fbpx
Foto: Divulgação


Cervejarias de todo o mundo têm até o dia 24 de julho para garantirem a participação no maior concurso técnico internacional de cervejarias da América Latina, o Brasil Beer Cup®️ (BBC). Esta será a quinta edição da premiação, que em 2023 teve mais de 2 mil amostras de 335 marcas diferentes. A programação acontece entre 23 e 28 de setembro, em Florianópolis (SC). As inscrições estão disponíveis no site www.brasilbeercup.com.br.

A diretora técnica do BBC, Phd.Amanda Reitenbach, conta que o grande diferencial do BBC é a seleção criteriosa do painel de jurados, que oferecem pareceres detalhados sobre as bebidas. “São mais de 80 especialistas brasileiros e estrangeiros, todos com formação técnica apurada e experiência neste tipo de avaliação no Brasil e no exterior. Além das premiações que reconhecem quem já faz um trabalho de excelência, entendemos que nosso papel também é oferecer caminhos para a melhoria de todos os produtos inscritos”, diz.

O BBC é o primeiro concurso de cervejas que adota a equidade de gênero no painel de jurados, com 50% das vagas preenchidas por mulheres.

Além dos estilos premiados com ouro, prata e bronze, o BBC também premia as Cervejas do Ano, Bebidas do Ano, Cervejarias do Ano, Cervejeiro e Cervejeira do Ano e as Top 50 Cervejas de 2024. A metodologia de cada uma das premiações está no edital.

As amostras serão recebidas em Florianópolis (SC) entre os dias 16 e 20 de setembro. O julgamento será entre 24 e 26 de setembro e a premiação acontece em 27 de setembro.

Novidades de 2024: novas bebidas e estilos brasileiros

Entre as novidades deste ano estão a inclusão da análise de três bebidas recentemente adicionadas ao Beer Judge Certification Program (BJCP): sidra, hidromel e kombucha. Elas estão sendo avaliadas seguindo a mesma metodologia das cervejas e ganharam uma categoria especial de Bebida do Ano, em que as melhores em cada variedade serão premiadas. Como verticais dentro do mesmo concurso, serão lançadas em breve as inscrições para o Brasil Spirits Cup, Brasil Wine Cup e o Brasil Coffee Cup.

Outra novidade é a inclusão de dois novos estilos, a Chica Contemporânea (estilo que leva malte de milho) e a Manipueira Selvagem (que usa o líquido extraído da prensagem da mandioca para produção de farinha). O objetivo dessa inclusão, de acordo com Amanda, é a valorização dos movimentos para formação de uma escola cervejeira brasileira. “Ao oferecer análises técnicas especializadas destes produtos às cervejarias, estamos contribuindo para sua evolução e também levando essas possibilidades sensoriais ao mundo através do painel de jurados”, comenta. “Foi assim que a Catharina Sour se tornou um estilo consolidado e reproduzido em diversos países e sabemos que isso pode acontecer com mais estes exemplos”, finaliza.

O Brasil Beer Cup (BBC) é uma realização do Science Hub e do Science of Beer, com patrocínio da BeerBro, Fermentis, Lallemand e Memo, com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo Federal, Secretaria de Turismo do Governo do Estado de Santa Catarina e da Agrária Malte. Mais informações estão em www.brasilbeercup.com.br ou nas redes sociais no @brasilbeercup.

Fonte: Melz

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.