A data mais bacana do ano chegou!!! Halloween ou Dias das Bruxas como preferir, é celebrado claro sempre no dia 30 de Outubro, mas porque esta data?
As tradições do Halloween era dos povos que habitaram a Gália e as Ilhas da Grã-Betanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C.. As abóboras e os termo “doces ou travessuras” vindo dos Estados Unidos foram as responsáveis por popularizar a data. Porém a no começo o Halloween não tinha muito relação com as bruxas e sim somente um festival do calendário celta da Irlanda que era celebrado entre 30/10 a 02/11 e marcava o “samhain” (fim do verão).
Porém temos duas versões da origem do Halloween que acabam se casando que vem desde o nome como a sua história. Pela pagã, “o dia das bruxas” era sim sobre a cultura celta que tinha como objetivo dar culto aos mortos e a deusa YuuByeol (símbolo antigo da perfeição celta). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. As festas eram presididas pelos sacerdotes druidas, que atuavam como “médiuns” entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo
Pelo catolicismo começou no século IV aonde a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar “Todos Os Mártires”, séculos a frente, Papa Bonifácio IV transformou o templo romano dedicado a todos os deuses (Panteão) num templo cristão a “Todos os Santos”. A festa que era comemorada no 13 de maio, foi alterada para 1 de novembro pelo Papa Gregório III que era o dia da dedicação da Capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro em Roma, anos depois o Papa pediu para que a festa fosse universal. Com a festa em grande estado, foi criado a celebração vespertina ou vigília que prepara a festa do dia anterior (31 de Outubro). A vigília chamava em inglês “All Hallow’s Eve” (Vigília de Todos os Santos), passando depois para o nome de “All Hallowed Eve”, “All Hallow Eve”, que anos depois chegou ao termo atual de “Halloween”.
Claro que toda esta história toda, a festa foi sendo adicionada elementos foram do comum em sua tradição, como a abóbora por exemplo que acabou ganhando força e sendo o elemento principal da data.
A para celebrar a data especial, separamos 10 cervejas que utilizam este ingrediente em suas cervejas e apreciar com moderação e se aventurar e curtir o Halloween de outra forma! As cervejas abaixo estão todas disponíveis no Brasil e de acordo com os pontos de venda de cada Cervejaria. Nós colocamos as fan pages de cada um anexado aos nomes para conferir mais detalhes. 😉 Vamos a lista….
Jerimoon (Estilo: Spice – Herb – Vegetable / Teor Alcoólico: 5,5%/ Cervejaria: Bier Hoff / País: Brasil)
Post Road Pumpkin Ale (Estilo: Spice – Herb – Vegetable / Teor Alcoólico: 5% / Cervejaria: Brooklyn Brewery / País: Estados Unidos)
A Shipyard tem duas cervejas com adição de Abóbora…
Smashed Pumpkin (Estilo: Spice – Herb – Vegetable / Teor Alcoólico: 9% / Cervejaria: Shipyard / País: Estados Unidos)
PumpkinHead (Estilo: Spice – Herb – Vegetable / Teor Alcoólico: 4,7% / Cervejaria: Shipyard / País: Estados Unidos)
BrewDog Pumpkinhead (Estilo: Spice – Herb – Vegetable / Teor Alcoólico: 5,1% / Cervejaria: BrewDog / País: Escócia)
Sauber Pumpkin Ale (Estilo: Spice – Herb – Vegetable / Teor Alcoólico: 4,7% / Cervejaria: Sauber Beer / País: Brasil)
Poção de Bruxa (Estilo: Spice – Herb – Vegetable / Teor Alcoólico: 6,4% / Cervejaria: Mestre das Poções / País: Brasil)
Treats N’ Tricks (Estilo: Spice – Herb – Vegetable / Teor Alcoólico: 8,3% / Cervejaria: Küd / País: Brasil)
Ubirama Pumpkin Ale (Estilo: Spice – Herb – Vegetable / Teor Alcoólico: 6% / Cervejaria: Ubirama Bier /País: Brasil)
Rock Valley Pumpkin Ale (Estilo: Spice – Herb – Vegetable / Teor Alcoólico: 6% / Cervejaria: Rock Valley / País: Brasil)
Cervejas ou Travessuras?
Cheers!
#Halloween