QUE PAÍS É ESSE?? É PRODUTOR DE LÚPULO!
O cotidiano de um sommelier de cervejas praticamente se alterna entre brejas, bares, leituras e claro ressacas vez ou outra kkk. Mas surgem algumas oportunidades de nos faz relembrar o quão rico e encantador esse meio cervejeiro é.
Numa manhã de terça-feira de março/2018 eu e um grupo com sede (de cerveja e de conhecimento) saímos da capital de SP – após um café-da-manhã elegante e reforçado – em direção à Fazenda Viveiro Frutopia, à convite da Cervejaria Baden Baden para acompanhar a colheita 2018 do lúpulo 100% brasileiro que está sendo cultivado em São Bento do Sapucaí (SP), próximo de Campos do Jordão.
Antes de mais nada eu queria agradecer o Henrique (RockBreja) e Ayme (Ladiers Bier) por confiarem em mim como representante e ter fé que eu não ficaria bêbada antes do meio-dia e ia esquecer de tirar fotos! kkkk. Esse press trip foi uma experiência única, realmente histórica. Se fosse só para uma visita rápida com direito a um choppinho, trazendo um contato com a flor de lúpulo e seus aromas já seria interessante. Mas foi um dia de total mergulho no que a Baden Baden tem a oferecer somado à experiências gastronômicas maravilhosas regado à muita cerveja!
O carro-chefe do evento é o lúpulo Mantiqueira e foi apresentado pelo proprietário Rodrigo Veraldi e pela equipe da Baden Baden. Para mim, o mais interessante foi observar o quanto todos estão engajados em priorizar a qualidade do produto. Sim, cervejeiros de todo o país devem estar ansiosos em trabalhar com essa novidade e tudo o que a lupulina dessa flor pode oferecer. Primeiramente Rodrigo esclarece que estão muito preocupados em registrar a parte botânica do Mantiqueira e fazer mais experimentos, por exemplo, antes de aumento de produção.
A grande alegria é saber que a utilização desse lúpulo está indo muito bem, obrigada. Pelo segundo ano consecutivo eles produzirão uma Marzen utilizando apenas essa variedade na receita. Uma outra boa notícia é saber que estão se movimentando para a criação de uma associação de homebrewers e interessados no lúpulo Mantiqueira.
Quem olha para esse cultivo lindo e aromático nem imagina a surpreendente história que há por trás, nos mostrando como a natureza é fantástica. Rodrigo explica que existiram diversas tentativas de plantio de lúpulo sem muito sucesso. Porém numa área de descarte da fazenda surgiu uma planta pioneira que resistiu às intempéries e se tornou essa belezura nacional.
Essa variedade de lúpulo traz mais riqueza em óleos essenciais (que conferem aroma) do que alfa-ácidos (fornece o amargor). Segundo Veraldi, uma série de estudos e experimentos estão sendo feitos e é possível alcançar até 25 IBU (unidade de amargor), sem esquecer de sua ótima complexidade de aromas.
E quando você acha que é chegada a hora de dar tchau para a bela paisagem da fazenda e toda a equipe atenciosa, a Baden Baden nos leva para uma noite com um tour na fábrica em Campos do Jordão, com direito a um jantar harmonizado ao som dos caras do Blues Beatles. Não dá para mensurar o quanto a cervejaria está estruturada para auxiliar,com qualidade, o cenário cervejeiro do Brasil.
Um brinde à Fazenda Viveiro Frutopia, Baden Baden, Heineken e a todos os envolvidos! Imagino o quanto é desafiador enfrentar um mercado consolidado de importação do lúpulo. Desejo muita sorte e fico emocionada em ver que esse é um importante passo para o crescimento cervejeiro artesanal no país. Sucesso!
Mais um pouquinho desse dia incrível…
(Guest post feito por Aline Dias – @beeritbrasil – Historiadora e Sommelier de Cerveja)
- A Edição de 2017 da Colheita do Lúpulo Brasileiro junto ao lançamento da Märzen está aqui.