi denomidado o “Rei do Rock”. Elvis Presley!

Anos 60 (1960 – 1969)

Porém o reinado do Rei do Rock estava começando a ficar ameaçado, já que o “boom” do Rock explodiu e apareceu ainda mais bandas de grandes sucessos. A invasão britânica como The Rolling Stones, The Who e The Kinks, no Brasil começou a era da “Jovem Guarda” e os sucessos de Roberto Carlos, Ronnie Von, Erasmo Carlos e Wanderléa. Bandas como grandes nomes surgindo, The Jimi Hendrix Experience, Big Brother and the Holding Company com Janis Joplin, The Doors e o clássico festival Woodstock. Porém a década foi tomada pelo “Reis do Iê-Iê-Iê”, como foram chamados no Brasil. The Beatles!

Anos 70 (1970 – 1979)

O período que hoje chamamos de “Classic Rock” começou a partir dos anos 70, os Beatles estavam encerrando sua carreira, John Lennon e juntou a Yoko e lançou ótimos álbuns, Paul entrou na onda, porém o psicodélico e o punk começaram a tomar conta da década. Apesar de ser a onda “Disco Music”, até o Kiss entrou na onda, o rock ainda era presença nos “dials”, e da massa grande de bandas daquele gênero. Ainda surgiram álbuns memoráveis como o Pink Floyd (“Dark Side Of The Moon”), veio também as bandas Rush, Led Zeppelin, Deep Purple, Aerosmith e AC/DC que levantaram a bandeira do metal e hard rock, no punk estavam Ramones, Sex Pistols e The Clash. Mas a banda que graças a um vocal totalmente “sem noção” elevou o nome Black Sabbath, Mr. Ozzy!

Anos 80 (1980 – 1989)

O Metal começou a ter grande destaque nesta década, bandas como Iron Maiden, Judas Priest, Slayer, Metallica, Megadeth e Sepultura, já no hard rock teve grande força com os sucessos de Bon Jovi, Deff Leppard, Whitesnake e Scorpions. A “new wave” começou a ganhar força com A-Ha, Duran Duran, Talking Heads, Joy Division. Em terras brasileiras, apareceram Legião Urbana, RPM, Ultrage A Rigor, Titãs, Barão Vermelho (com Cazuza), Kid Abelha, Ira!, Capital Inicial e Paralamas do Sucesso. Além do primeiro Rock In Rio em 1985. Mas o destaque foi para o Rock de Brasilia que teve auge com várias bandas aparecendo no gênero, e a Legião Urbana foi o ponto mais alto deste sucesso.

Anos 90 (1990 – 1999)

A década foi importante para a música, principalmente com a aparição da MTV em solos brasileiros e sendo referência para muitas bandas que começaram. Guns ‘N Roses estava em seu auge, Skid Row é preferência no Disk, Legião Urbana mantém seu sucesso até que o Renato Russo falece em 1995, porém outro gênero começou a ter destaque na década, o grunge. Alice In Chains, Pearl Jam, Soundgarden, Stone Temple Pilots começaram a tomar conta das rádios. Outras bandas levantaram ainda mais o rock como Red Hot Chilli Peppers, Rage Against The Machine, Green Day, Foo Fighters, Silverchair, The Offspring, Blink 182. No Brasil, o rock com humor foi tomado pelo Mamonas Assassinas que lançaram apenas 1 disco e logo no ano seguinte em 1996 aconteceria o trágico acidente aonde todos iriam a falecer. Além dos Raimundos, Skank, Angra, Pato Fu e Jota Quest que antes era chamado J. Quest. Mas o destaque em todos as listas musicais fica por conta do furacão Nirvana.

Anos 2000 (2000 – 2009)

A década de 00 foi dominada pela onda “pop” junto as boy bands e girls bands que apareceram junto a metade dos anos 90, porém o rock ainda respirava mas era tão tomado pela grande massa popular, mas graças a internet nomes novos e estilos novos começaram a aparecer e conquistar naqueles anos. The Darkness surgiu como salvação do rock, mas não foi, The Strokes levantou a bandeira de um novo gênero, o indie Rock que trouxe Franz Ferdinand, The Hives, The Libertines, o emo foi conquistando os fãs da nova geração rock como AFI, 30 Seconds To Mars, My Chemical Romance. Coldplay, Evanescence e Linkin Park começaram a ter destaque nas paradas, o “new metal” começou a aparecer com as bandas Slipknot, Korn, Limp Bizkit, Avril Lavigne surge como a garota rebelde que logo muda seu estilo nos próximos álbuns, em terras brasileiras, CPM 22, Raimundos era primeiro lugar nas paradas, Charlie Brown Jr vira a querida dos jovens, a MTV começou a conhecer a onda “Nightwish” e seu “Nemo” assim abriram portas para Within Temptation, Epica, Kamelot, Lacuna Coil e entre outros. No final de 99 e a partir dos anos 2000, o System Of A Down trouxe aquele rock que os fãs queriam ouvir, pesado e barulhento!

 

O que podemos esperar a partir da década de 2010? Daqui a 5 anos quem sabe não conversamos e montamos a nova lista!

Cheers!

 

#DiaMundialdoRock

Sair da versão mobile