Mondial de La Bière está chegando e com eles vem rótulos que são novidades aqui no Brasil e terão a oportunidade de degustar durante o evento, confira a lista:
Cervejaria Sankt Gallen
- Harlekin Chiquita Bacana 7%: Com corpo macio e temperamento “caliente”, Chiquita Bacana é uma Blond Pepper Ale elaborada com água das montanhas de Teresópolis, malte pilsen, lúpulo e algumas pitadas de Pimenta-Aji e Páprica, especiarias de origem latino-americanas que nesta cerveja transformam o inverno em pleno verão.
- Harlekin Araçá 4%: Refrescante como a brisa, assim que se apresenta Araçá, uma Brazilian Session IPA também desenvolvida com água das montanhas de Teresópolis, malte carahell e pilsen, lúpulos especiais e a fruta suculenta e azedinha da nossa Mata Atlântica que emprestou seu nome a esta cerveja.
- Therezópolis Or Blanc – Belgian Witbier – 4,5%: é uma cerveja tradicionalmente produzida na Bélgica. Refrescante, tem corpo aveludado e coloração pálida, baixo amargor e é naturalmente turva por não ser filtrada. Seu aroma traz uma sutil nota de cítrica e de especiarias.
2cabeças
A 2cabeças, em parceria com a cervejaria Cuesta, de Botucatu-SP, apresenta a cerveja vermelha e lupulada, a IRA, produzida especialmente para o Mondial de la Bière.
- India Red Ale – 7,5%: cerveja com uma marcante cor vermelha, com dry hopping de amarillo e cascade. O destaque desta produção é que ela não leva nenhum malte caramelo ou pilsen. Esta cerveja foi feita com 100% malte Red-X, da Best Malz, que dá uma profunda coloração avermelhada sem puxar tanto o residual adocicado dos maltes caramelo. O estilo, que dá nome à cerveja, é uma fusão entre uma Red Ale e uma IPA, daí India Red Ale.
Burgman
Apresenta a Fumacê e a Casa Nova que aparece repaginada em edição especial de aniversário.
- Fumacê – 5,7%: Promete deixar as celebrações de fim de ano ainda mais saborosas. Trata-se de uma Smoked Weiss feita com malte de trigo defumado e inspirada em receitas polonesas. Como característica mais marcante está a forte presença de notas que remetem à madeira e ao defumado, que contrapõem com as notas herbais do lúpulo Hallertau Tradition. Na boca, a cerveja que tem 20 IBU, 5,7% de teor alcoólico, coloração acobreada, levemente turva e espuma consistente, possui sabor de caramelo, com toque amadeirado e defumado.
- Casa Nova – 6,5%: A edição de aniversário chega às prateleiras e gôndolas com adição extra de maltes Pilsen e Viena, e dose farta de lúpulos Magnum, Hersbrucker e Motueka. O dry-hopping, adição de lúpulo durante a maturação, feito com o neozelandês Motueka,atribui aromas cítricos e herbais à bebida. O resultado da alquimia é uma cerveja com 50 IBU, 6,5% de teor alcoólico, visual de cor dourado intenso, leve turbidez e espuma branca.
Colorado
Vai apresentar novíssima Vixnu Victória, ainda em produção, será degustada em primeira mão durante o Mondial.
- Vixnu Victória – Imperial IPA – 9,5%: variação da cerveja Vixnu, a Vixnu Victoria, matem as mesmas características da original, com rapadura e a mesma graduação alcóolica de 9,5%. A única variação é que parte da lupulagem original (americana), foi substituída pelo lúpulo Victoria. É um lúpulo originalmente argentino, muito utilizado na produção de IPAs, RED Ales e Stouts. Possui aroma cítrico e frutado.
Invicta
Para comemorar os seus três anos, a cervejaria criou a Damiana.
Damiana – India Pale Ale 5,5%: Leva em sua composição apenas lúpulos alemães, o que é uma novidade para este estilo de cerveja, além de levar a planta de mesmo nome, que foi usada por nossos antepassados indígenas para melhorar o desempenho sexual.
Júpiter
No Mondial serão apresentadas a Chipotle e a Habanero.
- Chipotle – Porter – 6%: Cerveja colaborativa feita em parceria com a De Cabrón, fabricante dos melhores molhos de pimenta do Brasil. É receita de Brown Porter feita com um toque de malte defumado. As notas de chocolate dos maltes escuros se encaixam com as notas achocolatas e defumadas do chipotle De Cabrón. Picância moderada a leve
- Habanero – Dubbel – 6,5%: Cerveja colaborativa feita em parceria com a De Cabrón, fabricante dos melhores molhos de pimenta do Brasil. Sobre a base de uma receita de cerveja de abadia com notas de caramelo e frutas secas adicionamos pimenta Habanero. Os aromas frutados aparecem com intensidade que é alcançada pelo ardor da pimenta. Picância moderada a intensa.
Weird Barrel Brewering Co.
Inaugurada em setembro de 2014, a cervejaria caçula do Mondial, nasceu a partir de duas grandes referências do mercado cervejeiro que estão à frente do projeto. São os empresários Rafael Moschetta e João Becker, ambos ex-Cervejaria Colorado. A cerveja que tem ares piratas, apresenta as suas criações, Pirate´s Flip e Naughty Grog.
- Pirate´s Flip – session IPA – 3,8%: Flip era o nome de uma bebida pirata que continha, entre outros ingredientes, o gengibre. Session IPA com gengibre e lúpulos Galena e Cascade.
- Naughty Grog – black IPA – 7,8%: Grog era uma bebida a base de rum criada pelo Almirante Edward Vernon, o famoso Old Grog. Naughty, que em inglês significa desobediente, maldoso e mal criado descreve perfeitamente nossa versão desta lendária bebida. A bebida envelhecida em barril de Rum, tem os lúpulos Galena e Amarillo e dry hopping com Amarillo.
Brassaria Ampolis
Apresenta no Mondial o seu novo rótulo, a Cacildis, mais uma homenagem ao humorista Mussum, a cerveja de puro malte é leve, refrescante e fácil de beber, perfeita para o nosso clima.
- Cacildis – Premium American Lager – 5,0%: A cerveja é mais do que uma homenagem ao humorista Mussum, é uma cerveja puro malte de grande qualidade, leve, refrescante e fácil de beber, perfeita para o nosso clima! Dourada, de boa espuma e líquido cristalino, apresenta aromas de miolo de pão vindos do malte e frescor floral vindo do lúpulo. No paladar, a cerveja sacia a sede com prazer, pedindo mais um gole.
Cervejaria Fraga
- Fraga Brown 5%: é uma cerveja escura que leva 3 tipos de malte e lúpulo americano, proporcionando notas de caramelo e chocolate no seu paladar, balanceando o amargor e deixando um final mais equilibrado. Possui aroma maltado, ligeiramente adocicado, com notas de chocolate, caramelo e leve tostado. Aroma moderado de lúpulo, ligeiramente cítrico, balanceado com o caráter maltado. Cor marrom escuro, com espuma quase branca. Médio a alto sabor de maltado, amargor médio. Teor alcoólico: 5%.
Cervejaria Mistura Clássica
O próximo lançamento será a Vertigem IPA, uma west coast IPA que vem fazendo sucesso principalmente nos bares cervejeiros cariocas.
- Vertigem – IPA 6,5%: a Vertigem IPA harmoniza com carnes acompanhadas de molhos fortes, comidas apimentadas e queijos fortes. A receita desta cerveja foi feita em parceria com os cervejeiros caseiros Eduarda Dardeau e Ricardo Rosa juntamente com o mestre cervejeiro da Mistura Clássica Severino Batista. De cor dourada, final seco e ligeiramente amargo, ela se destaca por possuir intensos aromas e sabores florais e frutados, provenientes de uma combinação de lúpulos americanos e australianos.
Cervejaria Noi
O produto apresentado no evento será a Noi Cioccolato, uma Imperial Russian Stout.
- Cioccolato – Imperial Russian Stout 12%: Cor negra. Espuma de cor bege e compacta. Aroma bem amadeirado e com notas que remetem ao carvalho (coco queimado e baunilha). Sabor similar e ainda defumado, notas de café e dulçor residual (chocolate). Sensação adstringente, corpo alto e álcool presente. Final longo e de chocolate amargo.
Cervejaria Cevada Pura
A cervejaria de Piracicaba apresenta a Lemondrop, uma cerveja SingleHop utilizando o lúpulo americano “Lemondrop”, o qual a Cevada Pura tem exclusividade de uso no Brasil até 2015.
- Pilsener Lemondrop – 4,8%: A primeira cerveja do Brasil elaborada com o lúpulo norte-americano Lemondrop, conhecido como “Super Cascade”. A Cevada Pura Lemondrop é uma Pilsen Single Hop, com amargor equilibrado e aroma cítrico de limão, reforçado pela técnica de Dry Hopping. É a cerveja ideal para quem gosta do equilíbrio perfeito entre o amargor do lúpulo e a refrescância de uma pilsen nos dias quentes de verão.
Novidades de distribuidoras e importadoras:
3tr Distribuidora
A distribuidora apresenta no evento vários rótulos e lançamentos exclusivos. Para comemorar a edição de 2014 do Mondial de La Biere, a banda Matanza apresenta a versão em chope da sua cerveja e a banda Ratos de Porão também apresenta o seu chope. A distribuidora leva ao Mondial a e a XLager da cervejaria Palta.
- Chopp Matanza IPA – India Pale Ale – 6,5%: Uma cerveja de Alta fermentação, de coloração alaranjada, notas de maltes especiais e grande presença de lúpulos cítricos americanos com teor alcoólico de 6,5%. Seu amargor é intenso e a cerveja pode ser harmonizada perfeitamente com carnes de caça e pratos condimentados.
- Cerveja Unearthly Baptized in Blood – Munich Helles – 4,8%: A banda UNEARTHLY lança sua cerveja para comemorar a sua turnê de maior sucesso, a Baptized in Blood, uma Munich Helles com 4,8% de graduação alcoólica. Lançamento exclusivo no Mondial de La Bière, a cerveja agradará a fãs e apreciadores do estilo da cerveja.
- Chopp Ratos de Porão Crucificados pelo Sistema – Red Ale – 6,%: Essa cerveja Red Ale, estilo tradicional irlandês, tem como principal característica sua cor avermelhada devido ao uso de boas quantidades de maltes especiais. Sabor levemente adocicado, com corpo médio-leve.
- Palta XLager – Vienna Lager – 5,4%: Uma surpreendente carga de lúpulo para completar o corpo rico em maltes. Uma Vienna Lager turbinada que busca sua inspiração na delicadeza da agressividade. Sua característica principal é a combinação perfeita entre a sutileza do malte com a porrada do lúpulo.
Beer Maniacs
A distribuidora levará para o Mondial vários Rótulos da Brooklyn Brewery e apresenta a novidade Brooklyn Blast.
- Brooklyn Blast! – Imperial IPA – 8,4%: O Brooklyn fica no meio do caminho entre o Vale do Yakima e o condado de Kent na Inglaterra, ambos lugares mundialmente conhecidos pela produção de lúpulos. Então a Brooklyn Brewery mesclou as qualidades cítricas das espécies americanas com as propriedades únicas dos lúpulos do solo inglês para dar alicerce a esse monstro lupulado, utilizando mais de 2 quilos por barril! As variedades são um misto do que há de melhor nos dois países: Ahtanum, Simcoe, Willamette, Centennial, Palisade, East Kent Golding, Northdown, Challenger, e Fuggle. Os maltes Maris Otter e Pilsner alemão trazem solidez, balanço e ótimos sabores para essa cerveja dourada que é inacreditavelmente lupulada.
Buena Beer
A importadora de cervejas belgas, traz com exclusividade algumas novidades da Delirium.
- Deliria – Belgian Strong Gold Ale – 8,5%: Cerveja feita dentro da cervejaria apenas por mulheres. Tem um aroma muito equilibrado, com notas frutadas. Na primeira impressão temos um sabor ‘Chardonnay’, que depois evolui para um picante e leve aroma de lúpulo. O sabor também é muito equilibrado e as notas “frutadas” de chardonnay e maçã aparecem novamente com um leve amargor. Cerveja especialmente fabricada uma vez por ano, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
- Averbode – Blonde – 7,5%: A Abadia licenciou a cervejaria Delirium a produzir sua cerveja, e esta não fez por menos, criou uma cerveja leve e equilibrada, de deixar qualquer apaixonado por cerveja querendo mais. Uma cerveja muito especial, fina e elegante, com ‘multigrãos’ – malte de cevada, aveia e espelta (da família do trigo) – com lupulagem à cru para deixá-la mais ‘frutada’ e fresca.
Fonte: Documennta Comunicação